Colônia de férias: o que é e quais são os cursos!

As férias escolares são o momento perfeito para se divertir, descansar, encontrar amigos, familiares… e aprender, por que não? 

Trata-se, aliás, de um excelente pretexto para fazer um curso de férias e ir além do que é ensinado nas salas de aula. Especialmente, no contexto moderno, esse “ir além” diz muito respeito à intensificação do letramento digital da criança ou do adolescente.

É para isso que as colônias de férias existem, e é por isso que expandimos nosso atendimento para além dos cursos extracurriculares.

Para entender melhor as vantagens de aliar o tempo livre das férias com o aprendizado que um curso nesse período pode trazer, continue a leitura. Você também vai saber como escolher o melhor deles para seu filho.

O que é uma colônia de férias?

A colônia de férias é uma programação voltada a crianças e jovens em férias escolares, oferecendo atividades para que os pequenos possam descontrair, brincar e aprender novas coisas de forma lúdica.

Além disso, as opções da Happy oferecem formações completas que desenvolvem competências e habilidades essenciais para o dia a dia e para o futuro, como raciocínio lógico, criatividade, pensamento crítico, comunicação, liderança e muito mais, de forma prática e divertida.

O que é feito na colônia de férias? Conheça os cursos!

O que é feito depende muito de qual curso de férias infantil você escolher. O importante é que todas as ementas foram pensadas no desenvolvimento infantil, garantindo conteúdos ideais e de níveis alcançáveis para idade.

Então, afinal, quais cursos meu filho pode fazer? Há opções bastante inovadoras e das quais, com certeza, ele vai gostar. Confira quais são elas.

Videomaker para Youtuber

Para aqueles em que o filho quer ser youtuber, esse é um ótimo curso para oferecer. Ele desenvolve a criatividade para produções audiovisuais, abordando recursos técnicos como captura de tela e efeitos visuais. 

Os alunos criam uma resenha de filme em formato de vídeo, explorando as possibilidades de canais no YouTube.

Comunicação para Jovens Influenciadores 

Os participantes destacam-se no mundo digital, adquirindo habilidades de comunicação e estratégias para redes sociais. Desafios divertidos impulsionam o desenvolvimento como comunicadores e o aprimoramento de habilidades.

ChatGPT e Inteligência Artificial (IA)

Este curso explora o universo das inteligências artificiais, permitindo que os alunos interajam com ferramentas baseadas em IA para compreender sua aplicação e funcionamento.

e-Sports com Roblox

Misturando esportes e videogame, este curso no mundo virtual do Roblox promove habilidades socioemocionais através de uma competição de quatro dias, incentivando colaboração, empatia e trabalho em equipe.

Multiplicando o dinheiro

Desenvolvido para iniciar crianças e adolescentes na educação financeira, este curso aborda conceitos essenciais para criar hábitos financeiros saudáveis, incluindo consumo consciente, poupança e noções de investimento.

Desenvolvedor de games 2D

Os alunos criam um jogo 2D completo com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, utilizando a plataforma Construct 3.0. O jogo explora viagens espaciais, incentivando a programação e a conscientização

Minecraft — construções criativas I e II

Os participantes, no primeiro módulo, desenvolvem brinquedos em um parque de diversões no Minecraft, explorando lógica de programação. No segundo módulo, trabalham em projetos mais avançados, como uma máquina de reciclagem e uma fazenda sustentável.

Pequenos programadores

Este curso introdutório de programação visual estimula crianças a criarem animações e jogos interativos, promovendo habilidades do século XXI e preparando para estudos futuros em programação e tecnologia.

Roblox — Construindo o seu metaverso

Utilizando o Roblox Studio, os alunos exploram o mundo do Game Design, desenvolvendo um metaverso. O curso introduz gradualmente conceitos de modelagem 3D, Game Design e lógica de programação. 

Robótica com Arduino

Estimulando a lógica criativa, este curso proporciona diversão e aprendizado em robótica, controle e automação. Os alunos simulam um sistema de trânsito e criam protótipos físicos com a placa Arduino UNO, explorando gradualmente ambientes virtuais e componentes eletrônicos.

Quais as vantagens do curso de férias para seu filho?

Estar de férias da escola não significa que seu filho não deva aprender nada de novo. Pelo contrário, é nesse momento que ele poderá absorver novos conhecimentos sem pressão. 

Isso favorece o aprendizado. Além deste, há vários outros benefícios de um curso de férias infantil. Conheça alguns deles.

Desenvolver novas habilidades

Os conteúdos ensinados regularmente nas escolas infelizmente não propiciam a descoberta e a prática de novas habilidades. Fazendo um curso, isso é possível. Seu filho pode aprender, por exemplo, a programar, criar jogos digitais, desenvolver aplicativos, entre outras.

Essas aptidões, aliás, serão de grande valia no futuro, já que têm sido muito requisitadas pelas empresas. Portanto, estamos falando de desenvolver capacidades que não se restringem ao período do curso, tendo utilidade a longo prazo.

Fazer novas amizades

Além de todo conhecimento adquirido e habilidades desenvolvidas, a colônia de férias também representa a possibilidade de seu filho ter interação social com outras crianças. Isso pode, inclusive, fazê-lo se interessar ainda mais pela experiência.

Dessa forma, ele poderá expandir seu círculo de amigos, com o plus de compartilhar e discutir o que aprendeu no curso com os novos amigos. Portanto, as vantagens abrangem tanto o aspecto intelectual como o social.

Sendo assim, as férias escolares não precisam ser um ócio completo. Elas podem e devem ser transformadas em oportunidade de obter novos conhecimentos que não são ensinados no ambiente escolar com a colônia de férias.

Além disso, opções não faltam! São vários tipos de atividades, para diferentes faixas etárias, que exploram o que o contexto moderno tem exigido: compreensão apurada de recursos tecnológicos e digitais. Por tudo isso, matricular seu filho em um curso de férias significa preocupar-se com o futuro dele: quero conhecer mais sobre a Happy!

Conheça nossos cursos: