Afinal, o que é a Happy? Entenda agora de uma vez por todas

Uma escola? Um hub? Agora você vai conhecer o modelo educacional da Happy e seu método de ensino

 

A Happy é o maior hub educacional do Brasil. Nasceu em 2015 como Happy Code e inicialmente ofertava cursos voltados para a área de tecnologia, como programação, robótica, desenvolvimento de jogos e outros. Foi assim até 2021. Então a empresa se expandiu e agregou novas formações em educação financeira e oratória. Para celebrar essa transformação o hub mudou o nome para “Happy” e o termo “Code” passou a se referir a apenas uma das áreas de conhecimento ofertadas. Por isso, surgem algumas dúvidas sobre a proposta da empresa, até porque é um modelo de ensino inédito no país. Mas agora, você vai entender tudo.

Atualmente, a Happy oferta cursos para crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos de idade, em três áreas de conhecimento. O Code é a área voltada para tecnologia, ensinando programação, robótica, desenvolvimento de games, youtuber e outras competências. A Money é voltada para educação financeira, orientando o comportamento de consumo, criação de orçamentos, avaliação e decisão de compras etc. Por sua vez, a Speech é dedicada à oratória, desenvolvendo técnicas de assertividade, fluência, emoção e outras habilidades de comunicação.

Escolas tradicionais ofertam para os estudantes grades fechadas. O ensino básico, fundamental e médio, por exemplo, é uma formação única, composta por várias disciplinas. O que você pensa sobre a qualidade dessa proposta educacional?

 A Happy, diferentemente, oferta várias formações, divididas por áreas de conhecimento, que por sua vez contém cursos variados, com alto nível de qualidade. É isso que define um hub. Além disso, diferente de outras instituições, utiliza uma metodologia de ensino onde o estudante é o principal dentro da sala de aula. Mas antes de falar método, entenda o que um hub educacional.

O que é um Hub educacional?

Para a InterPlayers, um “hub de negócios é um modelo inovador e disruptivo, que propicia a prestação de múltiplos serviços para milhões de consumidores por meio de diversas empresas, com elevado nível de qualidade, segurança, performance, disponibilidade e com redução significativa do esforço de todos os provedores e consumidores dos serviços que fazem parte do hub.”

Um hub educacional, por sua vez, é a junção de várias áreas de conhecimento, que contém diversos cursos. Desse modo, não é necessário estar matriculado em mais de uma instituição para obter diferentes formações. Até porque, a qualidade do ensino tende a variar de uma escola para outra. Assim, além da facilidade, esse modelo de ensino proporciona maior qualidade na aprendizagem.

Como foi dito, a Happy é um hub educacional e atualmente oferta três áreas de conhecimento, Code, Money e Speech, voltados, respectivamente, para tecnologia, educação financeira e oratória. E além de ofertara diversos conhecimentos em um só lugar, a qualidade de ensino é alta. Isso se dá não apenas pelo propósito da empresa, mas também pelo fato de cada curso ter apenas um professor orientador, altamente capacitado, que acompanha os alunos do começo ao fim.

O método de ensino da Happy

A Happy utiliza método de ensino original, o Lean Education Technology (LET), que desenvolve nos estudantes as soft skills, ou, habilidades socioemocionais, como criatividade, proatividade, senso crítico, liderança, trabalho em equipe entre outras, cada vez mais exigidas no mercado de trabalho. Após muitas pesquisas e intercâmbios, o LET foi desenvolvido pela equipe educacional da Happy a partir da junção de duas metodologias ativas, o Lean Startup e o Design Thinking.

 O Lean Startup é um método de gestão bem conhecido no universo corporativo, especialmente em startups. Ele privilegia a criação, a interação entre pessoas e o teste rápido de ideias. A segunda é o Design Thinking, que abrange o planejamento estratégico e prioriza a busca de soluções concretas para problemas reais. Assim, busca resoluções coletivas e aproveita a empatia entre todos os interessados para chegar a conclusão e testar novas ideias. Utilizando essas técnicas, o LET promove a cooperação e resolução de problemas em três etapas.

Na descoberta o estudante aprende conceitos técnicos por meio de uma orientação. Se ele está aprendendo a criar games, por exemplo, receberá instruções sobre como se faz um jogo. Depois, um passo a passo prático será iniciado, para que ele tenha o instrumental necessário e avance para a fase seguinte.

Na missão, ele é apresentando a um problema. Geralmente, são trabalhados temas atuais e relevantes, sendo que os estudantes precisam pensar em soluções para o problema que foi exibido. O desenvolvimento da resolução deve se alinhar aos conceitos vistos na primeira fase. É nesse momento que eles pensam no projeto e consideram as ideias coletivamente. O Design Thinking é utilizado para pensar sobre as soluções escolhidas, fazendo com que o trabalho coletivo e a criatividade sejam plenamente estimulados.

Por fim, na construção/prototipagem, eles devem elaborar um pequeno protótipo em forma de desenho do que pretendem fazer. Inicialmente, a ideia é desenvolver algo que não esteja próximo do resultado final. Depois, com as considerações dos orientadores, chegam à solução final que simula as consequências desejadas para o projeto. Por fim, é feita uma apresentação do que foi desenvolvido.

Além de desenvolver muitas habilidades, o LET é divertido. Os desafios envolvem jogos e atividades lúdicas, que tornam as aulas prazerosas.

Vem ser Happy!

Agora que você já entendeu nossa proposta, não demore mais. Vem ser Happy!

Se você tem filho(a) de 5 a 17 anos de idade, procure o hub mais próximo de sua casa e agende uma aula experimental gratuita. Clique aqui!

Além de investir no futuro de seu filho(a), você também pode fazer parte do propósito da Happy e ajudar a transformar a realidade educacional de sua região. Seja um franqueado, clique aqui e saiba mais!

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades! Instagram, Facebook e Linkedin.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *