As vantagens de abrir uma franquia

O mercado de franquias está passando por uma recuperação pós pandemia. Além disso, há diversas vantagens de investir nesse setor.

Se você planeja se aventurar pelo mercado empreendedor, com certeza já pensou em qual modelo de negócios deve investir. Em outro artigo já falamos porque investir em educação é um bom negócio. Agora, vamos apresentar as diversas vantagens de abrir uma franquia.

Para iniciar nossa discussão, confira este dado: o mercado de franquias está vivendo a recuperação pós pandemia! Uma pesquisa recente da Associação Brasileira de Franquias (ABF) apontou uma recuperação de 48,4% no faturamento do setor, no 2º trimestre, em relação ao mesmo período de 2020. Esta recuperação se manteve no trimestre seguinte.

Os números nos mostram um campo fértil para esse tipo de investimento. Porém, há diversas outras vantagens que fazem do mercado de franquias o setor ideal para você construir seu sonho de empreender. Falaremos destas vantagens adiante, primeiro vamos entender os desafios do empreendedorismo.

Brasil, um país de empreendedores

A população brasileira marca forte presença no mercado Empreendedor. Segundo o portal UOL, os dados da Global Entrepreneurship Monitor (GEM) , maior pesquisa de empreendedorismo do mundo, mostram que havia cerca de 43,9 milhões de empreendedores no Brasil em 2020.

Este número é muito expressivo, porém já foi maior. Em 2019, eram 53,4 milhões brasileiros. Naturalmente, a pandemia do novo Coronavírus teve um impacto significativo na queda desse número. Mas será que foi apenas este o motivo da redução do número de empreendedores no Brasil?

Empreender é um grande desafio que envolve riscos. É empolgante investir em um negócio a partir do zero, mas precisa ser muito bem planejado para sobreviver no mercado. Vamos verificar alguns passos para a criação de um negócio e entender mais sobre os desafios de empreender do zero.

A aventura de empreender

Todo negócio inicia em pesquisas e avaliações, essa é a fase mais importante. O empreendedor precisa entender sobre o momento atual do mercado e mensurar a demanda do produto ou serviço que pretende ofertar. É necessário saber quantos e quais são os concorrentes e encontrar os fornecedores, bem como os preços e prazos de entrega dos insumos.

Então, chega o momento de pensar na marca. Nesta fase, o investidor precisa definir um nome original. A marca precisará de uma logomarca, que será a cara do empreendimento. Para garantir destaque no mercado. Para isso a logo precisa ser bonita e facilmente identificável.

O próximo passo é providenciar as instalações. O empreendedor precisa encontrar um bom local para sediar seu negócio e definir a melhor organização interna da unidade. Feito isso, inicia-se a compra de materiais e obra. Quando tudo estiver pronto, é hora de buscar profissionais no mercado de trabalho, contratar e organizar a equipe. Depois, vêm as capacitações e treinamentos. Só então, acontece a inauguração.

Este é um resumo do desafio de empreender do zero. Uma decisão errada em alguma destas etapas pode significar um prejuízo alto ou até mesmo a perda total de seu investimento. Mas você não precisar investir do zero em um negócio, invista em algo que dê garantias.

O caminho seguro das franquias

As franquias são, de modo geral, empreendimentos que deram muito certo e puderam ser facilmente replicadas. E Normalmente, franquias ofertam produtos e serviços com ampla demanda no mercado, ou inéditos, possibilitando mais faturamento. A Happy, por exemplo, é uma franquia que que possui ambas as vantagens: ajuda suprir a grande demanda por educação de qualidade do Brasil e faz isso por meio de uma solução inédita.

O mercado de franquias está passando pela recuperação pós pandemia. Porém, há vários outros benefícios que tornam este modelo de negócios seguro e rentável. Então, elencamos aqui 5 vantagens para você abrir uma franquia, baseado no Portal do Franchising.

A primeira vantagem é a credibilidade de marca. Negócios novos enfrentam o desafio da aceitação, pois a credibilidade se constrói com o tempo. Franquias são marcas consolidadas no mercado. Logo, seu negócio terá credibilidade desde o início.

A segunda vantagem é o auxílio na gestão. Todo e qualquer negócio necessita de processos administrados e rotinas de trabalho objetivas e funcionais. Franquias utilizam processos e rotinas consolidadas, transmitidas aos franqueados através de treinamentos. Além disso, há todo o acompanhamento e suporte da franqueadora na implementação e manutenção dos procedimentos.

A terceira vantagem é o relacionamento com fornecedores. Franquias possuem fornecedores de qualidade comprovada, com preços mais competitivos devido às compras em larga escala. Além disso, a credibilidade da marca também pode ser vantagem na hora de negociar com os fornecedores.

A quarta vantagem é a criatividade assertiva. O lançamento de novos produtos e serviços no mercado sempre é acompanhado do desafio da aceitação do público. Porém, franquias elaboram diversas pesquisas antes de lançar novidades, assim, seus produtos possuem maior chance de aceitação desde o início. E claro, a credibilidade da marca impacta diretamente no sucesso de novos produtos.

A quinta vantagem é a padronização. Além dos processos e rotinas que falamos acima, as franquias trabalham com padrões testados e comprovados para as instalações e layouts das unidades. O franqueado adota estes padrões, sem demandar esforços entre tentativas e erros para descobrir o que funciona melhor.

Os fatores elencados acima comprovam que há muitas vantagens em abrir uma franquia, pois é mais seguro e rentável que outros empreendimentos. Portanto, invista na Happy! A Happy é o maior hub educacional do Brasil. Por meio de nosso método original, Lean Education Technology (LET), desenvolvemos em nossos alunos as competências e habilidades do século 21. Com a Happy, você poderá transformar a realidade educacional de sua região. Assim, terá segurança e propósito para seu investimento.

Conheça nossos cursos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *