O final de ano está chegando e com ele vem as preocupações sobre qual o melhor tipo de atividade para férias do seu filho. Afinal, esse período deve, sim, ser de mais descanso, mas não pode deixar de ser um momento de aprendizado e desenvolvimento de habilidades fundamentais para o futuro, sejam elas cognitivas ou interpessoais, como a comunicação com outras crianças.

Neste post, veremos como algumas atividades podem atingir esse resultado. É preciso, sobretudo, planejar para que esse período não fique cansativo demais para os pais, que continuam com seus trabalhos.

Para conhecer algumas dicas de atividades de férias para o seu filho, continue a leitura!

Como aproveitar melhor esse período?

Como mencionamos, as férias podem ser extremamente desgastantes para os pais. Afinal, eles continuam trabalhando e lidando com as obrigações da vida profissional, enquanto seus filhos têm ainda mais tempo livre do que antes. Se esse tempo for ocioso, a rotina acaba ficando ainda mais cansativa para os progenitores.

Por isso, é preciso planejar bem o tempo, para que a criança possa aproveitar esse momento com seus pais, mas também fazer algo produtivo. Algumas pessoas podem achar que as férias são somente para atividades que pouco agregam ao intelecto e às habilidades sociais das crianças, mas essa é uma visão questionável.

Por terem mais tempo livre de obrigações do que no resto do ano, os pequenos estão ainda mais propícios a aprender coisas novas e a reter conhecimento útil. Isso pode ser feito com atividades lúdicas e estratégias empolgantes. Dessa forma, eles não se desgastam e ainda lucram com o desenvolvimento de competências importantes.

Ou seja, esse período do ano pode ser usado para desenvolver habilidades extracurriculares, aquelas que vão além das desenvolvidas no ensino tradicional. Essas competências são justamente as que são demandadas pelo mundo moderno e que serão muito importantes no futuro. Entre elas, destacam-se o raciocínio lógico, a comunicação, a colaboração, o trabalho em equipe e a criatividade.

Assim, os pais ficam mais tranquilos quanto ao futuro das crianças. Elas aprendem mais e da melhor forma, com métodos e práticas modernas e inovadoras que fazem o processo ser ainda mais eficaz.

Por que os cursos podem ser boas opções de atividade para férias?

Os cursos de férias se encaixam nas definições citadas anteriormente. São atividades que geralmente não demandam tanto das crianças e que permitem o desenvolvimento de habilidades cruciais para o mercado de trabalho e para a vida.

A seguir, listaremos algumas dicas de atividades interessantes para esse período.

1. Programação

programação é uma área que traz vários benefícios para os pequenos, como aperfeiçoamento do raciocínio lógico, senso de causa e consequência e capacidade de solução de problemas. Além disso, é uma atividade divertida, que envolve o prazer e a satisfação de criar coisas novas.

Ela estimula também a criatividade, pois instiga a busca por novas formas de resolução de problemas comuns. É uma atividade que empolga e que incentiva o aprendizado de uma maneira saudável. Tudo o que seu filho precisa.

2. Jogos

Com certeza, os jogos já estão na rotina do seu filho durante todo o ano, certo? Por isso, é interessante matriculá-lo em cursos que ensinam alguns deles e a lógica por trás dos games.

Esses cursos geralmente buscam transmitir conceitos e conteúdos importantes a partir dos jogos trabalhados, ajudando as crianças a se tornarem melhores jogadores e, ao mesmo tempo, a desenvolverem habilidades relevantes.

Assim, o pequeno pode aprimorar a capacidade de raciocínio cognitivo e aprender a ler o mundo por meio da linguagem da modernidade, que inclui binários, realidades simuladas e histórias interativas.

3. Desenvolvimento de jogos

Já esse tipo de curso ajudará o seu filho a compreender um jogo por dentro, ou seja, ensina a ele como construir e programar um game do zero. Além de desenvolver diversas competências no processo, tudo será bastante divertido e estimulante para a criança, pois ela construirá algo que realmente gosta.

Os games, junto com as tecnologias sociais, têm sido protagonistas de diversas mudanças na forma como enxergamos as relações hoje em dia. Por isso, estar por dentro do processo de criação de um jogo e extrair o que ele pode ensinar (a dica anterior) é fundamental para que as crianças consigam se adequar ao mundo atual.

4. Robótica

Construir novas coisas é muito empolgante! Por isso, outra boa opção de curso de férias é o de robótica. Com ele, seu pequeno poderá aprender noções de eletrônica e de programação para dar vida a ideias e a projetos inovadores.

A sensação de poder criar algo novo, literalmente com as próprias mãos, é estimulante. A autoestima do seu filho será impulsionada, e ele estará ainda mais preparado para o futuro. O curso também é uma forma de incentivar a criatividade e de colocar para fora esse talento, com a possibilidade de tornar real os projetos imaginados.

A capacidade de solução de problemas também será desenvolvida, e o seu filho terá mais um arsenal de possibilidades para contornar situações problemáticas. Ou seja, ele só tem a ganhar.

Como essas atividades ajudam a desenvolver habilidades sociais?

Além de tudo o que foi sugerido, os cursos citados ajudam também no desenvolvimento de habilidades interpessoais. Afinal, sabemos que não basta desenvolver raciocínio lógico e criatividade, é preciso também aprender a interagir e a se comunicar com as pessoas, tanto para a dimensão profissional quanto para as outras áreas da vida da criança.

Essas atividades estimulam a cooperação entre colegas na construção de novos protótipos, bem como a colaboração no momento de resolver problemas e na hora de sanar dúvidas. Seu pequeno estará envolvido com outras crianças que compartilham os mesmos interesses dele e poderá sair de lá com novas e boas amizades.

Ele aprenderá que depende das conexões sociais para se desenvolver e entenderá a importância de estar em grupo. Isso o ajudará em casa também, na valorização das pessoas ao seu redor.

Como são os cursos de férias da Happy Code?

A Happy Code oferece diversas opções de cursos que atenderão as suas principais exigências e ajudarão o seu filho a se manter ativo e engajado. Eles são divididos em dois formatos: STEM Camp, com 6 horas de duração por módulo e STEM Academy, com 20 horas de duração por módulo.

Temos os seguintes cursos:

Ou seja, na Happy Code, seu filho aprenderá de forma divertida e leve como programar e criar coisas. Assim, ele poderá desenvolver a criatividade, se adequar ao mundo moderno e interagir com outras pessoas.

Neste post, explicamos como atividades relacionadas à tecnologia são valiosas para o aprendizado das crianças enquanto elas estão de férias. Esses cursos são focados no aspecto lúdico e estimulante, para que não sejam processos desgastantes para o seu filho.

Se você gostou desses tipos de atividade para férias, não perca tempo e confira com mais detalhes os cursos da Happy Code.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *