4 sugestões de atividades para as férias de seu filho

Crianças de férias: como deixar essa época mais divertida?

O final de ano está chegando e com ele vem as preocupações sobre qual o melhor tipo de atividade para as crianças de férias

Afinal, esse período deve, sim, ser de mais descanso, mas não pode deixar de ser um momento de aprendizado e desenvolvimento de habilidades fundamentais para o futuro, sejam elas cognitivas ou interpessoais, como a comunicação com outras crianças.

Neste post, veremos como algumas atividades podem atingir esse resultado. É preciso, sobretudo, planejar para que esse período não fique cansativo demais para os pais, que continuam com seus trabalhos.

Para conhecer algumas dicas de atividades de férias para o seu filho, continue a leitura!

Onde deixar as crianças nas férias?

Uma das grandes preocupações e dificuldades quando se tem crianças de férias, é onde deixá-los. Especialmente porque nos últimos anos, cada vez mais, ambos os pais trabalham e não conseguem ficar em casa o tempo inteiro.

Vale lembrar, inclusive, que as crianças não podem ficar sozinhas até os 12 anos de idade (e de preferência até os 14), por isso, é recomendado que contrate uma babá, deixe na casa dos avós ou tente conciliar seus horários com atividades extracurriculares do seu filho (natação, cursos, aulinhas).

O que fazer com as crianças de férias?

Vamos começar então, independente de onde e como você decida deixar os seus pequenos, existem algumas atividades para fazer com os filhos, que você pode passar e instruir os cuidadores a realizar e que você mesmo pode pôr em prática em suas horas vagas.

A maioria das opções são feitas para deixar as crianças fora das telas, para interagir e se desenvolver da melhor forma. Mas não entenda errado, existem vários benefícios da tecnologia na infância, ela não precisa e nem deve ser cortada do desenvolvimento infantil.

Com isso dito, vamos começar!

Caça ao tesouro

A brincadeira de caça ao tesouro é ótima para entreter a criança e desenvolver a sua habilidade de resolução de problemas. 

São especialmente interessantes em épocas comemorativas (como páscoa, natal, aniversários, etc), para que a criança encontre seu presente na casa, mas também caiam bem nos períodos de férias.

Basta escolher um objeto/tesouro para a criança procurar e preparar algumas dicas e charadas que ela vai precisar para encontrá-lo. Lembre-se sempre de nivelar a dificuldade com a idade da criança, ela precisa conseguir brincar e se divertir.

Desafios de leitura

Uma boa ideia para fazer com crianças de férias é incentivar o gosto pela leitura. Para fazer isso, você pode criar desafios, como ler tal livro em até tantos dias, e depois troque uma ideia com a criança sobre a história lida.

Você pode deixar que ela escolha o tipo de história ou até mesmo o livro em si. A ideia é que seja uma prática divertida para os pequenos e desenvolva melhor a concentração, memória, raciocínio, compreensão e criatividade infantil.

Rotina (mais leve) de estudo

Nenhuma criança quer estudar nas férias o mesmo tanto que estudava quando tinha aulas, afinal, é um período de descanso. Mas isso não significa que precisa cortar toda a rotina de estudos dos seus filhos. 

Estipule uma ou duas horinhas do dia para revisão de matérias e exercícios sobre tudo aprendido até então, separe as matérias por dia e tente encontrar formas lúdicas de estimular esse período de estudos.

Com isso, é possível ajudar seu filho a melhorar o desempenho em matérias mais difíceis, mantém o ritmo de estudos e evita uma quebra brusca de rotina.

Cursos de férias

Para quem procura o que fazer com as crianças nas férias, essa é uma ótima dica. E uma forma também de incentivar o aprendizado e o desenvolvimento dos pequenos no período de descanso, é oferecer uma colônia de férias que seja do interesse da criança. 

Por exemplo, temos cursos de Videomaker para Youtuber, Comunicação para Jovens Influenciadores, ChatGPT e Inteligência Artificial (IA), e-Sports com Roblox, Multiplicando o dinheiro, Desenvolvedor de Games 2D, Construções criativas I e II no  Minecraft, Pequenos programadores, Construindo o seu metaverso no Roblox e Robótica com Arduino.

Tem algum desses que seu filho adoraria participar e aprender? Aproveite esse momento de maior tempo livre e deixe que eles se desenvolvam em novas áreas, criando mais conhecimento, moldando um cérebro pronto para aprender e, é claro, divertindo os pequenos.

Sessão de filmes

Essa é uma opção que faz uso de telas, mas pode ser muito interessante para as crianças e adolescentes. Para os mais novos, você pode trabalhar com filmes infantis que tragam bons aprendizados para eles ou que sejam clássicos. 

Depois, você pode criar atividades sobre os filmes, como perguntas, resumos ou outros enfoques que desenvolvam a mente dos pequenos.

Já para os pré-adolescentes e adolescentes, é interessante trazer clássicos (próprios para a idade deles), como ‘Sexto Sentido’, ‘E.T’, ‘De Volta Para o Futuro’ e outros filmes que são importantes de se conhecer. Além deles, apresentar novos gêneros, fazer realmente uma sessão de cinéfilos.

Nas férias de fim de ano, inclusive, você pode criar tradições, como assistir filmes de Natal durante todo o mês de dezembro — ou outras ideias que surgirem.

Boliche de quintal

Para entreter as crianças de férias (que tenham pelo menos a partir de 2 anos) é possível criar uma disputa de boliche entre família, basta usar algumas garrafas pet como os pinos (coloque um pouco de areia ou terra para que elas fiquem mais estáveis), e use uma bola para criar a disputa.

Outra versão é a brincadeira do Coco no Buraco, quase um boliche. A bola é o coco e a cada rodada você precisa estar mais longe do buraco feito no chão. Essa é uma brincadeira que funciona melhor para quem tem jardim.

Caixa de Segredos

Essa é uma ótima atividade para fazer com os filhos, em família, para desenvolver a criatividade, capacidades sensoriais, a curiosidade e as habilidades de comunicação. 

É bem simples: em uma sacola, coloque alguns objetos que a sua criança sabe o nome e que não sejam cortantes. Depois, pegue uma caixa de papelão e faça, do mesmo lado, dois buracos — precisa passar o punho de vocês por ele. 

Chegou a hora da brincadeira, dois participantes ficam de costas para a caixa e colocam as mãos lá dentro, para identificar apenas pelo toque, o que é o objeto presente. Na dúvida, coloque um pano por cima da mão deles para não dar para espiar.

Pote da brincadeira

Agora uma ideia para evitar que sua criança fique entediada. Sente com ela um dia e anote todas as brincadeiras e atividades que ela gosta, como desenhar, pintar, ler um livro, brincar com massinha, brincar com um brinquedo específico ou jogo, entre outros. 

Depois faça papeizinhos com cada uma delas, dobre bem e coloque em um potinho. Agora, toda vez que sua criança ficar entediada, ela pode ir lá e ter uma nova atividade!

Esportes e jogos ao ar livre

É sempre bom, sim, que os pequenos tenham brincadeiras em casa, mas também é indispensável levá-los para brincar na rua, nos parques ou praças da cidade. 

Uma ideia, então, do que fazer com as crianças nas férias é levá-los para ter mais contato com a natureza, com o sol e tirar eles de perto das telas. Com isso você também pode desenvolver a habilidade social na infância, deixando que eles interajam com outras crianças. 

Mas lembre-se de participar também, ande de bicicleta com elas, jogue bola, arrisque no skate e outras brincadeiras divertidas ao ar livre. Jogos em família sempre caem bem, imagina criar memórias jogando Tacobol (Bets) os pais e os filhos juntinhos?

Arte e artesanato

Que tal aproveitar as crianças de férias e desenvolver suas habilidades artísticas? Você pode deixá-los livres para escolher o que desenhar ou pode criar desafios diários de temas para estimular a criatividade deles. 

Se não souber o que sugerir, tire algumas ideias dos desafios do Inktober, que é diferente todos os anos — é basicamente um tema para cada dia de outubro para artistas fazerem, não precisa seguir a risca, mas pode usar como inspiração.

No final, você pode pendurar todos com barbante e chamar a família para ver a exposição de arte!

Culinário em família

Que tal desenvolver o gosto pela culinária nas crianças? Para fazer isso, é bastante simples, basta chamá-los para participar de algumas tarefas mais divertidas, como separar ingredientes, medir quantidades, misturar tudo e, é claro, ver e comer o resultado.

É melhor optar pela confecção de doces, que são mais fáceis de adicionar aos pequenos e usam menos facas, mas se encontrar formas da criança participar no almoço e na janta, é sempre válido também e ajuda muito no desenvolvimento do relacionamento entre pais e filhos.

Passeios ao ar livre e/ou culturais

Levar as crianças para passear é importante, por isso trouxemos um tópico sobre ar livre lá em cima, mas às vezes, ao invés de focar na brincadeira, pode ser interessante fazer passeios um pouco mais direcionados, como visitar zoológicos, sítios e outros lugares para que eles tenham maior contato com a natureza.

Além deles, passeios culturais também são muito importantes, como exposições de artes, museus, ir ao teatro, cinema, apresentações de músicas e danças. Assim você pode expandir a mente das crianças e aumentar as possibilidades de interesses e cultura.

Essas foram as dicas do dia, agora vai ficar muito mais fácil de estimular e entreter as crianças de férias

Lembre-se de conhecer mais sobre nosso trabalho como escola de habilidades: somos focados em desenvolver o conhecimento dos pequenos, deixando-os como protagonistas das aulas e ensinando por meio de métodos divertidos e criativos. Até a próxima!

 

Conheça nossos cursos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *