como ajudar meu filho a se concentrar

Como ajudar meu filho a se concentrar mais nas atividades?

Você já deve ter passado por esta situação: seu filho deveria estar estudando, mas ao chegar perto dele, percebe que a distração tomou conta e até mesmo uma mosca é capaz de atrair sua atenção. Para quem tem crianças em casa, esse problema é comum e levanta uma questão para os pais: como ajudar meu filho a se concentrar?

Trata-se de um assunto importante, pois é preciso desenvolver competências e habilidades nos pequenos desde cedo, e entre elas está a capacidade de ter foco e atenção. Porém, você não precisa se desesperar, já que isso é normal e pode decorrer de fatores como ansiedade, mudanças repentinas, objetos atrativos por perto e assim por diante.

E você, quer saber como ajudar seu filho a se concentrar nas atividades diárias? Então, continue a leitura e confira as nossas dicas!

Mantenha-se calmo, mas firme

Em primeiro lugar, ao assumir a tarefa de ajudar o seu filho a ter mais concentração em suas atividades, é fundamental manter-se calmo, uma vez que a distração é comum na infância. Além disso, caso ela seja reflexo de ansiedade, estressar-se com a criança poderá piorar a situação em vez de resolvê-la.

No entanto, é preciso ser firme. Seu filho precisa entender que o que você está tentando ensinar é um assunto sério, pois se trata de compreender o que ocorre dentro de si mesmo e de buscar sentido no que faz.

Concentração, aliás, é exatamente isso, e será uma habilidade importante em vários aspectos na vida, o que envolve os estudos, o trabalho ou uma simples conversa com amigos.

Faça listas

Algumas vezes, a falta de concentração decorre da desorganização. Afinal, diante de tantos afazeres, a criança pode se sentir perdida, e não se pode esquecer que ela ainda não tem o discernimento necessário para listá-los e definir prioridades. Portanto, que tal ajudá-la?

Incentive-a a criar o hábito de fazer uma lista com as atividades que ela deve realizar. Para isso, você deverá mostrar algumas vezes como se faz isso, e depois deixar que ela mesma elabore-a sozinha, seguindo o tempo necessário para cada compromisso. Além de se organizar e cumprir metas, os pequenos se sentem vitoriosos ao riscar cada item listado, o que serve de estímulo para eles.

Estimule a memória

A memória de curto prazo tem forte relação com a capacidade de a criança se concentrar em suas atividades. Isso se deve ao fato de que, se ela tem dificuldade em reter informações, também terá pouco interesse nelas e isso a impede de se concentrar no que é preciso.

Sendo assim, estimule a memória dos pequenos, para que passem a absorver melhor e por mais tempo o que chega até eles. Você pode explorar esse aspecto matriculando o seu filho em um curso de tecnologia. Há opções como programação, maker e robótica, que, por meio do pensamento computacional e da montagem de estruturas e projetos, estimulam habilidades importantes para o desenvolvimento das crianças, incluindo a concentração.

Convide para a prática de atividades físicas

A prática de atividades física consiste em uma boa estratégia para estimular a concentração na infância. A verdade é que crianças sedentárias acumulam muita energia, e isso as impede de ficarem quietas e concentradas por muito tempo em uma só coisa.

Além disso, trata-se de uma maneira lúdica de estimular o foco para alcançar determinado objetivo. Por exemplo, para jogar basquete, é preciso se concentrar em um alvo e arremessar a bola até a cesta, certo? Pois é exatamente disso que estamos falando.

Dessa forma, você deve ter entendido que a falta de foco da criança em suas atividades é bastante comum e tem solução, basta praticar. E, para ajudar nisso, algumas estratégias, como as listadas acima, podem funcionar.

Porém, cabe ao pequeno cumprir as tarefas por si mesmo, ou seja, nada de realizá-las por ele. Afinal, a questão é como ajudar seu filho a se concentrar, não é mesmo? Portanto, estamos falando de um auxílio. Ainda, é ele quem deve ser o protagonista de sua própria vida, sendo essa, inclusive, uma lição sobre autonomia que será bastante útil no futuro.

Aprender a se concentrar é também uma forma de trabalhar a capacidade cognitiva da criança. Entenda por que ela precisa ser desenvolvida!

 

Conheça nossos cursos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *