Como ajudar os filhos com dificuldade de aprendizagem?

O que você faria se seu filho estivesse enfrentando dificuldade de aprendizagem? Esse é um desafio comum para muitos pais em suas relações com os pequenos, embora alguns deles não saibam como reagir e ajudar as crianças nessa situação. É importante estar atento a cada sinal deles e buscar a raiz do problema para tentar ações corretivas.

Neste artigo, vamos detalhar mais um pouco as características desse tipo de crise que muitos alunos enfrentam. Além disso, daremos dicas de como encontrar soluções para esses casos. Se quiser ajudar o seu filho na vida escolar e prepará-lo desde já para um futuro brilhante, acompanhe atentamente.

Atente-se aos sinais

A dificuldade de aprendizagem não é um problema que surge e pode ser notado com facilidade, pois geralmente está associado a outras questões. Inicialmente, o desempenho do aluno começa a cair e, se os pais estiverem devidamente preocupados, já podem começar a prestar mais atenção.

Ou seja, apesar de não aparecer como um grande alerta vermelho, esse tipo de crise no aprendizado traz uma série de sinais que podem ser percebidos e compreendidos como um pedido de ajuda. Para entender isso, é crucial que os pais estejam antenados à vida escolar de seus pequenos, procurando saber sempre o que está acontecendo. Assim, poderão identificar esses detalhes que merecem ajuste.

É interessante também reconhecer que a melhoria no desenvolvimento de uma criança não é responsabilidade exclusiva da escola e dos professores, visto que os progenitores têm um papel fundamental nesse aspecto.

Cada aluno manifesta sua dificuldade de diferentes formas. Afinal, eles não aprendem nem se comportam da mesma maneira. Além disso, o aprendizado em si é um processo complexo, o qual envolve uma série de fatores interligados — psicológicos, cognitivos, sociais — que devem ser analisados com cuidado.

Veja dicas de como ajudar os filhos

Neste tópico, vamos responder à pergunta do título com dicas práticas. Confira!

Observe os sinais de comportamento

Como mencionamos no tópico anterior, é fundamental ficar atento aos sinais que os filhos apresentam. Cada pequena mudança de comportamento e queda no desempenho já deve servir como um alerta para os responsáveis. É interessante acompanhar com antecedência e proatividade a fim de evitar que os riscos se tornem situações piores.

Alguns sinais comuns são: problemas de memória, falta de compreensão do que lê, notas ruins e falta de vontade de estudar e resolver as atividades. Às vezes, o motivo da falta de interesse da criança é a dificuldade de entender, já que ela pensa que nunca vai aprender aquilo que está tentando estudar.

Reconheça o problema

Os transtornos de aprendizagem podem ter diversas causas. Dois dos principais são questões psicológicas ou transtornos cognitivos.

Psicologicamente, podem estar relacionados a traumas, ansiedade e lembranças ruins que marcam negativamente a criança; quanto ao aspecto cognitivo, essas complicações estão associadas aos déficits de atenção, dislexia ou técnicas ineficientes de ensino — algo que tem a ver com a instituição.

É importante ter esse conhecimento para aprofundar o problema e buscar a raiz dele. Desse modo, é possível trabalhar com ações específicas, direcionadas para tratar a situação pelo que ela é, assim como é crucial para evitar esforço com um diagnóstico errado do que pode ser a causa.

Crie vínculo com a criança

Outro ponto relevante é a necessidade de criar um vínculo mais próximo com a criança. O aprendizado não deve ser encarado como um fardo e uma obrigação cansativa e desgastante. É fundamental acompanhar os pequenos e ensiná-los que aprender é compartilhar com outras pessoas e se relacionar bem com elas também.

Busque uma conexão maior com seu filho, perguntando como foi o dia e o que ele estudou. Tente se aproximar da vida dele e fazer com que ele realmente se sinta confortável ao se expor. Isso parece intuitivo em uma relação de pais e filhos, mas a deficiência nesse fator é justamente o que causa problemas na maioria das famílias.

Acompanhe as atividades escolares

Os pais devem acompanhar sempre a rotina escolar de seus filhos mesmo quando tudo parece muito bem. Assim, qualquer crise de aprendizado será facilmente percebida, o que ajuda a desenvolver o senso necessário para solucionar os transtornos. Esse acompanhamento ajuda a valorizar a educação aos olhos da criança, bem como a aproxima de seus pais.

Busque apoio profissional

Em alguns casos, o ideal é buscar apoio profissional. Quando os problemas identificados são muito sérios e causas muito profundas, o suporte de um psicólogo, por exemplo, será muito útil e efetivo. Com essa ajuda, você poderá contar com métodos reconhecidos e as melhores abordagens possíveis para lidar com os traumas e entraves no aprendizado.

A ajuda de um psicológico será importante para a educação do seu filho, mas também para outras áreas, garantindo que ele cresça saudável e desenvolva naturalmente as competências e habilidades necessárias para a vida no século XXI.

Organize a rotina

Muitas crianças não aprendem corretamente por conta de falta de foco em sua rotina. Às vezes, reorganizar suas atividades é o passo ideal para ajustar a vida escolar delas e obter um melhor desempenho. Isso significa priorizar os momentos de estudo, evitar distrações e separar um tempo específico para atividades de lazer.

Ajude a encontrar a fórmula ideal de estudo

Como foi mencionado no primeiro tópico, cada estudante aprende de uma maneira. Por isso, para solucionar esses problemas de aprendizagem, é crucial buscar a abordagem que funciona melhor para o seu filho. Nesse caso, é preciso realizar alguns testes e conhecer bem a criança a fim de descobrir o que pode ser adequado.

Com o melhor método de aprendizado, o estudante pode eliminar a dificuldade e assimilar melhor o que lê e estuda. Essa dica também está relacionada com o futuro dos pequenos e com o que eles querem seguir como carreira. A depender de como aprendem, já podem selecionar qual área devem focar.

Momentos de crise no aprendizado são comuns na vida de qualquer pessoa. No entanto, alguns casos merecem uma atenção especial, pois podem indicar um cenário mais complexo. É fundamental acompanhar a jornada escolar dos filhos de perto e estar sempre ao lado deles a fim de ajudá-los a aprender melhor e a encarar o processo de educação.

Agora que você já sabe boas dicas sobre dificuldade de aprendizagem, entenda como ajudar os seus filhos a resolverem seus problemas sozinhos.

Conheça nossos cursos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *