Como as competências STEM ajudam seu filho na escola

Conseguir uma educação completa e que desenvolva todas as habilidades das crianças não é uma tarefa simples. Os métodos tradicionais de ensino parecem ignorar o surgimento da tecnologia e novas formas de aprendizado. As competências STEM podem transformar a educação e aparecem como uma solução para esse desafio.

Os pais devem procurar uma instituição que entenda que a educação não precisa oferecer apenas uma metodologia correta. A diversidade de abordagem e disciplinas é importante para um desenvolvimento completo dos seus filhos, já que nem todas as crianças aprendem de maneira igual.

Neste artigo, vamos falar de que modo as competências STEM podem ajudar o seu filho na escola, mostrando como desenvolvê-las e os benefícios dessa abordagem. Acompanhe a leitura!

Importância da educação interdisciplinar

A educação interdisciplinar é muito valorizada atualmente, sendo fundamental que os pais prestem atenção a esse ponto quando procuram uma escola para os seus filhos. As provas de vestibular, o ENEM e outras formas de avaliação costumam usar questões que envolvem várias disciplinas; por isso, é importante que as crianças aprendam a lidar com esse tipo de situação.

Mas esse não é o único motivo que torna a educação interdisciplinar importante. Cada criança consegue aprender de formas diferentes — enquanto uns têm facilidade com a matemática, outros se destacam na história, por exemplo. Quando a escola oferece uma abordagem muito rígida, os estudantes podem sofrer para atingir um crescimento intelectual adequado.

Com a abordagem STEM, eles vivenciam situações que podem ajudar a desenvolver habilidades que serão necessárias para o mercado de trabalho e para a vida. Ela busca simular problemas reais e que podem ser solucionados de várias formas. Esse tipo de dificuldade não envolve apenas matemática ou física, é algo interdisciplinar.

Competências STEM: como desenvolvê-las

O STEM não é uma metodologia, podendo ser entendido como uma abordagem pedagógica, já que não existe uma forma única de se trabalhar com essa proposta de ensino. Quando essa teoria é usada, estamos falando em uma educação baseada em projetos ou atividades práticas, que desenvolvem a interdisciplinaridade.

O acrônimo STEM significa ciências, tecnologia, engenharia e matemática, porém isso não indica que é necessário ter todas essas disciplinas envolvidas em uma só aula. É possível, por exemplo, começar com a ciência e tecnologia e, mais para frente, introduzir matemática e engenharia. A ideia é ter essa educação baseada em projetos ou atividades práticas e com disciplinas integradas.

Uma forma de desenvolver as competências STEM é trabalhar com desafios. Você propõe um desafio para os alunos, e eles têm que resolver. Dessa maneira, é possível trabalhar o protagonismo do estudante. Isso demonstra que não se trata de uma aula totalmente teórica, pois é uma abordagem mais ativa, dinâmica.

Assim, é possível conseguir o desenvolvimento de várias habilidades, por exemplo:

  • raciocínio lógico;
  • resolução de problemas;
  • pensamento crítico;
  • criatividade, inovação;
  • comunicação;
  • colaboração.

Esse processo de desenvolvimento das habilidades tem que começar do zero. No início, pode ser por meio da parceria entre duas áreas, por exemplo. Essa estratégia não precisa de um investimento alto, sendo que não há necessidade de equipamentos sofisticados, como impressora 3D e cortador a laser.

Utilizando recursos baratos, como materiais recicláveis, e a criatividade dos professores, é possível conseguir aplicar as técnicas de forma eficiente. Por isso, é importante que os pais verifiquem se a instituição dos filhos busca maneiras de incentivar esse estilo de aprendizado.

Benefícios que as competências STEM trazem para as crianças

Agora que você já sabe a importância da interdisciplinaridade e maneiras de desenvolver as competências STEM nas crianças, vamos conhecer alguns benefícios que essa estratégia proporciona. Confira!

Interdisciplinaridade

Os estudantes são impulsionados a adquirir e utilizar diversos conhecimentos de diferentes segmentos em um projeto, por exemplo, se preparando melhor para o mercado de trabalho do futuro, que exige isso. A interdisciplinaridade faz parte da estratégia de ensino.

O foco nas questões práticas pode ser percebido em projetos relacionados à tecnologia, como robótica. O aluno precisa seguir princípios científicos e usar concepções matemáticas importantes, por exemplo. Esse processo é realizado de forma lúdica e intuitiva, facilitando o aprendizado.

Foco e concentração

Quando uma pessoa está engajada em algo, seu poder de concentração aumenta bastante. Para as crianças, um dos benefícios é proporcionar mais foco, o que é fundamental durante o período escolar e para toda a vida. Como os problemas são diferentes, os estudantes se envolvem e ficam focados até encontrar uma solução.

Habilidades básicas

O aprendizado estimulado pela metodologia estimula o desenvolvimento de habilidades consideradas fundamentais para o futuro, como comunicação, criatividade e liderança. Portanto, os benefícios não se limitam ao período escolar, sendo aproveitados por toda a vida.

A comunicação é trabalhada nos projetos em grupo e na busca por uma solução, enquanto a criatividade é explorada com o uso de ferramentas tecnológicas. A liderança é estimulada de acordo com a autonomia dada para o aluno, que deve tomar suas próprias decisões.

Criação do senso crítico

Outra vantagem que pode ser conseguida com as estratégias STEM é o desenvolvimento do senso crítico. A metodologia incentiva que os alunos sejam confrontados com questões do mundo real, tanto para aplicarem o que aprenderam em aula, quanto para desenvolverem uma visão mais crítica sobre o que está acontecendo.

Os alunos são incentivados a sugerir soluções sólidas baseadas em fatos e evidências, não apenas em achismos. Desse modo, aprendem a questionar o funcionamento das coisas e o que é colocado como verdade, tornando-se pessoas mais preparadas para encarar o mundo.

Neste artigo, percebemos como as competências STEM são importantes para o seu filho na escola. Elas permitem que o aprendizado e o desenvolvimento da criança sejam completos, não limitados a disciplinas ou a uma única forma de abordagem. Dessa maneira, os jovens estarão mais preparados para lidar com os desafios estudantis e habilitados para conseguir destaque no mercado de trabalho.

Se você gostou de entender como funciona o aprendizado com as competências STEM, o que acha de ter uma experiência no assunto? Se essa lhe parece uma boa ideia, aproveite a oportunidade e ganhe uma aula grátis agora!

 

Conheça nossos cursos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *