Como melhorar a concentração das crianças? 6 praticas infalíveis

As crianças são agitadas por natureza. É bem comum que elas gostem muito de brincar, sejam curiosas e estejam sempre ativas. Com o passar dos anos temos visto isso ficar mais em evidência. Isso está ligado ao mundo hiperconectado no qual elas estão inseridas, o que as estimula a serem multitarefas. Daí surge a questão: como melhorar a concentração das crianças?

Diante de um ambiente repleto de informações, novidades e estímulos, a princípio, a tarefa pode parecer complexa. No entanto, com as ações certas é possível reverter o quadro. Interessado em saber como? Confira as práticas a seguir!

O desenvolvimento da concentração na infância

A concentração é o ato de centrar/focar em determinada tarefa por mais tempo. A habilidade ainda desenvolvida na infância traz grandes vantagens ao longo da vida de uma pessoa.

A primeira delas é que a criança passa a ser mais resiliente. Ou seja, quando vai fazer alguma tarefa, mesmo que tenha dificuldade no começo, ela se esforçará até encontrar uma solução.

Além disso, ela tem mais persistência nos estudos. Ainda que a matéria esteja acumulada, ela consegue se organizar de tal maneira que assimila com mais facilidade os conteúdos ao qual é exposta. Isso porque o cérebro não desvia com tanta facilidade daquilo que está realizando em determinado momento.

A concentração ainda é a responsável por ajudar a criança a reter a informação sensorial, realizar movimentos e ainda manusear objetos, como brinquedos, lápis etc. Consequentemente, isso torna o seu processo de aprendizado melhor.

As principais práticas de como melhorar a concentração das crianças

Como dissemos, os estímulos aos quais as crianças estão expostas no dia a dia são variados e isso interfere na concentração. Portanto, é preciso encontrar alternativas para que elas não percam o foco, especialmente em atividades importantes, como o estudo.

1. Preocupe-se com o sono

Seja adulto ou criança, a falta de sono é prejudicial não só à saúde, mas também à concentração. Os pequenos precisam de uma rotina para que não fiquem tão agitados e possam realizar as suas tarefas diárias.

O momento do sono é aquele usado para relaxar. Portanto, o ideal é que a criança seja colocada em um ambiente calmo e que valorize o descanso. Em média, elas necessitam de pelo menos 9 horas dormindo para poderem ter disposição e, consequentemente, concentração para estudar e fazerem outras atividades do seu dia a dia.

2. Dê atenção à alimentação

Você sabia que a alimentação influencia na concentração? Como estão em fase de crescimento, as crianças precisam comer e beber alimentos que ajudem a estimular o funcionamento de todo o seu organismo, especialmente o cérebro.

Minerais, vitaminas, proteínas e carboidratos, por exemplo, auxiliam na constituição cerebral. Alimentos como vegetais verde escuro e ricos em ômega 3, por exemplo, contribuem para que as ligações neurais aconteçam, contribuindo assim, para que o indivíduo possa se concentrar.

3. Valorize a atividade física

A atividade física é muito importante em qualquer fase da vida. Aquela frase que diz “mente sã, corpo são” nunca fez tanto sentido, justamente quando se trata de foco.

Para aquelas crianças que têm dificuldades de se concentrar, as atividades físicas são uma alternativa para trabalhar esse quesito. Correr, nada, pular, todas essas práticas fazem com que o corpo supere seus limites, não só fisicamente, mas também mentalmente. Com isso, aspectos como raciocínio e memória melhoram consideravelmente.

4. Compreenda o método de aprendizagem

Nem todo ser humano aprende da mesma maneira, todos nós temos as nossas diferenças. No entanto, é comum estimular uma turma de uma mesma maneira, o que nem sempre extrairá o melhor desempenho de todos.

Algumas crianças são mais visuais, ou seja, aprendem melhor visualizando as coisas. Enquanto outras assimilam melhor o que é ouvido. Ainda existe o grupo cinestésico, que é aquele que aprende por intermédio do manuseio. Logo, é preciso saber qual o perfil da criança para poder estimulá-la da maneira correta.

5. Estimule a criança por meio da programação

Em meio a tanta tecnologia, as crianças têm passado cada vez mais tempo em frente às telas. No Brasil, os pequenos ficam em média 50% a mais de tempo do que a média global, segundo pesquisa feita para Viacom. No entanto, estar conectado sem qualquer propósito pode ser prejudicial.

Portanto, busque trazer esse acesso para o campo da programação para que elas possam desenvolver uma série de competências essenciais na modernidade. Uma vez que elas deixam de ser consumidores passivos da tecnologia e passam a ser produtores, o nível de criatividade aumenta.

Vale ressaltar também que a programação exige raciocínio lógico, o que consequentemente estimula a concentração, bem como a criatividade, comunicação e habilidade para a resolução de desafios complexos. A criança que cria os próprios jogos e não apenas os consome consegue ter um desenvolvimento mais ativo.

6. Foque também na robótica

Outra atividade que estimula a concentração é a robótica. A atividade faz com que a criança precise prestar atenção na ordem de criação para que o robô possa funcionar.

Quanto mais a criança tiver contato com as ferramentas tecnológicas, melhor ela conseguirá realizar as suas atividades com autonomia e rapidez. Ou seja, seu intelecto já estará pronto para enfrentar desafios, aprimorando o seu desenvolvimento cognitivo.

Para que o projeto funcione, a criança precisará ter disciplina e organização, o que reflete em sua vida, trazendo mais resultados satisfatórios, por exemplo, na hora de estudar. Além disso, ela passa a ter mais resiliência, visto que ela nem sempre acertará na primeira tentativa.

Essa última questão é interessante, pois ensina a criança a se concentrar a fim de evitar um erro que ela havia cometido anteriormente não seja recorrente. Aliás, a ajudará também a aprender de maneira mais lúdica, o que é importante para despertar o seu interesse e tornar o momento de aquisição de conhecimento mais prazeroso.

Ensinar uma criança a prestar atenção em algo não é uma tarefa simples. No entanto, como vimos, existe uma série de técnicas de como melhorar a concentração das crianças, sendo que as duas últimas são super atuais e dentro do próprio contexto em que elas estão inseridas.

E então, gostou do conteúdo? Compartilhe-o nas suas redes sociais, assim, mais pais saberão como ajudar os seus filhos!

 

Conheça nossos cursos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *