Competências digitais serão fundamentais para os adultos do futuro

Como as competências digitais serão fundamentais para os adultos do futuro? Essa questão deveria ser discutida em diversas esferas da sociedade por conta da relevância do novo cenário que faz parte da rotina da grande maioria das pessoas: a tecnologia.

Quem imaginou há décadas passadas que hoje seria possível fazer quase tudo por um smartphone? Fazer compras online? Postar vídeos e compartilhar com o mundo todo? Ter acesso a aparelhos altamente tecnológicos para a realização de exames? Ser possível organizar as finanças, os deveres sem sair de casa, pagar contas? Pois é, houve uma enorme mudança na sociedade e também na forma de pensar e até mesmo, nas habilidades esperadas nas pessoas. Desta forma, as competências digitais surgiram e são essenciais para seguir o ritmo do crescimento acelerado dessa nova realidade.

Competências digitais e o desenvolvimento

Os governos de diversos países já colocaram em pauta essa questão, pois está diretamente ligada ao desenvolvimento da nação. Para construir um país melhor são necessários indivíduos preparados e ativos que entendam sobre essa nova linguagem e tenham capacidade de intervir com projetos inovadores.

As competências digitais são indispensáveis para garantir o desenvolvimento com qualificação e melhorias. Já estão sendo cobradas no momento, mas elas serão habilidades básicas de qualquer indivíduo no futuro e quanto antes aperfeiçoá-las, melhor.

Profissionais de diferentes áreas como de Recursos Humanos, Engenharias, Medicina, Comunicação, entre outras, deverão adquirir conhecimentos mais profundos de tecnologia e inovação para exercer suas respectivas funções no mercado.

Desenvolvimento pessoal é imprescindível

A tecnologia avança todos os dias e assim, é necessário desenvolver essas novas competências para lidar de forma favorável e benéfica com todas as ferramentas disponíveis.

Elas se relacionam com o desenvolvimento constante e podem ser trabalhadas desde cedo, ainda na fase escolar. Essas habilidades podem ser aplicadas em diversas áreas e trazem muitos benefícios.

Para ter adultos mais preparados no futuro é essencial que as competências digitais sejam trabalhadas desde cedo, por isso as crianças devem ser conscientizadas no ambiente escolar e dentro de casa.

Quais são as competências digitais?

Mas afinal, o que são competências digitais e quais são elas? Resumindo, como o próprio nome diz elas são competências que devem ser desenvolvidas nas pessoas para que possam acompanhar a nova realidade do mundo na “Era da Tecnologia e Informação”. Então, para se adaptar e não correr riscos maléficos é preciso trabalhar individualmente e se conscientizar da mudança.

Há diferentes níveis de competências digitais e elas podem ser trabalhadas no processo de desenvolvimento de crianças e adolescentes e também em adultos. As escolas especializadas no ensino de tecnologia e inovação para crianças e adolescentes como a Happy Code ajudam nesse processo através de aulas dinâmicas e método de ensino através do aprendizado pela pratica.

As principais competências digitais que serão fundamentais para os adultos do futuro são:

Gestão de privacidades: é a capacidade de lidar com descrição com toda informação pessoal online e proteger a privacidade. Muito importante em qualquer situação.

Empatia digital: é a capacidade de demonstrar empatia em relação às próprias necessidades e sentimentos de outros porque afinal, atrás de tudo isso existem pessoas com sentimentos e emoções reais.

Identidade digital:  é a capacidade de construir e gerir uma identidade saudável online e off-line.

Pegadas digitais: é a capacidade de compreender a natureza das pegadas digitais e as suas consequências na vida real sabendo geri-las responsavelmente.

Gestão de tempo: como gerenciar o tempo que se passa em frente ao monitor e ter autocontrole para não se tornar um aspecto negativo e um vício diário.

Gestão de Cyberbullying: é a capacidade do indivíduo de detectar situações de cyberbullying e saber lidar com os desafios. Infelizmente, essa realidade é muito comum no ambiente digital.

Gestão de segurança cibernética: é a capacidade de proteger os dados, criando senhas fortes para não se tornar alvo fácil de armadilhas e golpes.

Pensamento crítico: é a capacidade de distinguir informações verdadeiras e falsas, conteúdos bons ou prejudiciais e contatos. Nem tudo que está no ambiente digital é confiável então é preciso pensar, analisar criticamente e tomar decisões.

Competências digitais no futuro

Com certeza aqueles que se conscientizarem da importância do desenvolvimento dessas competências terão benefícios pessoais e profissionais a curto, médio e longo prazo.

Oportunidade de empregos melhores

Todas as áreas vão exigir profissionais mais capacitados e competentes no domínio digital. As expectativas dos recrutadores no futuro serão ainda maiores, então vão se destacar e conseguir os melhores empregos aqueles que comandarem mais habilidades.

Programação é a chave do sucesso

A programação é a nova linguagem universal do mundo e por isso, é muito importante que crianças e adolescentes aprendam desde cedo para se tornarem adultos mais preparados para os desafios.

Cultura digital

Será preciso ter uma cultura digital muito abrangente e saber onde encontrar informações, conhecer sistemas e ferramentas. O adulto deve ser ágil para acompanhar o ritmo acelerado e responder às transformações.

Compreender diferentes plataformas e questões de segurança

É preciso ser uma pessoa dinâmica com diferentes conhecimentos nas plataformas digitais e que saiba lidar com as ameaças digitais de forma responsável.

A Happy Code é uma escola especializada e preocupada em desenvolver essas habilidades em crianças e adolescentes entre 5 a 17 anos para que através das diversas aulas oferecidas se preparem para se tornarem adultos preparados para essa nova realidade.

Conheça mais a escola e agende uma visita na unidade mais próxima.

Conheça nossos cursos: