O contraturno escolar é o período em que as crianças não estão no colégio durante a semana. No caso dos que estudam à tarde, ele corresponde ao período da manhã.

Por uma série de fatores, muitos pais optam por deixar os filhos fazendo atividades extracurriculares. Essa iniciativa é importante para a criança ter acesso a ações que ajudem no desenvolvimento corporal e no intelectual.

É bom evitar que os filhos fiquem ociosos ao longo do dia ou conectados muito tempo à internet. Neste post, vamos destacar como os pais podem oferecer atividades fora do ambiente escolar, com foco no desenvolvimento das crianças. Confira!

Entenda a importância do contraturno escolar

Buscar alternativas para o seu filho obter mais conhecimento é uma medida que deve ser pensada com muito carinho. É muito interessante oferecer oportunidades para a criança desenvolver habilidades.

Contudo, isso deve ser feito com planejamento para não deixá-la sobrecarregada com muitos compromissos. Ao optar pelo bom senso no contraturno escolar, os pais perceberão que a criança terá um rendimento escolar superior.

Um dos motivos é que ela terá mais conhecimento sobre os conteúdos apresentados em sala de aula. Isso é fundamental para ter mais segurança ao fazer a prova e elaborar respostas mais bem estruturadas nas questões discursivas.

Fazer atividades fora do período de aula também é interessante para desenvolver novas habilidades, como criar softwares, aprender a cozinhar, entre outras.

Alternativas

Quais são as opções para o seu filho aproveitar melhor o contraturno escolar? Atualmente, muitas crianças estão fazendo cursos de idiomas.

Essa iniciativa é bastante recomendada, porque colabora para o estudante ter acesso a informações. Por exemplo, seu filho pode fazer uma pesquisa escolar usando sites estrangeiros.

Outro ponto positivo de estudar uma língua estrangeira é aumentar o nível de empregabilidade. Muitas companhias adotam como pré-requisito a fluência em mais de um idioma, e essa tendência ficou ainda mais evidente com a globalização da economia.

Uma alternativa para o seu filho ficar satisfeito com o contraturno escolar é colocá-lo em uma atividade esportiva. Visto que o Brasil é o país do futebol, há muitas escolinhas para as crianças.

Além do desenvolvimento corporal, o esporte tem como aspecto positivo promover a socialização. Conviver com outras crianças em uma atividade lúdica é crucial para o seu filho ter mais empatia e compreender as diferenças individuais.

Para os que gostam de música, as aulas de violão e de dança aparecem como opções interessantes para estimular a criatividade.

Caso o seu filho precise vencer o excesso de timidez, vale a pena apostar nas aulas de teatro. Elas são uma boa oportunidade para que ele aprenda a expressar os sentimentos e lidar melhor com as emoções.

Tenha foco no acompanhamento

O investimento em ações fora do colégio é uma iniciativa louvável que vai ajudar o seu filho a adquirir novas habilidades e se tornar uma pessoa melhor. Porém, é necessário que os pais acompanhem de perto as atividades, para os resultados superarem as expectativas em curto prazo.

Também é válido que os pais tenham um bom relacionamento com a escola, participando das reuniões e buscando tirar dúvidas sobre a conduta e o desempenho do filho no colégio, quando sentirem necessidade.

Com um bom planejamento e respeito às características da criança, é possível aproveitar os benefícios do contraturno escolar ao máximo.

Para acompanhar boas práticas ligadas ao setor de educação, assine a nossa newsletter agora mesmo. Quanto mais conhecimento adquirir, mais você ajudará na evolução do seu filho!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *