Que crianças têm muita energia acumulada e que é preciso gastá-la não é novidade. Mas isso não é necessariamente algo ruim, não acha?

Afinal, é na infância que descobrimos diversas coisas ao nosso redor e toda essa sede de curiosidade pode ser muito bem-vinda para o desenvolvimento de competências e habilidades em nossos filhos!

A questão merece atenção maior apenas quando a criança agitada não consegue se concentrar em algumas tarefas.

Quando isso acontece, é hora de buscarmos alguns meios para lidar com isso e transformar a situação em uma oportunidade a mais de aprendizado.

Mas como fazer isso? Acompanhe o post e descubra como lidar com crianças agitadas!

Transmita um comportamento calmo para a criança agitada

Muito do comportamento e das atitudes aprendidas pelas crianças têm como referência as ações dos próprios pais, que desde sempre são exemplos para elas. Além disso, foco e concentração são condutas que podem ser aprendidas quando incentivadas de maneira correta.

Ao lidar com uma criança agitada, é importante manter sempre a calma. Ao falar com ela, é fundamental segurar suas mãos de maneira delicada e abaixar-se no nível dos olhos dela. Em seguida, conversar pausadamente e com firmeza podem ajudá-la a diminuir toda aquela energia e focar no que é dito ou instruído.

Evite premiações por mau comportamento

É verdade que, na tentativa de acalmar uma criança agitada, podemos fazer coisas ou tomar atitudes que podem ser uma espécie de premiação por um comportamento que, na verdade, é indesejado.

Para evitar isso, é importante ser firme e não oferecer, por exemplo, balas e doces quando nossos filhos estão agitados. Essa atitude pode ensinar a eles que conseguirão o que querem por meio daquele comportamento.

A ideia, então, é orientar de forma clara que a criança pode ter mais benefícios se agir de maneira calma e disciplinada.

Sugira brincadeiras e atividades que exijam foco

Como mencionado, toda a energia acumulada precisa ser gasta e, diferentemente do que pode parecer, é possível tornar esse um momento de aprendizado de forma lúdica. Nesse sentido, é indicado propor brincadeiras e atividades que exigem foco da criança.

Para isso, não é necessário fazer algo muito mirabolante. Um simples papel e alguns lápis de cor podem ser o suficiente para entretê-la ao mesmo tempo em que exercita a criatividade, seja desenhando, seja escrevendo — caso ela já consiga fazê-lo.

Massinha de modelar também pode ser uma ótima alternativa para gastar energia e usar a imaginação. Aqui, uma ideia é incentivar a confecção dessa massa por meio de receitas caseiras, que tal?

Incentive a prática de atividades físicas

Nada melhor do que fazer atividades físicas para liberar a energia acumulada. Isso porque quando ociosas, as crianças agitadas tendem a reverberar esse tipo de comportamento. Então, não deixe de tirar um tempo para incentivar e, por que não, participar de algumas brincadeiras com seus filhos.

Lembre-se também de que, ao se exercitarem, as crianças adquirem habilidades motoras e estratégicas. Só tome cuidado com o horário em que esses exercícios são realizados, pois caso se deem próximo à hora de dormir, podem causar efeito contrário e dificultar que peguem no sono.

Lidar com criança agitada pode ser uma tarefa que, a princípio, pareça bastante difícil. No entanto, com cuidado e paciência, é possível canalizar toda essa energia para o aprendizado e até mesmo aproximar-se ainda mais dela.

Entender o comportamento e tomar atitudes certas são fatores essenciais para evitar que a agitação atrapalhe o dia a dia.

Não deixe de assinar nossa newsletter para receber mais informações úteis como essas diretamente em sua caixa de entrada do e-mail!