Crianças digitais criadoras de tecnologia

Hoje em dia as crianças já nascem mexendo em celular, computador e tablet. É natural clicar em um ícone para abrir o jogo preferido, tirar fotos, fazer vídeos e também, conhecer a funcionalidade dos aplicativos. Vivemos em um mundo digital e elas crescem desde os primeiros dias de vida imersas na tecnologia.

Como não é possível escapar do meio em que vivem, e ser apenas consumidoras não traz desenvolvimento pessoal, o ideal é ser uma criança digital criadora de tecnologia.

Crianças digitais criadoras de tecnologia

Desde bebê já é possível começar a entender o universo ao redor, mas é a partir dos sete anos que a criança entra na fase do desenvolvimento cognitivo em que os processos de pensamento lógico e a capacidade de solução de problemas começam a ser desenvolvidas e as percepções aumentam.

Esta fase também é essencial para o crescimento do raciocínio e a organização dos pensamentos. Por esta razão existe um movimento internacional a favor do ensino de programação e robótica para crianças no período escolar.

Muitos países desenvolvidos já implantaram o ensino como disciplina obrigatória na grade escolar e os resultados estão sendo muito positivos. O papel dessas crianças no contexto do mundo digital está se transformando, elas se tornam criadoras dos próprios jogos e aplicativos, o que as possibilita o desenvolvimento de diversas habilidades.

Leia mais: Como tornar o seu filho um YouTuber de sucesso?

Como uma criança pode criar tecnologia?

A programação é a nova linguagem do mundo, é a base da criação. É como os computadores se comunicam, os celulares, programas, aplicativos, sistemas, enfim tudo o que usamos no dia a dia.

Por trás disso tudo, existem pessoas que criam e programam e crianças também podem aprender mais sobre “os bastidores” desse mundo tecnológico de uma forma divertida, como por exemplo criando o próprio jogo ou aplicativo.

Recentemente, uma jovem americana cansada de passar o intervalo da escola sozinha e ser rejeitada pelos colegas na hora do almoço, ela criou um aplicativo chamado “Sit with Us” para que crianças encontrem novos amigos para passar o recreio e não sofram com bullying.

Também, muitas crianças ao redor do mundo já criaram os próprios jogos e exportaram para plataformas de games. O que é uma excelente escolha, já que a indústria de games é a que mais cresce e fatura nos últimos anos.

Saiba mais: Os games e o ensino de programação

Escolas de programação no Brasil

As crianças podem se tornar criadores de tecnologia aprendendo os conceitos básicos da programação e desenvolvendo projetos variados nas escolas de programação especializadas como a Happy Code, escola referência no país.

A Happy Code é uma escola de tecnologia e inovação que oferece diversos cursos como programação para computadores, criação e desenvolvimento de games em 2D e 3D, como também de jogos profissionais na plataforma Unity – mesma utilizada pelos criadores do Pokémon GO, produção e edição de vídeos e também programação através do Minecraft.

Nas aulas, as crianças aprendem brincando de uma forma lúdica e divertida. Os códigos se tornam interessantes e despertam o interesse pelo conhecimento e pela criação.

Veja também: 5 benefícios do ensino de programação no Modelo In School

Benefícios de ser uma criança digital criadora de tecnologia

Além de aprender programação e criar novas tecnologias, a lógica da programação também ajuda na compreensão de outros softwares, como o Excel. E também, no desenvolvimento de outras habilidades:

– Melhora na escrita;

– Melhora nas disciplinas lógicas;

– Aumento da criatividade;

– Aumento da confiança;

– Facilidade no trabalho em equipe;

– Aprendizado de inglês.

Muitas outras habilidades são trabalhadas nas aulas e os resultados podem ser observados em um curto prazo.

Procure a unidade da Happy Code mais próxima e pergunte sobre as oficinas gratuitas!

 

Conheça nossos cursos: