Crianças e inteligência coletiva – A influência da Internet

Saber como mensurar e selecionar os acessos podem ser de grande importância para o desenvolvimento dessa geração que já nasceu com o acesso facilitado a rede

Você sabe o qual a relação entre as crianças e inteligência coletiva – A influência da Internet? O assunto além de ser polêmico é bastante relevante no cotidiano do aprendizado das crianças da geração Z, mesmo possuindo muitos pontos positivos no aprendizado das crianças, inclusive no desenvolvimento de habilidades cognitivas.

O que representa a internet para a atual geração de crianças?

As crianças da geração atual conhecida também como geração Z, são aquelas com datas de nascimento a partir da segunda metade da década de 90. Elas nasceram na era dos computadores, tablets, smartphones e da internet. Algo com que as pessoas da geração anterior só puderam ter um contato maior no início da adolescência. Sabemos o primeiro efeito disso, essas crianças possuem uma maior facilidade e um rápido aprendizado quanto ao uso das tecnologias.

Podemos destacar como uma consequência desse contato “precoce” com computadores a utilização do teclado antes mesmo do lápis pelas crianças uma vez que hoje, é cada vez mais comum vermos os pequenos aprendendo a escrever o nome primeiramente pelas teclas do desktop ou notebook dos pais do que a partir de um livro de caligrafia como no passado.

Qual a influência da internet no desenvolvimento das crianças?

Podemos dizer sem dúvidas que a tecnologia tem evoluído de forma impressionante ao longo da história da humanidade com objetivo de proporcionar praticidade para levar e trazer informações que possam contribuir com a sociedade. Essa maneira de levar as informações é um modo de inteligência coletiva. Considerando a velocidade das informações, as pessoas conseguem se manter informadas em minutos e até mesmo segundos após as notícias e fatos que acontecem em qualquer lugar do planeta. Hoje, as pessoas se tornaram as maiores compartilhadoras de conteúdo.

Mesmo que essa propagação do acesso à internet represente inúmeros benefícios que a tecnologia proporciona, também devemos destacar os malefícios que ela provoca quando não é usada de forma prudente. Como por exemplo, a falta de privacidade dos internautas, conteúdos impróprios de fácil acesso e até mesmo incentivos a atos ilícitos e perigosos.

Infelizmente, é comum encontrarmos alguns casos de vítimas da exposição, em casos mais graves algumas chegaram ao ponto de tirar a própria vida por causa da vergonha e temor à opinião de seus pais e da sociedade. Outro fato comum e recente, são os incentivos a violências e jogos que podem causar danos em crianças. Por isso, é muito importante o desenvolvimento de competências digitais e a instrução do uso correto das tecnologias, principalmente para crianças e adolescentes.

Como incentivar as crianças a usar tecnologia de forma correta e benéfica?

Bloquear o acesso delas é praticamente impossível hoje. O que podemos fazer é estimular que elas busquem conteúdos que sejam pertinentes a sua formação e que gerem interesse pelo conhecimento. Muitas vantagens devem ser consideradas através do uso de novas tecnologias no processo educacional, pois informações que são obtidas com muita rapidez, imagens que facilitam a compreensão de fenômenos distantes da realidade dos alunos, acesso a produções não veiculadas pela mídia, como literatura, arte, política, construção dos próprios jogos, por exemplo.

Investir no desenvolvimento da criança através de cursos, por exemplo, pode estimular ela a buscar conteúdo na internet para aprimoramento de seus aprendizados. Hoje existem escolas especializadas na formação de crianças e ensino de rotinas que as estimulam a optarem pelo lado bom que internet tende a oferecer.

A mais reconhecida e de maior referência de escola de cursos de tecnologia e inovação é a Happy Code que se preocupa em desenvolver habilidades baseadas em tecnologias para crianças e adolescentes entre 5 a 17 anos, através das diversas aulas oferecidas pela equipe qualificada de profissionais e com material didático que se preocupa em educar os alunos para a realidade.

Conheça mais a escola e agende uma visita na unidade mais próxima.

 

Conheça nossos cursos: