Cuidados com as publicações dos jovens hoje para o futuro

Muitos jovens não notam, ou ainda não se importam, com o fato de que o conteúdo digital não tem devolução, ou seja, quase tudo o que se é publicado, curtido e compartilhado na internet, via de regra, é facilmente visualizado, compartilhado e recuperado por outros usuários da rede mundial de computadores, para sempre.

Tal fato se torna motivo de alerta, principalmente quando o conteúdo envolve crianças e adolescentes, vez que com a internet se torna praticamente impossível recomeçar e esquecer os deslizes da juventude. É sempre bom lembrar que esses mesmos jovens um dia se tornarão adultos e poderão modificar a forma de pensar e agir, bem como criar novos objetivos pessoais ao ingressarem no mercado de trabalho e, dependendo do tipo de conteúdo anteriormente disponibilizado no meio digital, ele poderá repercutir nas escolhas futuras.

Diante deste cenário, a melhor saída para se evitar prejuízos futuros acarretados pela publicação de fotos, comentários, vídeos e informações comprometedoras, consiste na adoção de medidas preventivas e de conscientização acerca dos riscos que a internet pode trazer. Pais, se os seus filhos já fazem uso da internet, quanto mais cedo e aberto for o diálogo com eles, melhor.  Porém, caso o pior ocorra, e o conteúdo já tenha sido divulgado, o melhor é buscar auxílio de profissionais especializados para minimizar os danos que porventura ocorrerem.

Você Sabia?!

Recentemente, a Califórnia promulgou a Lei SB 568, apelidada de “Lei Delete“, que permite ao menor de idade o direito de remover conteúdo ou informações disponibilizadas em plataformas online.

Saiba mais: Você é amanhã, o que posta hoje

Por Helena Mendonça (Nethics Educação Digital).

 

Conheça nossos cursos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *