prepara o aluno para os desafios

Como a Happy Code prepara o aluno para os desafios do século 21?

Diante dos novos paradigmas da educação, grandes transformações ocorreram no processo de ensino e aprendizagem. Tal fato trouxe mais qualidade à educação, mas também impôs aos profissionais a necessidade de maior empenho, afinal, eles precisam engajar os estudantes. Mas, como a Happy Code prepara o aluno para os desafios do século 21?

Neste artigo, desvendaremos as principais questões relativas ao ensino inovador, que leva em conta as mudanças tecnológicas e comportamentais dos últimos anos. Também explicaremos como a Happy Code tem impactado a formação de alunos para lidarem com os desafios da era digital. Continue a leitura e confira!

Quem é a Happy Code?

Antes de explicarmos sobre os desafios, é importante que você compreenda mais sobre a nossa história. A Happy Code é uma rede de franquias na área educacional fundada em 2015. Já é referência global no ensino STEM — Science, Technology, Engineering and Math (em português: Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática).

Estamos presentes em várias partes do Brasil, mas também em Portugal, na Angola, Espanha e Estados Unidos. A nossa metodologia de ensino é baseada no desenvolvimento de habilidades essenciais no século 21. Alguns deles são:

  • o raciocínio lógico;
  • a criatividade;
  • o pensamento crítico
  • a comunicação.

Os conteúdos são especialmente ligados à era digital. Por meio de aulas interativas, oferecemos ao aluno a oportunidade de se preparar para os desafios da modernidade. Desenvolvimento de games e aplicativos, programação e robótica são alguns dos cursos que fazem parte do nosso currículo.

Quais são os nossos diferenciais?

Um dos grandes diferenciais da Happy Code é o alcance em território nacional e internacional. São 116 unidades, sendo uma das maiores empresas de tecnologia para crianças do mundo. A expansão das unidades se dá graças à nossa metodologia pedagógica própria.

Por meio de pesquisas e visitas, temos aplicado no ensino o melhor da cidadania digital e computação. Outra questão é a parceria internacional com organizações de renome, como a ISTE (sigla em inglês para Sociedade Internacional para Tecnologia em Educação), que é a maior instituição de tecnologia educacional do mundo.

Também trabalhamos com a CSTA (sigla em inglês para Associação de Professores de Ciência da Computação). Consequentemente, temos acesso diferenciado a diversos treinamentos de capacitação oferecidos por ela. Além disso, estimulamos a mentalidade empreendedora nos alunos com a Startup School, promovendo Hackathons e atividades interessantes nesse sentido.

Como a Happy Code prepara o aluno?

Um dos nossos principais desafios na preparação de crianças e adolescentes na atualidade é ter que lidar com as mudanças constantes que acontecem no mundo. A tecnologia está presente em todas as áreas da sociedade. Por sua vez, o aluno precisa entender esse fenômeno e se integrar a isso.

Muitas das profissões que eles exercerão no futuro ainda nem existem, o que torna a missão mais complexa. Só para se ter uma ideia, hoje, o mercado exige dos profissionais não só habilidades técnicas, as chamadas hard skills, mas também as soft skills, que são aquelas ligadas ao comportamento e à conduta.

A ideia da Happy Code é justamente auxiliar o aluno a desenvolver tais competências ao longo da vida. Assim, quando chegar a hora de ele ir para o mercado, já estará pronto. Para tanto, a nossa metodologia tem quatro bases: criatividade, comunicação, colaboração e pensamento crítico. 

Por essa razão, os cursos oferecidos dentro das escolas prezam pela prática, com atuação em projetos baseados em problemas reais, inclusive extraídos de uma cartilha de altas prioridades da ONU. Assim, ele tem a oportunidade de propor soluções inteligentes com a ajuda de recursos tecnológicos, além de desenvolver outras habilidades citadas na base.

Vale destacar que a Happy Code também tem um sistema de acompanhamento individual, pois sabemos que cada aluno tem as suas particularidades. Isso não ocorre por meio de uma simples prova, mas sim por um processo de cumprimento das atividades em aula. A partir disso, o instrutor preenche um relatório de performance.

Nele, são listadas as habilidades do aluno e como está o desenvolvimento de cada uma. O acompanhamento ao longo do processo foge das tradicionais notas. O produto final do curso — um jogo ou aplicativo, por exemplo —, é um reflexo do que ele aprendeu durante todo o processo pedagógico, que é o mais importante.

Quais são nossos principais benefícios?

Aprender sobre tecnologia na infância de maneira ampla, com disciplinas como programação, desenvolvimento de games e robótica, tem um grande impacto na vida dos alunos. Separamos alguns dos benefícios que podem ser notados!

Multidisciplinaridade

Por integrar diferentes áreas do conhecimento, o aluno sai do seu papel passivo e passa a desenvolver múltiplas habilidades, sendo o autor da própria história. Ele não só aprende a raciocinar logicamente, mas também consegue escrever e ler melhor, principalmente quando trabalha com linguagem de programação escrita.

Foco e concentração

Foco e concentração são imprescindíveis no processo de aprendizagem. São essas habilidades que ajudam a atingir objetivos e obter melhores resultados. Crianças com autismo, por exemplo, geralmente têm dificuldades em focar em uma atividade e se socializar. Com nossos programas, elas aprendem a identificar as suas próprias habilidades para realizar algo útil.

Desenvolvimento do senso crítico

O senso crítico nos leva a usar a inteligência para conhecer a nossa realidade e encontrar soluções para os problemas. Uma das habilidades desenvolvidas na Happy Code é justamente essa. A criança passa por uma frustração, pois os códigos da programação, por exemplo, não funcionam logo no início — isso estimula o aprendizado.

Depois, os alunos passam a buscar soluções inteligentes para tais questões. Como o indivíduo começa a pensar e a refletir antes de agir, ele aprimora as suas habilidades intelectuais. Isso o leva, também, a pesquisar, raciocinar e analisar cada situação de maneira mais madura.

Confiança

Outro benefício é o estímulo à autoconfiança dos jovens. Como o aluno é exposto a problemas complexos e aprende a lidar com eles de forma inteligente, ele enxerga que é capaz de desenvolver algo útil e real. Consequentemente, a convicção de sua própria capacidade é despertada.

Tal característica ultrapassa a sala de aula e a criança também perde grande parte da sua timidez, o que apura a sua capacidade de expressão . Ou seja, ela passa a se impor na sociedade, o que é algo bastante positivo. Inclusive, há cursos específicos, como o de Youtuber, que ajudam se comunicar melhor.

Quais são os cursos disponíveis?

Os cursos para crianças e adolescentes estão divididos em três grandes áreas: Letramento Digital, Criativo e Cognitivo. A seguir, explicaremos melhor as especificidades de cada uma delas!

Letramento Digital

Indicado para crianças e adolescentes de 5 a 17 anos, o Letramento Digital educa os alunos a fim de que eles se transformem em indivíduos ativos no uso da tecnologia presente no dia a dia.  Por meio do aprendizado de programação, os alunos são preparados para os desafios da era digital.

Além disso, se tornam indivíduos com maior potencial criativo e inovador. A base desse curso está pautada em:

  • aprendizado lógico de programação lúdica;
  • desenvolvimento de jogos 2D e 3D;
  • desenvolvimento de aplicativo;
  • robótica e criação de robôs.

Letramento Criativo

O Letramento Criativo é indicado para pessoas de 6 a 17 anos e tem como foco não só fazer com que elas entendam e interajam com as tecnologias, mas também despertar a sua curiosidade natural, a fim de que possam imaginar, criar, inventar e inovar.

Por isso, elas aprendem sobre tecnologias, com a habilidade extra de praticar a narrativa. São três as principais frentes trabalhadas:

  • Internet das Coisas, na qual criatividade e tecnologia se unem;
  • Youtuber, onde a criança aprende a criar um canal e conteúdos;
  • Digital Arts, com modelagem e animação 3D.

Letramento Cognitivo

Desenvolvido para adolescentes de 12 a 17 anos, o Letramento Cognitivo os capacita para compreender as diferentes tecnologias. A base do curso é a criação de games com computação cognitiva. A programação com #c e integração com o IBM Watson fazem parte da grade curricular. São abordados:

  • Inteligência Artificial;
  • Machine Learning;
  • integração de plataformas;
  • desenvolvimento e apresentação de projetos.

Ao longo do artigo, mostramos como a Happy Code prepara o aluno para os desafios do século 21 com um currículo inovador. A importância de introduzir o ensino tecnológico na infância ajuda no desenvolvimento de adultos inteligentes, confiantes e hábeis.

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre os cursos? Então, entre em contato conosco!

Conheça nossos cursos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *