6 dicas para estimular o desenvolvimento cognitivo infantil

6 dicas para estimular o desenvolvimento cognitivo infantil

Estimular o desenvolvimento cognitivo infantil é uma tarefa que deve ser feita não somente pela escola, mas também pelos pais. O envolvimento da família tem um papel muito importante no aprendizado da criança.

Há diversas maneiras de os familiares estimularem as crianças a aprimorarem as habilidades motoras e intelectuais. Com dedicação e força de vontade, os pais podem dar uma grande contribuição para os filhos alcançarem um melhor desempenho na escola. E isso, felizmente, pode ser feito de maneira lúdica e criativa.

Neste post, daremos 6 dicas valiosas sobre como você pode colaborar para que seu filho tenha um bom desenvolvimento e tenha uma capacidade maior de assimilar informações. Confira!

1. Apostar em atividades que estimulem o raciocínio e a concentração

Uma forma de estimular o desenvolvimento cognitivo infantil é por meio de brincadeiras que envolvem o raciocínio e a concentração. É possível fazer perguntas para crianças que sejam relativas a adivinhações. Por exemplo, o que acontece se a comida ficar muito tempo fora da geladeira?

Essa simples pergunta faz com que o seu filho imagine situações que possam ocorrer com o alimento. E, ao mesmo tempo, contribui para que ele obtenha mais conhecimento, desde que você forneça a resposta certa.

Para estimular a concentração, uma alternativa interessante é a famosa brincadeira do “Vivo e Morto”, em que as crianças ficam respectivamente em pé e agachadas após a pronúncia dessas palavras. Oferecer subsídios para as crianças manterem o foco nas atividades é bastante positivo para elas não perderem, com facilidade, a atenção em sala de aula.

2. Investir nas brincadeiras ao ar livre

Por mais que existam muitos desenhos educativos, deixar a criança o dia inteiro em frente à televisão não é o melhor caminho para educá-la. Por isso, vale a pena dedicar um tempo para as brincadeiras ao ar livre.

Os amigos da escola, parentes e colegas do condomínio são boas opções para brincar em áreas de lazer nas cidades. Queimada, pique-esconde, futebol, corrida e andar de bicicleta são algumas das atividades que socializam as crianças e aprimoram a coordenação motora.

Estar em contato com outras pessoas estimula o desenvolvimento cognitivo infantil, pois as crianças podem aprender novas atividades não apenas com os adultos, mas também com os colegas. Você pode até mostrar para o seu filho vídeos no YouTube sobre brincadeiras ao ar livre. Assim, a criança percebe que sair de casa é algo que será bom e bastante lúdico.

3. Incentivar a prática da leitura

Quer despertar a imaginação de uma criança? Se a resposta for sim, ler livros junto com os filhos é uma ótima iniciativa. Reserve alguns momentos para a leitura compartilhada de obras que tenham uma linguagem adequada para o público infantil.

Após a conclusão de um trecho do livro, é recomendado perguntar o que a criança achou do conteúdo. Dessa forma, você constata a capacidade de ela interpretar os acontecimentos da narrativa.

Outra prática positiva é os pais e os filhos tentarem criar uma nova história com base em situações apresentadas em obras literárias ou revistas de quadrinhos. A medida é uma maneira de estimular a criatividade.

Hoje, também é possível fazer a leitura de várias obras em dispositivos móveis (tablet, celular etc.). Unindo o uso da tecnologia com o prazer da leitura, você utiliza mais um excelente recurso relacionado com o desenvolvimento cognitivo infantil.

4. Praticar o alfabeto com a criança

Para os que têm filhos em fase de alfabetização, nada melhor do que alternativas lúdicas com foco no aprendizado. Nesse caso, aposte nas músicas com legenda para mostrar às crianças como são pronunciadas e escritas as palavras.

No YouTube, há muitas opções para você interagir com as crianças e ajudá-las a conhecer melhor o alfabeto. É válido mostrar o vídeo várias vezes para facilitar o aprendizado, mas faça isso com cuidado. Se a criança não estiver mais prestando atenção na tela, é sinal de que está na hora de escolher outra opção para entretê-la.

Procure também fazer deveres mostrando a primeira letra das palavras. Você, em casa, pode usar uma folha e incentivar o seu filho a pensar em como responder às questões. Qualquer maneira de promover o desenvolvimento cognitivo infantil deve ser devidamente aproveitada, porque incentiva o aprendizado e reforça o afeto.

5. Apostar em atividades extracurriculares

Existem mais alternativas para aprimorar a capacidade de cognição das crianças por meio da tecnologia? A resposta é sim. Um bom exemplo são os cursos de Robótica, oferecidos por algumas escolas após o término das aulas.

Nessa atividade, os alunos aprimoram aspectos fundamentais para alcançar bons resultados na vida estudantil, pessoal e profissional, como:

  • aplicação do conhecimento de forma interdisciplinar;
  • capacidade de desenvolver novas habilidades (comunicação, planejamento etc.);
  • criatividade;
  • raciocínio lógico;
  • senso de organização;
  • trabalho em equipe.

Também são indicados os cursos de programação, disponibilizados por colégios ou instituições especializadas nesse segmento. Essa iniciativa tem como meta fazer com que as crianças tenham o conhecimento necessário para desenvolver aplicativos e sistemas.

Isso contribui para o desenvolvimento cognitivo infantil, pois oferece ao aluno um conhecimento que está próximo à realidade dele. Hoje, a tecnologia está cada vez mais presente no cotidiano.

6. Priorizar o uso consciente da tecnologia

Não basta somente disponibilizar recursos tecnológicos para incentivar as crianças a obter conhecimento. Tão importante quanto isso é fazer com que o uso de computadores e dispositivos móveis seja feito com equilíbrio.

Por mais que seja enriquecedor o uso de aplicativos de cunho educacional, deixar o filho muito tempo por conta dessa atividade pode causar problemas. Um deles é a dificuldade de interagir com outras crianças e com os próprios familiares.

Por isso, vale a pena reservar um tempo para brincadeiras ao ar livre, como as destacadas no início deste post. Outra medida interessante é levar as crianças para bibliotecas, livrarias e cinema, onde há alternativas para ela se divertir e ter novas experiências.

Com planejamento e alegria, você é capaz de obter bons resultados nas ações com foco no desenvolvimento cognitivo infantil. Pais e escolas devem trabalhar em parceria para formar cidadãos criativos, sociáveis e com senso crítico.

Se você quer mais informações sobre como estimular as crianças, leia este post sobre desenvolvimento cognitivo agora mesmo. O conhecimento é a peça-chave para evoluir a cada dia!

 

Conheça nossos cursos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *