O que você precisa saber sobre o desenvolvimento cognitivo

Desenvolvimento cognitivo infantil 

O ser humano não nasce pronto, com todas as “configurações de fábrica” instaladas no cérebro, até porque, não somos máquinas. 

Quando um neném nasce, ele vai aprendendo conforme seu cérebro se desenvolve, esse processo de conhecimento, memorização e aprimoramento das habilidades físicas e mentais das crianças se chama desenvolvimento cognitivo infantil.

Todo esse aprendizado é possível graças à capacidade de percepção, de raciocínio, de memória, de pensamento e de comunicação, que precisam ser aprimoradas conforme o tempo passa, para que os aprendizados também evoluam.

Esse é o básico, é claro, por isso, siga a leitura e se aprofunde mais no assunto:

Como deve ser o desenvolvimento cognitivo na educação infantil?

O desenvolvimento cognitivo infantil deve ser feito por meio de atividades lúdicas e brincadeiras de raciocínio e/ou concentração, afinal, é dessa forma que podemos plantar sementinhas na mente dos pequenos, para germinarem e crescerem conforme cultivamos.

Vale lembrar que, mesmo sendo responsabilidade da escola oferecer esse tipo de espaço de desenvolvimento para as crianças, os pais ou responsáveis também precisam oferecer essas brincadeiras e atividades em casa.

Quais são as características de desenvolvimento cognitivo na infância?

As características são diferentes em cada faixa etária, conforme os ambientes e estímulos que elas possuam contato. Mesmo diferindo entre si, existem estágios principais que rodeiam esse desenvolvimento: sensorial, simbólico, concreto e formal. 

Vale mencionar que até durante a fase adulta nós ainda estamos aprimorando conhecimentos e aumentando nossa capacidade cognitiva, a grande diferença é que existem marcos e fases específicas nos primeiros anos de vida. Vamos falar delas, então?

Quais são as fases do desenvolvimento cognitivo?

Existem quatro fases do desenvolvimento cognitivo infantil, começando do nascimento e indo até a adolescência, sendo elas:

  • 1ª. Sensorial-motora (0 meses até os 2 anos): a criança está desenvolvendo consciência corporal (membros, movimentos e sentidos), experienciando pela primeira vez os sabores, cores, palavras, sorrisos, passos e outras experiências;
  • 2ª. Pré-operatório (2 até os 7 anos): a criança começa a ter mais imaginação e curiosidade, tentando representar a realidade da forma que eles sentem e veem, assim, surgem as brincadeiras de faz-de-conta e os infinitos “porquês”.  A comunicação deles fica mais clara e objetiva e podem ter um pouco de tendências egocentristas e individualistas nesse período;
  • 3ª. Operatório concreto (de 7 até os 11 anos):  o senso de individualidade começa a reduzir e a empatia a surgir, com maior entendimento dos conceitos morais (certo e errado). Começa a aprimorar e desenvolver o raciocínio lógico, melhorando em resolução de problemas e criação de soluções;
  • 4ª. Operatório formal (dos 11 anos até a adolescência): a criança começa a se desprender dos pais no quesito mental, tendo suas próprias opiniões e pensamentos, afinal a capacidade cognitiva deles já é mais próxima dos adultos, com maior habilidade de dedução, criação de hipóteses, pensamento crítico e entendimento do mundo ao seu redor.

Por que estimular o desenvolvimento cognitivo infantil?

Estimular o cognitivo das crianças, com brinquedos e brincadeiras compatíveis com a idade delas, auxilia no desenvolvimento dos pequenos, garantindo que eles consigam passar pelas fases sem terem algum tipo de atraso e realmente plantando frutos para serem colhidos.

Além disso, é uma ótima forma de ajudar crianças com condições especiais, como as com TDAH, autismo ou outros. 

Vale lembrar que não existem as crianças normais e as diferentes, cada uma é diferente de sua forma, tendo uma condição especial ou não. 

A grande diferença é entender, por exemplo, como os autistas enxergam o mundo ou como o TDAH afeta o dia a dia da criança, para conseguir ajudá-la no desenvolvimento.

Qual é a importância da parceria entre escola e família?

Um bom desenvolvimento cognitivo infantil é resultado de uma boa criação em casa e um bom ambiente escolar para se desenvolver. Conseguir unir ambos os lados com espaços de qualidade traz uma série de benefícios para os pequenos, como:

Sensação de segurança

Quando ambos os pais e a escola são espaços seguros para o crescimento, fica muito mais fácil para a criança perceber e sentir toda essa segurança que vocês querem oferecer. 

Dessa forma, é muito mais fácil do pequeno se abrir para novas experiências e se permitir desenvolver — lembre-se, começar a ir para a escola é uma grande mudança na vida deles e pode ser assustador!

Maior rendimento nos estudos

Quando a família e a escola estão trabalhando em conjunto, os pais ou responsáveis conseguem acompanhar as atividades e ajudar a criança a estudar em alguns momentos do dia. 

Isso leva a criança a entender que pode contar com a ajuda das pessoas de casa para resolver problemas mais complexos e que ele não está sozinho.

Identificação precoce de dificuldades

Se os pais e a escola estiverem em sintonia, os sinais de que algo está mudando e talvez a criança não esteja tão bem poderão ser percebidos logo no começo. Esses sinais podem ser resistência a ir para a escola, rendimento caindo, não querer fazer certas atividades, etc.

Assim fica mais fácil perceber possíveis conflitos internos ou externos da criança, para que, quanto antes, ela receba a ajuda necessária.

Como estimular o desenvolvimento cognitivo infantil?

O desenvolvimento cognitivo infantil pode ser estimulado por meio de danças, brincadeiras, leitura, filmes, e outras atividades lúdicas para melhorar a cognição, como oratória, aula de música e mais. Em nosso blog separamos algumas dicas para estimular o desenvolvimento cognitivo infantil que podem ajudar muito os pais a prepararem atividades em casa, confira!

Qual a importância de acompanhar o desenvolvimento infantil de perto?

Acompanhar o cognitivo do seu pequeno de perto é essencial não só para conseguir perceber, quanto antes, que algo está errado, como também para poder ajudá-lo durante o caminho, oferecendo apoio e auxílio.

Sem contar que, acompanhando de perto, fica muito mais fácil de perceber possíveis atrasos ou sinais de que talvez ele possa ter alguma condição especial, oferecendo o cuidado e tratamento ideal para que ele possa se desenvolver da melhor forma, com base nas suas novas necessidades.

Também fica mais simples de perceber os seus interesses ou dificuldades, podendo colocá-los em atividades extracurriculares que possam aprimorar essas áreas.

Agora nos diga, gostou das informações sobre o desenvolvimento cognitivo infantil? Esperamos que sim e que, de alguma forma, esse conteúdo tenha te ajudado com o seu filho. Aqui na Happy nos dedicamos a oferecer um ambiente agradável, divertido e prolífero para crianças e adolescentes desenvolverem habilidades que as auxiliaram no futuro, tanto no âmbito do trabalho quanto social. Saiba mais sobre nós!

Conheça nossos cursos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *