Desenvolvimento emocional infantil: por que é importante nessa fase?

Quando se fala em educação na infância, muito se discute sobre as evoluções no aspecto cognitivo que ocorrem nessa fase. Porém, algumas vezes outro fator também relevante é deixado de lado: o desenvolvimento emocional infantil.

Trata-se da aquisição de habilidades relativas ao controle e à expressão de sentimentos a partir de experiências vividas. Assim a personalidade da pessoa é construída, o que ocorre de maneira acentuada nesse período, em razão da flexibilidade cognitiva e da sensibilidade da criança.

Quer entender melhor a importância do desenvolvimento emocional infantil e o que fazer para estimulá-lo? Continue a leitura!

Por que o desenvolvimento emocional infantil é tão importante?

Embora um pouco negligenciado por algumas pessoas quando se trata da educação da criança, o desenvolvimento emocional infantil tem grande relevância na vida do indivíduo em um longo prazo. Confira as razões que explicam isso.

Atenuação do egoísmo

Atitudes egoístas são comuns quando há falhas no desenvolvimento emocional infantil. Isso se comprova pelas situações em que crianças não aceitam dividir objetos — como brinquedos —, espaços ou até mesmo pessoas.

Por outro lado, quando o processo é bem trabalhado desde cedo, valores éticos e morais são repassados aos pequenos. Assim eles passam a entender que não estão sozinhos no mundo, a respeitar o espaço do outro e a compartilhar quando necessário, o que impacta a maneira como se relacionam no meio social.

Aceitação de mudanças

Não é raro ver crianças demonstrando maus comportamentos, com choros ou gritos, em face de alterações indesejadas. São situações como uma mudança de residência ou de escola, o distanciamento de amigos, a inserção de novas pessoas no grupo de amizades, entre outras.

Por isso, é fundamental desenvolver o lado emocional, para que seu filho aprenda a aceitar acontecimentos como esses sem grandes sofrimentos, uma vez que a inteligência emocional é trabalhada no desenvolvimento emocional infantil. Ela ensina os pequenos a reconhecerem o que estão sentindo e a experimentar, sim, os sentimentos, porém de maneira saudável, sem deixar que eles os afetem de maneira desproporcional ou por muito tempo.

Capacidade de ouvir mais

Uma pessoa que não teve o lado emocional bem trabalhado na infância pode demonstrar maior dificuldade em ouvir o outro, seja para receber um conselho, seja para conhecer um ponto de vista diferente. Isso ocorre porque, nessas situações, o egoísmo ou a falta de noção sobre as diferenças falam mais alto.

Logo, desenvolver as emoções ajuda a criança a ter maior capacidade de escutar. Ela aprenderá sobre a existência das outras pessoas, entendendo que deve respeitar os sentimentos e as opiniões delas mesmo que se sinta contrariada.

Desenvolvimento de empatia

Além de simplesmente ouvir o outro, algumas vezes a vida exige que nos coloquemos no lugar do outro e isso ocorre de maneira natural quando aprendido desde cedo. Isso acontece exatamente na fase em que o aspecto emocional da criança está em desenvolvimento.

É nesse momento que ela está mais suscetível a influências externas, absorvendo o sentimento de solidariedade mais facilmente e agindo de forma a não prejudicar ou restringir os direitos de outras pessoas.

Como os pais podem ajudar no desenvolvimento emocional infantil?

Por conviverem desde cedo com a criança, os pais são os principais responsáveis pelo desenvolvimento emocional delas. Afinal, são os primeiros com quem elas se relacionam. Nesse sentido, os pequenos devem ser ensinados a identificar e respeitar os sentimentos alheios.

Ainda, eles devem entender o que eles mesmos sentem e como canalizar emoções para algo produtivo. Para isso, o diálogo é a melhor estratégia. É preciso, então, que os pais sempre digam o que estão sentindo, para que as crianças aprendam a identificar as sensações e a lidar com elas.

Sendo assim, você deve ter compreendido que o desenvolvimento emocional infantil merece atenção. Ele envolve ensinamentos pertinentes à compreensão e ao controle de emoções, e facilita a convivência em sociedade.

Essas questões terão grande impacto na vida adulta de seus filhos, pois determinam a maneira como eles reagirão a frustrações e conquistas, inevitáveis na vida pessoal, acadêmica ou profissional. Assim, tratar do tema com o zelo devido é preocupar-se com a pessoa que eles serão no futuro.

Essas informações sobre desenvolvimento emocional infantil foram úteis? Compartilhe-as nas redes sociais para que seu amigos também se informem!

 

Conheça nossos cursos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *