desenvolvimento infantil

Como os games colaboram com o desenvolvimento infantil?

Você sabia que os games podem auxiliar no desenvolvimento infantil? Isso mesmo, você pode ajudar diretamente o seu pequeno deixando ele jogar por um período de tempo determinado — desde que faça o devido acompanhamento, é claro.

Os benefícios são vários e em diversas áreas: de melhora na capacidade de comunicação à habilidades sociais. Se quiser aprender mais sobre esse assunto, não perca este artigo!

Quais os benefícios dos games para o desenvolvimento infantil?

A juventude de hoje já está habituada com as tecnologias, o acesso rápido à informação e com os jogos. Portanto, por que não utilizar essas ferramentas para educá-los e ajudá-los a desenvolver habilidades importantes?

Provavelmente, seu filho já passa bastante tempo se divertindo com as telas de computador ou de console. É fundamental que você tenha um controle acerca do quanto ele vai jogar, mas tenha uma noção de que a atividade não é somente viciante, mas também pode ser crucial para fazer o seu filho se adequar melhor ao mundo moderno.

Hoje, muito se fala em gamificação, por exemplo, que consiste em extrair elementos da mecânica e dinâmica dos jogos para atividades a fim de torná-las mais leves e lúdicas e melhorar o engajamento. Ou seja, é fato que os games podem beneficiar as pessoas ativamente, principalmente as crianças que já estão inseridas nesse contexto.

desenvolvimento cognitivo infantil

Confira a seguir algumas das vantagens dos jogos.

Interação

Os games requerem habilidades sociais para trabalho em equipe. Em alguns deles, os jogadores precisam de colegas para trabalharem juntos, o que estimula a comunicação e construção de vínculos, como amizades, que poderão ajudar bastante seu pequeno.

Em muitos casos, ele pode se reunir com amigos para jogarem em grupo, o que diverte ao mesmo tempo em que fortalece os laços. Assim, seu filho desenvolve empatia e capacidade de relacionar bem com as pessoas.

Aceitação e senso de participação

Por desenvolver as capacidades sociais, os jogos ajudarão seu filho a se sentir aceito dentro dos grupos de jovens da idade dele. Ele vai falar a mesma linguagem que os outros e acompanhará o desenvolvimento deles.

Sabemos que muitas crianças se sentem isoladas por não executar as mesmas atividades que os colegas e isso pode ser prejudicial para a vida emocional. Jogando, elas poderão ser incluídas entre outros pequenos, fazer amigos e se sentir parte de grupos sociais.

Competitividade

Jogos estimulam a competição e a superação. Quando estiver jogando, seu filho vai querer superar os colegas, mas também a si mesmo, desenvolvendo uma boa capacidade de autocrítica.

Junto com os constantes feedbacks dos jogos e recompensas por acertos, as crianças são incentivadas a vencer cada etapa para chegar ao objetivo final. É tudo muito claro: os desafios que elas precisam superar para passar para as novas fases, por isso, elas desenvolvem a competitividade saudável.

Criação e imaginação

Por estarem inseridos em um mundo virtual, com diversas possibilidades, os jogadores exercitam a imaginação e a capacidade de criação. Eles exploram novos mundos, se comportando como diferentes personagens de diversos contextos, o que os incentiva a desenvolver soluções criativas para chegar ao objetivo.

Raciocínio lógico

O raciocínio lógico é um dos principais beneficiados com os jogos. Afinal, a lógica é bem explorada com uma série de passos que conduzem a determinados resultados bem definidos, o que fortalece o senso de causa-consequência.

Por exemplo: se você está em uma fase X e faz as ações necessárias, pode passar para a fase Y e conseguir as devidas recompensas. Se não fizer, não passa. São etapas organizadas que seguem estados e dependem das “entradas” do usuário.

A ideia de sequência de fases, como em um fluxo, também ajuda a desenvolver o raciocínio lógico. É uma dinâmica bem parecida com a programação, outra atividade que ajuda bastante as crianças.

Concentração

Os jogos podem auxiliar a combater a hiperatividade e outros problemas como déficit de atenção. Afinal, os jogadores ficam concentrados no que têm que fazer para alcançar o objetivo e muitos nem param até conseguirem. Com isso, é possível ensinar a criança os benefícios de fazer alguma atividade com o devido foco.

Autoestima

Quando vencer, seu filho vai receber uma mensagem parabenizando-o, e, caso perca, verá uma convidando-o a jogar novamente. Ou seja, os jogos podem ser cruciais para desenvolver a autoestima dos pequenos, ensinando a eles como serem resilientes diante das dificuldades e como apreciarem seus próprios feitos.

Além disso, os personagens distintos e os mundos imaginários desenvolvem um senso de fascínio, que faz com que a criança se sinta melhor e mais empolgada quando está jogando.

Persistência

Esse ponto está relacionado com o anterior. Afinal, os erros em jogos são prejudiciais, mas não fatais, e isso pode ensinar seu filho a persistir independentemente do resultado. Ele sabe que terá uma nova chance, então não precisa ter medo de arriscar, nem de tentar de novo, por exemplo. Como ele tem um alvo bem definido, ele sabe bem o que o espera, caso seja persistente.

Essa habilidade desenvolve também a paciência e a calma diante de situações difíceis, o que será muito útil para a vida. É importante manter a cabeça no lugar na hora de solucionar problemas e, se precisar, tentar quantas vezes for necessário.

Como desenvolver o interesse das crianças?

É importante que você ensine o seu filho que jogar é uma atividade prazerosa que vai trazer benefícios reais para a vida dele. Uma das formas de garantir o interesse dos pequenos nos games é inscrevê-lo em cursos de desenvolvimento de games, que ensinarão, de uma forma leve, como eles podem aprender diversas habilidades enquanto constroem joguinhos divertidos.

Com o tempo, seu próprio filho vai perceber que aprender a desenvolver jogos pode ser tão divertido quanto jogar, e você perceberá que isso o ajudará bastante a alcançar os benefícios já citados neste artigo.

Quais os principais jogos do momento?

Minecraft

É um jogo que simula o LEGO, baseado em construção de blocos. Explora um senso de criatividade, sobrevivência e exploração.

O jogo já está sendo bastante usado como ferramenta educacional para o ensino de diversas matérias como geografia, por explorar a questão espacial, e matemática, por trabalhar raciocínio lógico. Escolas estão utilizando para atividades específicas, como reconstrução histórica de cidades, por exemplo.

Angry Birds

Esse jogo consiste em passarinhos coloridos que precisam salvar seus ovos de porcos verdes. Pode não parecer, mas o jogo ajuda a desenvolver noções de física — inclusive, como mostrado nesta reportagem do Globo, já está sendo usado como uma ferramenta para ensino da área —, estimula a memória e contribui com a melhora do senso de lógica e com o ensino sobre a persistência.

Em suma, os jogos são importantíssimos para ajudar as crianças a conhecerem as habilidades que serão úteis para a vida delas. Assim, elas aprendem coisas fundamentais enquanto se divertem, explorando mundos fantásticos e vencendo desafios.

Entendeu como os jogos auxiliam no desenvolvimento infantil? Aproveite para ler também este outro post sobre como deixar a internet mais segura para os seus filhos.

 

Conheça nossos cursos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *