Ensino de tecnologia traz benefícios sociais e culturais

É evidente que a tecnologia se infiltrou em nossas vidas, agora você pode fazer compras, transações bancárias, comunicar-se, socializar, navegar e colaborar com pessoas em seu smartphone ou dispositivo. As crianças estão aprendendo a navegar na tecnologia em uma idade muito mais jovem à medida que crescem com ela em suas casas e em suas vidas. A Geração Z é agora responsável por moldar o que hoje é conhecido como nossa cultura digital e são grandes consumidores de mídia digital. Em todo mundo, usam a internet por vários motivos; jogos online, comunidades sociais, notícias e entretenimento. No entanto, essa faixa etária usa a tecnologia de forma mais imersiva para criar comunidades online e moldar suas identidades. É essencial que eles desenvolvam habilidades para explorar essas áreas com segurança e competência.

Cada vez mais, a principal atração da tecnologia para os jovens é a participação em uma cultura digital global. A internet permite que as pessoas se conectem com qualquer parte do mundo e criem experiências compartilhadas, em um conteúdo online que traz o sentimento de inclusão. Os jovens são capazes de fazer amizade com um grupo de pessoas muito maior e culturalmente diversificado. Eles estão usando aplicativos para cantar, desenvolver a criatividade, fazer amigos, compartilhar interesses e socializar com pessoas de todo o mundo. Mantêm-se atualizados, compartilham sua própria linguagem ou gíria e participam de uma comunidade global de memes e comentários sociais.

No entanto, o conceito de privacidade mudou muito nas mentes dos jovens. As mídias sociais podem aumentar as pressões para os adolescentes à medida que buscam popularidade e compartilham informações. Alguns adolescentes estão compartilhando grandes quantidades de suas vidas com seus seguidores online e, com o surgimento dos influencers, a ideia de ter uma vida privada se dissipou. É uma boa ideia discutir as questões sobre privacidade com seus filhos e debater se eles devem ter o direito a uma vida privada. Talvez seja uma boa ideia levá-los a pensar sobre como a tecnologia impacta nossas vidas de maneira positiva e negativa. Esta educação digital deve ajudá-los a distinguir como eles usam a tecnologia, a quantidade de informações que compartilham e como podem estar mais conscientes da vida, tanto online quanto no mundo real.

Com o aprendizado da tecnologia, crianças e adolescentes podem crescer no mundo digital com inúmeras habilidades sociais e culturais, entre elas podemos citar: saber quando é apropriado ouvir e quando falar, interagir efetivamente com outras pessoas, ter uma conduta respeitável e profissional, trabalhar efetivamente em equipes, respeitar as diferenças culturais e trabalhar de forma eficaz com pessoas de diversas origens sociais e culturais, desenvolver sua confiança, responder de maneira aberta a diferentes ideias e valores, alavancar as diferenças sociais e culturais para criar novas ideias e aumentar a inovação e a qualidade do trabalho.

Além disso, o ensino de habilidades tecnológicas promove que os jovens definam metas com critérios de sucesso tangíveis e intangíveis; equilibrem objetivos táticos (curto prazo) e estratégicos (longo prazo); utilizem melhor o tempo e gerenciem suas tarefas mais eficientemente; monitorem, defininam, priorizem e concluam tarefas com mais facilidade; vão além do domínio básico de habilidades tecnológicas e o currículo escolar, explorem e desenvolvam seu próprio aprendizado e oportunidades para ganhar experiência; demonstrem iniciativa para avançar os níveis de habilidade para um nível profissional e saibam refletir criticamente sobre as experiências passadas, a fim de informar o progresso futuro.

Sobre a Happy Code

A Happy Code é uma escola de tecnologia e inovação, criada a partir da necessidade do ensino de competências digitais para uma geração que já nasceu conectada. Nosso método de ensino é baseado no conceito global STEM – Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática – que trabalha disciplinas fundamentais na formação de alunos mais preparados para lidar com os novos desafios da era digital.

Oferecemos cursos interativos de programação, desenvolvimento de games e aplicativos, robótica com drones, Internet das Coisas e mais, introduzindo os alunos a um ambiente inovador como o exigido pelo mundo atual. Por meio do aprendizado baseado em projetos, nosso conteúdo estimula o raciocínio, a criatividade e o pensamento crítico.

 

Conheça nossos cursos: