Você já parou para pensar sobre o grande papel que a escola de tecnologia para criança desempenha em seu desenvolvimento? Instituições com esse perfil são tão importantes quanto aquelas que trabalham com a alfabetização, afinal, estimulam habilidades e competências fundamentais hoje e amanhã.

No mundo em que nossas crianças vivem é muito importante que elas consigam dominar esses conhecimentos para que possam interagir com os recursos que estão a sua disposição. Além disso, os estímulos que recebem contribuem para que ampliem ainda mais o seu potencial.

Ter contato com a tecnologia em casa é uma forma da criança treinar essas habilidades, mas preparamos este artigo para explicar o impacto positivo das escolas tecnológicas no desenvolvimento infantil. Continue lendo e entenda por que é interessante o seu filho cursar uma delas e não somente ser usuário de equipamentos eletrônicos!

A contribuição da tecnologia para o desenvolvimento infantil

Durante muito tempo a tecnologia foi vista como negativa para as crianças. No entanto, assim como outras atividades, quando bem direcionada e aplicada corretamente ela contribui de forma significativa para o desenvolvimento infantil.

É importante compreendermos que as novas gerações nasceram em um mundo diferente, onde o digital, os ambientes virtuais e os recursos tecnológicos estão à disposição delas. Todos eles fazem parte do dia a dia das crianças e vão muito além de um simples entretenimento.

Afinal, a tecnologia está presente em tudo e é utilizada para cumprir diversas tarefas e funções. Ela está em nossos lares, nos equipamentos que utilizamos para comunicação, trabalho, estudo e até mesmo na interação com as demais pessoas e o mundo.

Se hoje isso já está muito evidente, imagine, então, como não será daqui há alguns anos, quando os nossos filhos estarão na idade adulta. A presença dos recursos tecnológicos será cada vez mais expressiva, sendo fundamental que os novos cidadãos tenham fluência nesse conhecimento, principalmente para estarem competitivos no mercado de trabalho.

Dessa forma, é preciso que as crianças desenvolvam hoje habilidades e competências que estejam de acordo com o que essa nova realidade tecnológica exige. Sendo assim, elas precisam ter acesso a esse conhecimento com o intuito de alcançarem um desenvolvimento adequado à sua realidade.

O aprendizado de tecnologia traz diversas vantagens e benefícios para as crianças, como:

Mas para desfrutar de todos esses benefícios e de fato possibilitar um desenvolvimento completo para o seu filho, é importante que a tecnologia seja aplicada com foco nesses objetivos. Aqui se faz essencial o trabalho em conjunto com uma escola de tecnologia para criança.

O importante papel das escolas de tecnologia para criança

Existem diversos tipos de equipamentos tecnológicos e várias formas de incorporar a tecnologia em nosso dia a dia. No caso das crianças, é muito comum que elas operem computadores, tablets, celulares e se divirtam com videogames.

Tudo isso é feito principalmente com o intuito de entreter, no entanto, para que a tecnologia contribua positivamente com o desenvolvimento infantil ela precisa ser aplicada com foco educacional.

Por isso, não é suficiente permitir que as crianças tenham acesso a equipamentos tecnológicos. Elas precisam saber como utilizá-los de forma positiva e saber como adquirir conhecimentos específicos, desenvolver habilidades e aplicar tudo isso no aprimoramento de suas habilidades e competências.

É isso o que uma escola de tecnologia para criança faz. Nessas instituições os profissionais usam os recursos tecnológicos para que os alunos expandam a sua experiência de aprendizado, de modo que o ensino se torna mais interativo, dinâmico e completo.

Os professores trazem propostas pedagógicas com o intuito de desenvolver habilidades que são fundamentais no século 21. Assim, preparam cidadãos para utilizar os recursos tecnológicos usufruindo de todos os seus benefícios, ao mesmo tempo em que estão aptos para desempenhar um excelente papel profissional no mercado de trabalho.

Uma escola de tecnologia para criança atua das seguintes formas:

Afinal, não basta simplesmente permitir que as crianças trabalhem com equipamentos eletrônicos e tecnológicos em casa ou na escola. Na verdade, o que elas precisam é de instrução sobre como eles funcionam, ao mesmo tempo em que recebem os estímulos essenciais para que o seu desenvolvimento aconteça.

Sendo assim, os professores de uma escola de tecnologia para criança identificam aquilo que é essencial para ampliar o seu aprendizado e o que será fundamental no futuro. Dessa forma, são propostas atividades que favoreçam as competências e o potencial dos alunos.

É desse modo que a tecnologia se torna positiva para as crianças. Aplicada corretamente, de acordo com a faixa etária e a etapa de desenvolvimento, ela promove os estímulos certos no momento ideal, para que a criança desfrute apenas de vantagens e benefícios.

Dicas para escolher uma boa escola de tecnologia

Como você pode ver, uma escola de tecnologia para criança é uma grande aliada do desenvolvimento infantil. No entanto, é fundamental que o ensino seja aplicado da forma correta para que a criança de fato receba a informação e os estímulos de forma adequada.

Sendo assim, os pais precisam saber como escolher uma boa escola para que seus filhos sejam beneficiados com o aprendizado que receberão. Veja a seguir alguns fatores que devem ser analisados para tomar a melhor decisão e escolher uma boa instituição.

Analise a infraestrutura

Observe se a escola tem uma boa infraestrutura, tanto predial quanto dos equipamentos que serão utilizados em sala de aula. Avalie se o local é seguro, organizado, limpo e se as crianças de fato terão acesso a equipamentos modernos em número adequado para a quantidade de alunos por turma.

Avalie a proposta de ensino

A proposta de ensino é o que mostra de que forma a escola contribuirá para o aprendizado e o desenvolvimento da criança. No caso daquelas com foco no ensino de tecnologia, é preciso que a sua proposta esteja voltada para o desenvolvimento de habilidades e competências essenciais para o século 21, com foco em formar cidadãos e profissionais mais competentes.

Informe-se sobre a metodologia empregada

Não basta simplesmente ensinar, é preciso que a metodologia aplicada esteja de acordo com a proposta de ensino. Por isso, informe-se sobre esse aspecto da instituição para observar se o modo como os professores trabalham está de acordo com aquilo que você deseja para o seu filho, e se a técnica de fato é eficaz para estimular o desenvolvimento e o aprendizado.

Conheça o corpo docente

Em qualquer escola é muito importante que os pais conheçam todo o corpo docente, afinal, seu filho estará sob responsabilidade dessas pessoas. Sendo assim, elas precisam estar aptas para lidar com as crianças ao mesmo tempo em que têm formação e conhecimento necessários para aplicar as propostas da escola e a metodologia.

Estar em contato com os recursos tecnológicos é fundamental para que a criança se familiarize com a realidade em que vive, mas para que o desenvolvimento infantil aconteça de uma forma completa a escola de tecnologia para criança é essencial. Ela ajuda a desenvolver habilidades e competências, extraindo o máximo de benefícios que a modernidade pode oferecer para as novas gerações.

Saiba mais sobre as vantagens do aprendizado de tecnologia. Entre em contato conosco e converse com os nossos profissionais para entender como esse conhecimento ajudará no desenvolvimento do seu filho!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *