7 Benefícios do Aprendizado de Programação e Robótica para Crianças e Adolescentes

Em um mundo globalizado em que a informação é altamente valorizada, o conhecimento em diversas áreas é essencial para garantir o desenvolvimento de habilidades e promover importantes melhorias na vida pessoal e profissional. Qualquer aprendizado é ainda mais efetivo na infância e na adolescência, quando o aluno está em fase de desenvolvimento e adaptação e se envolve na descoberta de um novo mundo.

A importância do ensino de programação e robótica já pode ser comparada ao ensino de outras línguas, como o inglês e o espanhol. Também estão comprovados os diversos benefícios que o aprendizado da linguagem de programação pode trazer para os alunos. Confira a seguir 7 benefícios do aprendizado de programação e robótica para crianças e adolescentes.

1 – Estimula o raciocínio lógico

Ao aprender a linguagem de programação, os alunos são ensinados a pensar de forma estruturada. Eles designam ações a serem cumpridas pelo computador, através de códigos específicos, que são criados por sequências de números e palavras. Desse modo, o aluno desenvolve o lado esquerdo do cérebro, responsável pelo raciocínio lógico, analítico e crítico.

2 – Ajuda na organização de modo geral

O aprendizado da programação estimula o aluno a organizar os pensamentos e as ações a serem tomadas para a solução dos desafios envolvidos nos projetos de criação de um game ou aplicativo, por exemplo. Isso acaba refletindo na capacidade de organização de um modo geral, como no planejamento de tarefas e atividades, estruturação de pensamentos e até mesmo na maneira de estudar. 

3 – Propicia uma melhor escrita

O ensino de programação e robótica também influencia, auxilia e melhora o aprendizado de matérias de ciências humanas, além de melhorar a escrita. Uma vez que o aluno aprende a organizar melhor suas ideias e pensamentos, ele consegue estruturar com mais facilidade o texto a ser escrito.

Leia mais: Crianças e adolescentes aprendem programação e robótica interagindo com robôs

4 – Incentiva o aprendizado de matemática, física e língua inglesa

Coordenadores, professores e pais vêm percebendo grandes melhoras no desempenho escolar em diversas disciplinas escolares, principalmente, nas matérias que tem como base o raciocínio lógico, como a matemática, física e também o inglês. As crianças e adolescentes se familiarizam com os números ou as novas palavras e aprendem raciocinar com mais precisão, entendendo a teoria e conseguindo aplicá-la na prática.

5 – Auxilia no desempenho pessoal e profissional

Aprender a programar auxilia a criança e o adolescente a descobrir suas potencialidades e estimular suas aptidões. Eles se tornam mais engajados e entusiasmados a seguir em busca de novos desafios. Além disso, no futuro, por terem habilidades diferenciadas, deverão se destacar no mercado de trabalho.

6 – Estimula a criatividade

Através da criação dos games, os alunos aprendem a pensar de forma estruturada e não apenas a decorar fórmulas ou datas. Nos cursos oferecidos pela Happy Code, os alunos usam a criatividade em todas as aulas para analisar, planejar, criar e executar um projeto valorizando todas as suas etapas. Além de incentivar a criatividade, os cursos também estimulam as crianças e os adolescentes a trabalharem em equipe.

Confira: 5 motivos para matricular seu filho na Happy Code

7 – Desenvolve habilidades para solucionar situações adversas

Outro benefício que podemos destacar no aprendizado de programação e robótica é a capacidade dos estudantes de solucionar problemas. No mundo da tecnologia, para conseguir se comunicar com eficiência, certos padrões lógicos devem ser seguidos. Se, por acaso, uma sequência de códigos não for desenvolvida corretamente, o projeto não responderá de acordo, então o aluno se depara com uma situação que precisará ser resolvida, a fim de cumprir o desafio proposto.

Os cursos da Happy Code são destaques no ensino de programação e robótica. A escola conta com cursos regulares e de curta duração. Os alunos aprendem a planejar e a criar os próprios games, aplicativos e até mesmo a construir drones autônomos. Nos cursos de férias e de curta duração, os alunos aprendem as técnicas e ferramentas para criar um canal no YouTube de sucesso (YouTuber) e também a criar os próprios itens e mods (modificações) no Minecraft (Minecraft Modding).

Fique por dentro de todas as informações, curta e compartilhe a página da Happy Code no Facebook:

 

Conheça nossos cursos: