Como funciona a carreira de um gamer profissional? Confira!

Como funciona a carreira de um gamer profissional? Confira!

Mais do que um momento de interação com os amigos ou de entretenimento, jogar é uma profissão para o gamer profissional. Afinal, ele ganha dinheiro jogando ou participando de competições. Esse valor é proveniente de premiações, patrocínios, monetização, publicidade e venda de produtos.

Essa carreira é como a de qualquer atleta, pois os jogadores são considerados esportistas digitais e treinam todos os dias. Eles também precisam passar muitas horas estudando técnicas e estratégias para superar seus adversários. Existem pessoas que, até mesmo, recebem dinheiro para escrever críticas sobre jogos e produzem vídeos para plataformas como o YouTube sobre o tema.

Se o seu filho gosta de jogar e quer se tornar um gamer profissional, continue a leitura e saiba mais sobre essa carreira!

Qual é a rotina do gamer profissional?

Assim como qualquer atleta, os gamers profissionais costumam participar de times patrocinados. Em geral, as equipes vivem em centros de capacitação nos quais passam boa parte do dia estudando e treinando.

Nas chamadas Gaming Houses, os jogadores têm uma rotina de 8 a 12 horas de prática de jogos e de estudo com a orientação de um técnico, além de análises das partidas dos adversários e discussões de estratégias. Nesses locais, eles contam com computadores de última geração conectados à internet, salas climatizadas, refeições planejadas por nutricionistas, entre outras vantagens.

Mas a vida desses profissionais não se resume aos computadores. Para manter a saúde física e mental, é importante que eles frequentem a academia e recebam atendimento psicológico.

Como ajudar seu filho a se tornar um gamer profissional?

O caminho para crianças e adolescentes que querem se tornar jogadores profissionais é longo e exige muita dedicação e esforço. Para ter sucesso na carreira, não basta apenas ter boas táticas para competir – é preciso desenvolver habilidades, ter boa comunicação, encontrar um time engajado, entre outras condições.

Saiba como você pode ajudar seu filho nessa empreitada.

Incentivar os estudos

Quem quer se tornar um gamer profissional precisa estudar muito. Assistir às partidas de outros jogadores ajuda a aprender novas técnicas, por exemplo. Além disso, existem vídeos e tutoriais que ensinam mais sobre diferentes tipos de jogos. Também é interessante gravar as partidas do seu filho e pedir para que ele as reveja a fim de identificar os erros ou pontos de melhoria.

Outro ponto importante é estudar a dinâmica e mecânica dos jogos, como entender o estilo do game, conhecer os macetes, entre outros. Assim, o jogador consegue deduzir os movimentos do oponente, mesmo que não conheça as suas estratégias.

Ensinar a ter limites

Jogadores profissionais também precisam ficar um tempo longe dos computadores. Por isso, é bom determinar regras que incluam uma alimentação saudável, exercícios físicos e uma boa noite de sono.

Investir nos equipamentos necessários

Os equipamentos para jogos são caros, porém, são o melhor investimento para os jogadores. Periféricos da categoria gamer, como cadeira, monitor, mouse, headset, teclado, entre outros, são boas apostas para melhorar o desempenho do seu filho nos jogos.

Cuidar do psicológico

Expectativas e pressão vêm de todos os lados: dos colegas de time, da organização e dos torcedores. Saber lidar com isso é fundamental para manter a saúde mental. Por isso, é importante que a criança ou o adolescente tenham acompanhamento psicológico e saibam manter a calma em situações de estresse.

Quais são as habilidades desenvolvidas com a prática de criação de games?

Além de jogar, o jovem pode aprender a criar os jogos. Isso é importante para que eles entendam como funcionam os games e desenvolvam algumas habilidades importantes para a vida adulta.

Raciocínio lógico

Por meio das linguagens de programação, os alunos são incentivados a organizar melhor seu pensamento. Ao precisar transmitir ações criadas em códigos para o computador, eles aprendem a compor sequências que resultam na função desejada.

Criatividade

Ao desenvolver um jogo, o estudante precisa planejar tanto a estrutura da programação quanto o seu visual, a sua funcionalidade, entre outros detalhes importantes para ter um bom game. Para isso, é necessário pensar e usar a criatividade. Assim, crianças e adolescentes ampliam suas visões de mundo e se interessam em saber o que são capazes de fazer com o conhecimento.

Perseverança

Após escrever um código, pode acontecer de ele não funcionar como deveria. Por esse motivo, é comum ter que recomeçar ou gastar um bom tempo procurando pelo erro. Isso mostra que programar incentiva o jovem a aceitar seus erros e a continuar tentando resolver os problemas.

Como a gamificação está transformando o modo de aprender?

A gamificação usa a lógica dos jogos em outros contextos. Ao levar esses elementos para a educação, estamos usando as estratégias próprias dos games para deixar o processo de aprendizado mais atrativo. Para isso, são mantidos os comportamentos naturais dos seres humanos, como busca por recompensa, socialização, competitividade e prazer pela superação.

Gamificação não é apenas premiar o aluno a cada tarefa concluída. Ela permite usar as técnicas e o design próprios dos jogos para enriquecer o processo de ensino-aprendizagem, estimulando a busca pelo conhecimento e promovendo um ambiente desafiador e atraente.

A grande vantagem é que ela impulsiona o engajamento e a motivação dos alunos. Para isso, é necessário criar um ambiente lúdico, que promova o trabalho em equipe, a competição e a conquista de objetivos.

Assim como um jogo, essa estratégia capta a atenção dos jovens ao proporcionar recompensas a cada meta cumprida e ao mostrar níveis superiores que podem ser alcançados à medida que eles avançam em seus conhecimentos.

Para levar as táticas dos jogos para a sala de aula, os professores devem encorajar seus alunos a se envolveram nas tarefas. É importante pensar em um sistema que propicie gratificações e dificuldades crescentes de acordo com a evolução do estudante, liberando atividades mais difíceis a cada objetivo conquistado.

Agora que você conhece a rotina de um gamer profissional, já pode ajudar o seu filho a se tornar um. É muito importante que crianças e adolescentes saibam que recebem o apoio dos pais para fazer aquilo que mais gostam, seja por lazer ou profissionalmente. Por isso, dê todo o suporte necessário e incentive-os a seguirem seus sonhos no mundo digital.

Se o seu filho quer seguir a carreira de gamer profissional, não deixe de matriculá-lo em uma escola referência em formar pessoas prontas para lidar com os novos desafios da era digital. Entre em contato conosco!

 

Conheça nossos cursos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *