Habilidades tecnológicas fortalecem a confiança dos jovens

muitas maneiras em que a tecnologia pode nos beneficiar, principalmente com a facilidade que os jovens têm para dominar novas tecnologias e explorar possibilidades.

O incentivo de aprender novas habilidades tecnológicas tem apresentado inúmeros benefícios, dentre os quais está o amadurecimento comportamental, intelectual e autoconfiança. A autoconfiança é um ingrediente fundamental em todos os aspectos do desenvolvimento saudável das pessoas e é crucial para se relacionar com os outros e encarar tantos desafios sociais como partilhar, colaborar e fazer amigos.

As pesquisas na internet têm um potencial considerável para ajudar nossa autoconfiança e auto-estima. Hoje, a informação está muito acessível e online é possível encontrar muitas dicas e sugestões realmente úteis. Há algumas publicações muito boas que dão informações úteis sobre como lidar com ansiedade, depressão, obsessões e fobias. Há também livros que ajudam você a adquirir autoconhecimento – possivelmente um componente essencial da autoconfiança – e outros que o ajudam a entender a terapia cognitiva e a aplicá-la a si mesmo. Uma palavra de advertência: é necessário filtrar o conteúdo, pois os livros de auto-ajuda também podem conter péssimos conselhos, incluindo algumas coisas muito desatualizadas, sugerindo que você deve sempre ser positivo, e não realista.

A vida atual e os ambientes de trabalho exigem muito mais do que habilidades de pensamento e conhecimento de conteúdo e a capacidade de ser confiante é muito exigida em uma carreira. O aprendizado de habilidades tecnológicas permite adaptação a mudanças, flexibilidade e incorporação de feedback de forma eficaz. Também é possível gerenciar melhor o tempo, definir metas com critérios de sucesso tangíveis e intangíveis, equilibrar metas táticas (de curto prazo) e estratégicas (de longo prazo) e demonstrar compromisso com o processo de aprendizagem. Além de, interagir efetivamente com os outros, saber quando é apropriado ouvir e quando falar, conduzir um projeto de maneira profissional, respeitar as diferenças culturais e trabalhar eficientemente com pessoas de uma série de origens sociais e culturais e responder de maneira aberta a diferentes ideias e valores. Todas estas e muitas outras habilidades conduzem o desenvolvido da confiança através da tecnologia.

A ferramenta do Youtube, por exemplo, pode auxiliar no desenvolvimento das crianças e adolescentes que querem ser youtubers, pois através da gravação de vídeos conseguem melhorar seu vocabulário, concentração nas atividades, aprendem a resolver problemas, gradativamente se relacionam melhor com o público do canal e consequentemente faz com que sua confiança se desenvolva.

Um caso incrível de desenvolvimento de confiança em uma criança através da tecnologia é o do Miguel, de 11 anos. Ele é aluno da Happy Code e portador do Transtorno do Espectro Autista. Sua mãe, Susy Ferraz, é pedagoga de Educação Infantil na rede municipal de Campinas e, após o diagnóstico se dedicou aos estudos tanto para assistir seu filho da melhor forma possível quanto para propagar a conscientização sobre o assunto. Depois de muita leitura, congressos e pesquisas entendeu que é preciso buscar os interesse da criança e investir em suas habilidades. Susy procurou a Happy Code após observar o grande interesse de Miguel pela tecnologia, uma característica comum no autismo, e o aprendizado de competências digitais foi uma forma de estimular seu desenvolvimento. Ele adorou e percebeu que junto com todos os outros atendimentos que possui, desenvolveu muito bem a atenção, procura de caminhos alternativos, imaginação e criatividade e, o que talvez seja o mais importante, é muito feliz em suas aulas.

Sobre a Happy Code

A Happy Code é uma escola de tecnologia e inovação, criada a partir da necessidade do ensino de competências digitais para uma geração que já nasceu conectada. Nosso método de ensino é baseado no conceito global STEM – Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática – que trabalha disciplinas fundamentais na formação de alunos mais preparados para lidar com os novos desafios da era digital.

Oferecemos cursos interativos de programação, desenvolvimento de games e aplicativos, robótica com drones, Internet das Coisas e mais, introduzindo os alunos a um ambiente inovador como o exigido pelo mundo atual. Por meio do aprendizado baseado em projetos, nosso conteúdo estimula o raciocínio, a criatividade e o pensamento crítico.

Conheça nossos cursos: