Happy Code utiliza Minecraft para ensinar lógica de programação

O Minecraft é um jogo da Microsoft que nasceu em 2011 e já conquistou milhares de usuários pelo mundo. O game pode ser jogado por meio de alguns celulares ou do console Xbox e vem se destacando por permitir o uso de suas ferramentas em processos educacionais. A Happy Code que ensina programação e linguagem de código para crianças e adolescentes, está utilizando esse jogo em sala de aula para ensinar de maneira divertida e leve o básico da leitura e desenvolvimento de códigos, permitindo uma introdução do estudante a esse universo tão extenso e promissor.

Minecraft utilizado pela Happy Code estimula criação de novos códigos de programação

No Minecraft tradicional as pessoas constroem e desconstroem cenários, criando universos paralelos a realidade, mas que podem ensinar coisas novas com base no mundo real. Já no Minecraft usado pelos professores da Happy Code em sala de aula os estudantes conseguem construir novas funções para o jogo por meio da manipulação de códigos que eles vão aprender a usar.

Com um mecanismo que permite a inclusão de novas funções no Minecraft usado pelos alunos da Happy Code, que pode criar funcionalidades que ainda não existam no jogo, como por exemplo, objetos, espadas e muito mais.

Através do jogo Minecraft os pequenos aprendizes vão absorver cada ensinamento brincando e em poucas horas saberão usar os sistemas de base de programação. Se essas mesmas aulas fossem ministradas por meio de métodos tradicionais os alunos demorariam semanas para assimilar o mesmo conteúdo que aprendem rapidamente através dos jogos usados pela Happy Code.

E é com essa base de linguagem de programação que os estudantes conseguirão aprender a desenvolver aplicativos para celulares e até a fabricar um game partindo do zero. Mas o Minecraft vai mais além quando o assunto é educação, auxiliando na formação de cada estudante para o resto da vida.

Resoluções de problemas e tomadas de decisões

Além de aprender a linguagem de programação, usando ferramentas como o Minecraft os alunos da Happy Code são estimulados a tomar decisões. Quem aprende a criar códigos e a aplicá-los de modo criativo e no momento oportuno do jogo consegue finalizar cada etapa em  velocidade recorde se comparado com um jogador que não possui conhecimento algum em programação.

Com isso o aluno se prepara, mesmo sem perceber, para tomar decisões que exigem um raciocínio rápido em seu dia a dia. Recebendo esse estimulo quando criança ou jovem ao chegar à fase adulta terá a mente treinada para identificar rapidamente soluções para os mais diferentes tipos de problemas.

Happy Code ensina linguagem de código de modo definitivo

A estratégia de ensinar brincando é mais eficaz do que você imagina. O que aprendemos de modo desinteressante nem sempre é absorvido pela nossa mente. Isso porque o que se aprende usando somente um lado do nosso cérebro (seja ele o direito ou o esquerdo) é facilmente descartado do nosso banco de memórias, mas o que aprendemos com os dois lados do cérebro é guardado para a vida toda.

Atentos a esse meio de aprendizagem definitiva a Happy Code construiu um módulo para Minecraft, permitindo a união da diversão com a educação de programação de games. E é esse sistema que a Happy Code aderiu, trazendo para o Brasil uma tendência mundial no segmento da educação.

 

Conheça nossos cursos: