Entenda a importância do ensino STEM na educação infantil

Entenda a importância do ensino STEM na educação infantil

Uma das grandes dificuldades dos educadores e pais de hoje é o desenvolvimento das habilidades necessárias nos filhos para prepará-los para o futuro. Isso é um desafio, pois os métodos tradicionais de aprendizado não são tão focados nessas capacidades e parecem estar um tanto alheios à nova realidade dos alunos no contexto tecnológico. Nesse sentido, o ensino STEM se destaca como uma solução.

Com essa metodologia, os pais conseguem acompanhar e auxiliar os filhos na vida escolar e prepará-los para o futuro com o estímulo ao desenvolvimento de características cognitivas e interpessoais que são fundamentais.

Para aprender o que você precisa acerca desse conceito, acompanhe este artigo até o final!

O que é a metodologia de ensino STEM?

A metodologia STEM é caracterizada pela combinação de conhecimentos e competências para proporcionar uma experiência de aprendizado diferenciada para os alunos. O acrônimo em português significa ciência, tecnologia, engenharia e matemática. O objetivo é integrar essas áreas e o modo de trabalhar a absorção de fundamentos de cada uma delas para melhorar o ensino.

Ou seja, o objetivo não é necessariamente ensinar engenharia para alunos da escola, mas utilizar os métodos e abordagens típicas desse tipo de área para a aprendizagem dos estudantes no nível deles. 

O ensino STEM é focado em projetos. Assim, os educadores podem estimular os alunos a identificarem problemas e buscarem resoluções. 

Os processos são focados no uso de tecnologia, materiais interativos e em estratégias de ensino diferentes e inovadoras. O conceito é fincado em cinco grandes princípios: investigação, descoberta, conexão, criação e reflexão. A missão é incentivar todas essas habilidades para otimizar o aprendizado.

Qual a importância de novas metodologias de ensino?

Com o avanço das tecnologias no mundo moderno, diversas áreas estão sendo afetadas, oportunidades estão sendo geradas e paradigmas estão sendo alterados. A educação tem sido alvo de muitas iniciativas, como o STEM, que visam o desenvolvimento de habilidades e que estimulam uma visão mais engajada dos estudantes. Essas abordagens buscam se conectar às tendências do mundo real para preparar os alunos para o futuro no mercado de trabalho.

Por conta disso, é importante que os pais estejam cientes dessas metodologias que estão revolucionando o setor educacional, para que busquem o aperfeiçoamento de competências importantes, cognitivas e sociais em seus filhos. Assim, é possível prepará-los para a vida moderna e para o mercado de trabalho.

Esses métodos modernos diferem dos modelos antigos, mais focados nos conteúdos e em exposições na sala de aula, com maior protagonismo do professor.

Metodologias como o STEM são concentradas no aluno: no desenvolvimento de maior autonomia e mais participação por parte deles para que eles aprendam de forma prática e aperfeiçoem características importantes. Tentando, errando, acertando e construindo suas próprias soluções.

Quais os benefícios da metodologia STEM?

A seguir, veremos alguns benefícios desse tipo de estratégia.

Multidisciplinaridade

O conceito STEM é formado por quatro grandes áreas do conhecimento, e o objetivo, como já mencionado no primeiro tópico, não é ensinar conteúdo desses domínios necessariamente, mas aplicar os métodos de ensino para conseguir desenvolver as habilidades relacionadas a esses campos de atuação.

Por isso, o STEM é focado também na integração entre essas áreas. Os estudantes são impulsionados a adquirir e a utilizar diversos conhecimentos necessários de diferentes segmentos com um projeto, por exemplo, se preparando melhor para o mercado de trabalho do futuro, que exige isso.

O foco nas questões práticas, típico da engenharia, se manifesta em projetos relacionados com tecnologia, como a robótica. Por sua vez, os conceitos e a maneira de investigar e refletir seguem princípios científicos, enquanto no cerne estão as concepções matemáticas importantes. Tudo isso de forma lúdica e intuitiva para os estudantes.

Estímulo ao foco e à concentração

Para as crianças, um grande benefício de contar com projetos e com uma abordagem mais engajante é o fato de que elas conseguem se concentrar melhor. Como os problemas são empolgantes, os pequenos se envolvem e não deixam de focar até encontrar uma possível solução que seja eficiente.

Dessa forma, eles ganham uma habilidade para a vida profissional e para outros âmbitos: a capacidade de se concentrar em algo para fazer da melhor maneira possível.

Desenvolvimento de habilidades necessárias

O aprendizado estimulado pela metodologia STEM incentiva o desenvolvimento de habilidades consideradas fundamentais para a vida moderna, como comunicação, criatividade e liderança. Com elas, seu filho está devidamente preparado.

A comunicação é trabalhada com a busca por soluções de forma colaborativa, a criatividade é explorada com o uso de ferramentas tecnológicas e pela necessidade de formas eficazes de resolver problemas.

A liderança é estimulada por conta da maior autonomia que o aluno tem. Uma forma de ensino que dá mais espaço para eles errarem e acertarem auxilia para que essas competências sejam alcançadas com maior facilidade.

Incentivo ao trabalho em equipe

A comunicação do último subtópico é desenvolvida pelo incentivo ao trabalho em equipe, principalmente. Além de ser apresentado a problemas reais, seu filho terá a oportunidade de trabalhar com outros colegas para desenvolver capacidades interpessoais cruciais para o futuro.

Com isso, ele aprenderá a importância de pedir ajuda aos colegas e de auxiliá-los. Capacidades como empatia, respeito e colaboração ajudarão para que ele se torne um ser humano melhor e um profissional mais aplicado e eficaz.

Desenvolvimento do senso crítico

Outro benefício das estratégias STEM é o desenvolvimento do senso crítico. A metodologia enuncia que os alunos devem ser confrontados com questões do mundo real, tanto para aplicarem o que aprenderam em aula, racionalizando sobre aquilo, quanto para desenvolver uma visão mais crítica e cidadã.

Com o estímulo à investigação e à reflexão, os estudantes são incentivados a sugerir soluções sólidas baseadas em fatos e em evidências. Assim, aprendem a questionar e a atestar a veracidade das coisas, com experimentação e com autocrítica para tentar resultados melhores e mais adequados às situações propostas.

Por que considerar a ajuda de empresas especializadas?

Para usufruir dos benefícios da metodologia STEM, é importante contar com a ajuda de uma empresa que seja referência no ramo e que tenha a experiência necessária para isso. Uma companhia que já trabalha com essas estratégias sabe bem o que funciona e o que não e pode proporcionar mais segurança para os pais acerca do sucesso desse tipo de ensino.

Para potencializar o aprendizado e para desenvolver as habilidades que são realmente necessárias, uma instituição educacional com métodos inovadores, uma linguagem moderna, adequado ao contexto tecnológico, e práticas engajantes é uma ótima opção. Pois, uma vez matriculado, seu filho participará de atividades interessantes que ajudarão na preparação dele para o futuro, mas que também serão lúdicas e empolgantes.

A metodologia de ensino STEM é uma abordagem que está revolucionando os paradigmas educacionais e investindo em questões realmente importantes no que se refere ao aprendizado. Com o foco em projetos, em interdisciplinaridade e em capacidades específicas, é possível trabalhar uma adaptação de crianças ao mundo moderno de uma forma simples e intuitiva.

 

Conheça nossos cursos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *