Engana-se quem pensa que a tecnologia não é capaz de transformar sonhos em realidade. Igualmente enganado estão aqueles que acreditam que as novas tecnologias estão restritas ao fomento de novos negócios. Podem até gerá-los, o que é, sem dúvida, muito bom, mas o fato é que suas inovações são revolucionárias e já, com toda sua magnitude, consideradas essenciais para a humanidade.
O futuro chegou e chegou para todos!!
Dificuldades, limitações para digitar ou controlar o mouse? Que tal um teclado com frases prontas e corriqueiras, como: estou com fome, estou com sede, meu travesseiro está desconfortável, minha roupa está apertando, estou com frio, estou com calor, com fome, saudades …? E um mouse que permite que o usuário o controle apenas com os movimentos da cabeça?
Imagine alguém, já com muita dificuldade de locomoção ter de caminhar por um lugar onde a iluminação é restrita. Que tal uma bengala luminosa, cujo botão é acionado no local onde, justamente, apoia sua mão.
Não tem as pernas ou as tem sem movimentos? Já ouviu falar de robótica? Aquela nova aula que está invadindo as escolas e que muitos pais ainda questionam sua relevância. Pois é! Já existem pernas robóticas, movidas a baterias recarregáveis e controladas por joystick. Demais, não é?
E não para por aí: há aplicativos que traduzem mensagens de texto e voz para libras, que auxiliam na localização de lugares com acessibilidades e muito mais.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, mais de 25 milhões de brasileiros convivem com algum tipo de deficiência e se de um lado, o poder público precisa adotar as providências necessárias para o implemento de melhorias e maior qualidade de vida para esta parte da população, do outro, a sociedade civil também teu o seu papel.
Importante destacar que os avanços tecnológicos não só facilitam as atividades do dia a dia, a autonomia de pessoas que contam com determinadas limitações, mas também e não menos importante, pelo contrário, contribuem para sua acessibilidade a tudo(ou quase tudo) que não teria se não fosse por elas. O acesso a informação, as possibilidades de interação, os contatos que ultrapassam as barreiras do tempo e espaço, o entretenimento e tudo mais que faz das novas tecnologias nossa companhia inseparável, não escolhe ou restringe seu usuário. Todos as temos à disposição.
(Avanço da tecnologia traz acessibilidade ao mercado de trabalho)
(Deficientes visuais usam tecnologia para acessar redes sociais)
“Inclusão é o privilégio de CONviver com as diferenças” (Mantoan)
Por Alessandra Borelli