Qual a importância da Internet das Coisas para o futuro das crianças?

Qual a importância da Internet das Coisas para o futuro das crianças?

Cada vez mais, as crianças têm sido estimuladas ao aprendizado de novas tecnologias, como a programação, a robótica e a internet das coisas. De fato, esse incentivo é muito importante porque contribui com o desenvolvimento infantil, estimulando a aquisição de conhecimento e de novas habilidades.

A robótica e a programação, embora ainda estejam em implementação na formação de crianças e adolescentes, são mais conhecidas do que a internet das coisas. No entanto, essa tecnologia tem sido muito empregada atualmente. Inclusive, ela é utilizada no dia a dia e a grande maioria das pessoas não se dá conta disso.

Se hoje a sua participação é tão expressiva em nossa rotina, imagine como será no futuro, quando nossos filhos estarão ocupando o mercado de trabalho? Daí a necessidade de dominá-la! Nós preparamos este artigo para explicar de que forma a internet das coisas contribui para o desenvolvimento e o preparo infantil. Continue lendo para saber mais!

O que é a Internet das Coisas?

Também podemos nos referir à internet das coisas pela sigla IoT, derivada do termo em inglês internet of things. Trata-se da tecnologia que permite conectarmos qualquer dispositivo à internet com intuito de trocar dados e informações ou facilitar a comunicação.

A internet é uma grande rede de computadores interligados. No entanto, atualmente, não apenas esse tipo de equipamento está presente no meio virtual. Também podemos acessá-lo pelo celular, pelo tablet e existe a possibilidade de integrar outros dispositivos, como câmeras de segurança, impressoras, veículos e eletrodomésticos.

Por meio da internet das coisas, conseguimos mesclar o mundo real e o mundo virtual. Ela possibilita cumprirmos diversas tarefas sem sair de onde estamos, conecta pessoas, máquinas e equipamentos, favorecendo a interação e tornando a vida muito mais dinâmica.

Presença no dia a dia

Atualmente, a IoT está muito presente em nossa rotina. Além do largo acesso que temos à rede mundial de computadores, os sistemas integrados que compõem as casas inteligentes, por exemplo, são uma realidade. Eles cumprem tarefas sozinhos e podem ser controlados a grandes distâncias.

Não se trata mais de um tema de filme de ficção científica, mas de algo que está presente em nossa rotina e será ainda mais expressivo nos próximos anos. Portanto, é essencial que as crianças aprendam sobre essa tecnologia e consigam dominá-la, pois a sua vida está cercada por ela e o mercado de trabalho exigirá essa competência.

Além de preparar a criança para o futuro, a internet das coisas impacta positivamente o desenvolvimento infantil. Ela desperta diversas habilidades e permite que as novas gerações tenham um aprendizado mais completo, com melhor aproveitamento dos temas propostos na escola e uma compreensão do mundo que a cerca.

Quais são os benefícios do aprendizado da IoT para as crianças?

Todo novo aprendizado contribui positivamente para o desenvolvimento das crianças. No entanto, quando isso se refere à tecnologia, os pequenos são ainda mais beneficiados. Afinal, esses recursos são muito mais complexos e estimulantes para o sistema cognitivo, despertando diversas competências.

A seguir, listamos algumas vantagens do aprendizado da internet das coisas para que você compreenda por que é tão importante que o seu filho também esteja mergulhado nesse universo.

Desenvolvimento de novas habilidades

Embora já tenhamos falado sobre isso ao longo do texto, convém ressaltar que o aprendizado da internet das coisas permite que a criança desenvolva diversas habilidades que serão essenciais para ela agora e no futuro.

A criatividade, a imaginação, o trabalho em equipe, a comunicação, a interação social e o pensamento estratégico são algumas das quais a criança trabalhará. Isso acontece porque a IoT é um universo muito rico, que interage com diferentes áreas de conhecimento e promove estímulos distintos.

Potencialização do aprendizado

O desenvolvimento cognitivo da criança acontece por meio dos diversos estímulos que ela recebe e que permitem o aprendizado de diversos aspectos do mundo ao seu redor. Eles favorecem as conexões neurais, despertam o interesse e apresentam situações diferentes para que ela teste as suas habilidades.

No aprendizado da internet das coisas, isso também acontece porque o pequeno descobre um universo muito vasto e rico no qual ele encontra assuntos e possibilidades muito variados. Assim, seu pensamento se desenvolve, ele adquire conhecimentos e isso facilita o aprendizado posterior.

Aprimoramento do raciocínio lógico

Imagine que o pensamento de uma criança é como um grande quebra-cabeças com peças misturadas. Conforme ele começa a ser montado, tudo passa a fazer sentido e as próximas etapas se tornam mais simples. Para que isso aconteça com o raciocínio da criança, ela precisa receber os estímulos corretos.

A aquisição de conhecimento, a apresentação de possibilidades, as novas tecnologias, as estratégias e informações variadas são o que faz as conexões cerebrais se tornarem mais complexas, permitindo o desenvolvimento do raciocínio lógico. É exatamente assim que o aprendizado da internet das coisas contribui com o desenvolvimento infantil.

Estímulo do pensamento crítico

Uma habilidade muito importante que todos nós precisamos ter é a capacidade de pensar por nós mesmos. Para desenvolver essa competência, é preciso adquirir conhecimentos variados do mundo e das coisas ao nosso redor, a fim de criarmos uma opinião sobre o que nos cerca.

O aprendizado da internet das coisas descortina um universo gigantesco para criança. Assim, ela aprende sobre temas muito variados, descobre a aplicação de tecnologias e isso permite desenvolver o senso crítico para fazer o seu próprio julgamento do mundo.

Melhora no desempenho escolar

Como o pensamento crítico e o raciocínio da criança são desenvolvidos pelo aprendizado da internet das coisas, outro grande benefício que a atinge é a maior integração com os assuntos dos conteúdos apresentados na escola.

Muito daquilo que se aprende tem como base conhecimentos anteriores. Sendo assim, se a criança guardou em sua mente diversas informações sobre temas variados, ela terá muito mais desenvoltura e um melhor aproveitamento escolar.

Preparação para desafios do mundo real

Por todos esses benefícios, a criança também tem uma melhor preparação para enfrentar os desafios do mundo real quando em contato com a internet das coisas. Afinal, como dissemos, ela está presente no dia a dia e isso será cada vez mais expressivo conforme o tempo passa.

Portanto, adquirindo esse conhecimento agora, a criança terá mais facilidade para dominar as inovações que estão por vir e estará bem preparada, não somente para aplicar as funcionalidades em sua rotina, como também para integrar o mercado de trabalho com sucesso.

Como a criança pode utilizar a internet das coisas?

Convém lembramos que a internet das coisas já está presente no dia a dia das crianças. As novas gerações já nasceram com um celular em suas mãos, dominando notebooks, tablets e outros dispositivos tecnológicos.

Elas conversam com colegas e familiares por meio de aplicativos, baixam vídeos, fotos e músicas da internet ou jogam videogame com pessoas que estão do outro lado do mundo. Tudo isso somente é possível por causa da internet das coisas.

Mas embora tenham noção de como empregar esse recurso para seu entretenimento, o aprendizado da IoT possibilita fazerem um melhor aproveitamento dessa tecnologia. Assim, também favorecem seu aprendizado e desenvolvimento, preparando-se para enfrentar os desafios do século 21.

Cabe aos pais instrui-las sobre como aplicar a internet das coisas de uma forma mais proveitosa para sua formação, o que se faz por meio de atividades e cursos específicos sobre o assunto. Dessa forma, o aprendizado da IoT será guiado corretamente para que a criança desfrute apenas dos benefícios que essa tecnologia oferece.

Você sabia que o curso de internet das coisas já está presente aqui no Brasil? Veja este outro artigo que fala sobre as aulas, sua metodologia e as vantagens para a criança.

Conheça nossos cursos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *