Lean education: como a criança aprende mais com essa metodologia?

Lean education: como a criança aprende mais com essa metodologia?

O mercado de trabalho e a sociedade estão em constante transformação. As mudanças estão cada vez mais inseridas na rotina. Essa tendência também precisa ser acompanhada pelas instituições de ensino, para que os estudantes não percam o interesse pelo conteúdo apresentado em sala de aula.

Uma maneira de as escolas buscarem um rendimento acima da média é por meio do método Lean Education, que proporciona aos professores e demais funcionários um maior foco na busca de alternativas para melhorar os procedimentos e reduzir gastos.

Neste post destacaremos como funciona essa metodologia e a importância de os pais escolherem uma instituição de ensino que prioriza a inovação e melhoria contínua. Confira!

Entenda como funciona o Lean Education

O primeiro passo para essa prática de gestão apresentar bons resultados é estimular os colaboradores a analisar os processos que envolvem o ambiente de trabalho. As informações obtidas devem ser catalogadas e usadas para a adoção do PDSA, que é uma ferramenta importante para monitorar as atividades realizadas e identificar pontos a serem melhorados. Esse mecanismo funciona considerando os seguintes aspectos:

  • elaboração de um plano que abrange a melhoria dos serviços;
  • execução das atividades listadas no planejamento;
  • análise dos resultados obtidos por meio de estudo;
  • realização de ajustes para o processo funcionar corretamente ou implantar um novo plano.

As fases do ciclo PDSA envolvem o planejamento (Plan), a realização (DO), o estudo (Study) e correções (Adjust). É preciso que a equipe compreenda como o plano funciona para não haver problemas durante a execução das etapas.

Compreenda como esse método influencia no ensino

O Lean Education também impacta no aprendizado dos alunos, pois incentiva a formação de novas competências por meio de cursos ligados ao setor de tecnologia, como o desenvolvimento de games e a programação.

Ao sair do modelo tradicional de ensino, um colégio faz com que o avanço tecnológico contribua no desenvolvimento de diversas potencialidades dos estudantes, como:

  • adaptação a diferentes cenários;
  • criatividade;
  • foco na resolução de problemas;
  • raciocínio lógico.

Além das competências técnicas, essa metodologia visar dar mais autonomia aos estudantes, fazendo com que eles estejam mais confiantes e abertos ao empreendedorismo. Com pensamento crítico e capacidade de iniciativa, os alunos têm mais condições de superar desafios e de montar o próprio negócio.

Veja o que é necessário para implantar essa metodologia

O Lean Education é uma prática que pode proporcionar excelentes resultados para um colégio. Para isso ser viável, uma escola deve conter características que favoreçam as mudanças. Vamos explicá-las para você agora!

Liderança

Embora o Lean Education seja uma prática de gestão que incentive uma presença mais ativa dos professores e dos demais funcionários, ela apenas apresentará resultados consistentes caso haja a presença de um líder.

A equipe necessita de alguém que dê suporte institucional para o método ser devidamente aplicado. Portanto, se não houver essa postura, o engajamento no processo de mudanças não será o ideal, o que prejudicará o andamento das atividades.

Cultura

Os líderes devem fazer com que o Lean Education faça parte da cultura organizacional. Esse processo de adaptação a um novo método de trabalho deve ser baseado em uma boa comunicação que envolva todos os docentes e os demais trabalhadores da instituição de ensino.

À medida que todos assimilam a necessidade de rever processos de forma periódica e a compreender a mudança como algo vital para a evolução do ensino, maiores são as chances de os resultados aparecerem rapidamente.

Treinamento

Para que a Lean Education não fique apenas no discurso dos gestores, o ideal é haver capacitações que mostrem como funciona essa metodologia. Mostrar exemplos de organizações que apresentaram um desempenho notável por meio desse recurso é mais uma maneira de convencer os colaboradores a adotar novos procedimentos.

Vale ressaltar que o treinamento deve ser o mais didático possível para minimizar eventuais dúvidas sobre o novo estilo de trabalho. A capacitação, sendo devidamente gerenciada, contribuirá bastante para professores e os outros empregados estarem cientes dos benefícios que a metodologia proporciona.

Tecnologia

De que forma é possível verificar se as ações estão sendo efetivadas dentro do planejado? Uma boa resposta é por meio de softwares que permitem um acompanhamento dos trabalhos relacionados com a Lean Education.

Há empresas que optam por aplicativos para constatar se as mudanças estão sendo implementadas devidamente. O suporte tecnológico permite dar uma maior credibilidade aos processos, o que é essencial para os empregados terem um maior nível de comprometimento.

Saiba quais os benefícios desse método

Há muitas vantagens que uma escola pode obter ao investir em um novo modelo de administração dos recursos humanos, materiais e financeiros. O maior envolvimento dos colaboradores propicia que haja serviços mais qualificados.

Dessa forma, os estudantes, os pais e os responsáveis terão um maior nível de identificação com o colégio, favorecendo a fidelização e criando um ambiente mais favorável para o aumento de matrículas.

O Lean Education cria uma cultura mais voltada para o aperfeiçoamento da qualidade do ensino por meio da tecnologia. A escola procura estar mais próxima dos hábitos do aluno, fazendo com que o conteúdo seja apresentado de forma atraente.

Outro ponto positivo é fazer com que a equipe trabalhe de maneira mais integrada. Em outras palavras, todos reconhecem o papel que exercem dentro da escola e compreendem como a execução adequada das tarefas é importante para a instituição consolidar uma imagem positiva.

Veja como escolher uma escola foco em Lean Education

Um jeito de constatar se um colégio tem como foco a inovação é verificar qual a metodologia de ensino adotada. Hoje, existem instituições de ensino que apostam no método STEM, que engloba 4 áreas do conhecimento: Science (Ciências), Technology (Tecnologia), Engineering (Engenharia) e Math (Matemática).

A intenção é promover um alinhamento entre essas matérias para incentivar a criatividade e o pensamento crítico dos estudantes. Outro objetivo é fazer com que os alunos aprimorem as habilidades tecnológicas, o que ajuda a aumentar a autoconfiança.

As escolas que empregam o Lean Education também oferecem disciplinas que priorizam a capacidade de estimular o raciocínio lógico por meio de situações que envolvem a tecnologia. Um bom exemplo é a robótica, cujas tarefas exigem dos estudantes conhecimento em programação para um robô seguir um conjunto de orientações.

Ao perceber que uma escola tem metodologias avançadas para aperfeiçoar o ensino e uma gestão voltada para a melhoria contínua em todos os segmentos, os pais ou responsáveis podem estar convictos de que o colégio segue os preceitos do Lean Education.

Se você quer mais informações sobre como as escolas estão se adaptando ao cenário atual, entre em contato conosco agora mesmo. A equipe da Happy Code está disposta a tirar todas as suas dúvidas!

 

Conheça nossos cursos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *