Letramento digital: você sabe quais são as vantagens?

Letramento digital: Navegando com competência na era da informação

Em um mundo impulsionado pela tecnologia, onde a informação flui livremente através das fronteiras da conexão, o conhecimento tecnológico surge como uma competência indispensável na vida da geração atual. 

Dito isso, é importante entender ao certo o que é o letramento digital, pois ele se relaciona diretamente com a preparação das pessoas para o mundo moderno, o desenvolvimento de habilidades cognitivas e também interpessoais. 

A expressão ainda pressupõe o bom uso da internet e de tecnologias associadas, não somente para lazer e entretenimento, mas para o aprendizado ativo. Tudo isso aproveitando da melhor forma esses recursos, com segurança e bom senso. Quer saber mais? Confira este artigo até o fim!

Afinal, o que é letramento digital?

O letramento digital vai além de saber navegar na internet ou escrever um e-mail. É uma competência que nos capacita a entender, analisar, e utilizar a informação que nos bombardeiam a cada clique, a cada tela, a cada toque. 

Segundo Antonio Carlos dos Santos Xavier, o letramento digital trata-se de decifrar o código da comunicação digital de hoje — não apenas as palavras, mas os sinais, os símbolos, as imagens, e até os sons que compõem a tapeçaria rica e complexa de nossa realidade online.

Em outras palavras, capacita os indivíduos para ler entre as linhas, reconhecer a intenção por trás das palavras, entender a diferença entre o que é útil e o que é distrativo ou até nocivo, ou seja, significa ter a habilidade de criar conteúdo que não só informa, mas também inspira, questiona e conecta. 

Logo, ele nos equipa com as ferramentas para não apenas consumir conteúdo de maneira passiva, mas para participar ativamente na construção de nosso mundo digital.

Já de acordo com um artigo da doutora em Educação, Maria Teresa Freitas, adquirir esse tipo de letramento é como estudar um discurso totalmente diferente, como aprender um novo idioma. Afinal, a forma como as informações estão dispostas difere muito do método tradicional que nos é apresentado na escola.

Qual é a diferença entre letramento e alfabetização digital?

Enquanto a alfabetização digital pode ser vista como a habilidade de navegar na web e usar ferramentas digitais básicas, o letramento digital representa um conhecimento mais profundo e abrangente do ambiente digital. 

Explicando de uma forma simples, o alfabetizado é aquele que sabe como acessar a internet e fazer uma pesquisa no Google, usar rede social, visitar os sites que mais gosta, assistir a vídeos no YouTube, por exemplo. Porém, não tem discernimento sobre como esse universo funciona, podendo cometer erros ou utilizar as ferramentas incorretamente. 

Por outro lado, a pessoa letrada digital apresenta um conhecimento mais amplo, conseguindo interagir com os ambientes digitais, dominar as práticas de escrita e leitura, saber como fazer suas pesquisas da melhor forma, selecionar as informações e saber quais são as melhores fontes para buscar esses dados.

Também utiliza as várias ferramentas disponíveis, não somente para seu entretenimento, mas como forma de interação social, aquisição de conhecimento, divulgação de informações, cumprimento de tarefas da sua vida pessoal ou profissional, entre muitos outros.

Como o letramento digital se relaciona com a inclusão digital?

Como você viu, esse conceito é um conjunto de habilidades que facilita o processo de inclusão de um indivíduo no contexto da contemporaneidade, ajudando as pessoas a se prepararem para o mundo e focalizando o que realmente é demandado pelo mercado e pela sociedade moderna.

Por isso, é tão importante para as crianças, uma vez que as que estão nascendo agora, chamadas de nativas digitais, estão totalmente inseridas no contexto do uso intenso das tecnologias, mas precisam concentrar o desenvolvimento de habilidades fundamentais para o futuro.

Os pais devem estar atentos a isso, pois são eles que darão suporte para os pequenos quando crescerem, sendo interessante que contem com uma escola de tecnologia para crianças, a fim de ter um suporte especializado para instruir os filhos adequadamente.

Vantagens do Letramento Digital

As vantagens do letramento digital permeiam diversos aspectos da vida moderna, desde a educação até o ambiente de trabalho, a participação cívica e as interações sociais. 

Vamos explorar abaixo algumas delas que destacam a importância crucial de se tornar proficientemente letrado no mundo digital de hoje:

Capacidade de solucionar problemas

O letramento digital afia o pensamento crítico e o raciocínio lógico, permitindo que indivíduos enfrentem e resolvam problemas complexos com eficácia por meio de atividades como a programação, por exemplo. 

Ao navegar por ambientes digitais, somos constantemente desafiados a avaliar informações, discernir entre fontes confiáveis e não confiáveis e tomar decisões baseadas em dados. Essas habilidades, quando bem desenvolvidas, transcendem o digital, beneficiando todas as áreas da vida. 

Ampliação do acesso ao conhecimento

A era digital trouxe consigo o acesso quase ilimitado ao conhecimento. Então, ser letrado digitalmente significa saber como navegar nesse vasto oceano de informações, encontrando, avaliando e utilizando o conhecimento disponível de forma eficaz. 

Essa capacidade de acessar e aplicar informações de várias disciplinas e culturas enriquece a educação pessoal e profissional, promovendo uma aprendizagem contínua.

Conhecimentos multidisciplinares

Uma das características do ser social e profissional do futuro é o domínio de múltiplas habilidades, em diferentes áreas, que se complementam para formar um indivíduo mais completo. Isso já é uma demanda em vários âmbitos da vida na atualidade.

O letramento do qual estamos tratando neste artigo auxilia no estímulo à multidisciplinaridade e na cooperação entre diversos conhecimentos diferentes. Assim, a criança aprende e domina diversas áreas para se preparar para o mercado de trabalho e para a vida.

Melhora da atenção e foco

Há uma melhoria na atenção e foco das crianças devido às atividades propostas durante o ensino do letramento digital. Elas estimulam a concentração e o engajamento, seja com estratégias inspiradas nos games ou sobre aspectos típicos da modernidade. Elas tornam o processo de ensino mais estimulante, ou seja, seu filho vence a barreira do desinteresse e foca nas aulas.

A natureza dos cursos e métodos utilizados ajuda no aumento da concentração. A busca por soluções de problemas, por exemplo, por si mesma é empolgante e faz a criança ter mais atenção, pois ela é desafiada. Quando isso é associado a outras técnicas engajantes, os resultados são ainda melhores.

Autonomia do aluno

Conforme explicamos, é muito comum vermos pessoas alfabetizadas digitalmente, mas quando precisam utilizar os recursos e ferramentas de uma forma mais complexa não sabem como fazer isso. Portanto, o letramento digital contribui para trazer maior autonomia.

É desse modo que a criança, enquanto aluno, descobre os melhores caminhos para utilizar os recursos digitais em favor do seu aprendizado. Ela não fica limitada aos conteúdos oferecidos em sala de aula, mas pode se aprofundar neles buscando mais informações e assuntos relacionados.

Melhora da comunicação

Outra grande vantagem é o desenvolvimento da capacidade de comunicação, que abre portas para interações mais amplas. 

O aprendizado desse conceito incentiva a colaboração entre as pessoas devido ao foco em projetos e atividades que necessitam de trabalho em equipe, desenvolvendo as relações interpessoais, fundamentais para a vida em sociedade.

Isso também acontece em função do contato com novos estilos comunicativos e culturas diferentes. Ampliamos nosso vocabulário, e o contato com informações diversas favorece o pensamento crítico e a argumentação.

Como a escola pode auxiliar no letramento digital?

As escolas desempenham um papel crucial na propagação do letramento digital. Incorporando tecnologia na sala de aula, realizando atividades que incentivem o uso crítico da internet e adotando uma abordagem multidisciplinar ao ensino, as instituições podem preparar os alunos para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades da era digital.

Além disso, a educação multidisciplinar é aquela que utiliza metodologias que envolvem diferentes áreas de conhecimento, mas de uma forma simultânea, descomplicada e interessante para os alunos. É isso que acontece no modelo STEM, que trabalha Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática.

No entanto, trazem problematizações com desafios para os alunos. Eles precisam encontrar as soluções para esses problemas baseando-se em temas relacionados a essas áreas. Assim, incentivamos a pesquisa e a desestigmatizar assuntos e universos tidos como chatos e difíceis.

Em resumo, o letramento digital permite uma adaptação mais consistente ao mundo moderno, com o uso funcional e estratégico de ferramentas tecnológicas. Para os pais, é fundamental conhecer e cultivar esse conjunto de competências, garantindo o sucesso dos filhos no futuro.

Gostou de saber o que é letramento digital e sua importância? Esperamos que sim! Aproveite e confira nosso conteúdo sobre a arte de aprender brincando. Até a próxima!

Conheça nossos cursos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *