O conceito de letramento digital surgiu e ganhou sentido dentro do contexto moderno em que vivemos. Hoje, estamos em uma era de produção de informação e conhecimento por meio de plataformas digitais, como vemos na internet.

É importante entender ao certo o que é esse tipo de letramento, pois ele se relaciona diretamente com a preparação das pessoas para o mundo moderno, o desenvolvimento de habilidades cognitivas e também interpessoais

A expressão ainda pressupõe o bom uso da internet e de tecnologias associadas, não somente para lazer e entretenimento, mas para o aprendizado ativo. Tudo isso aproveitando da melhor forma esses recursos, com segurança e bom senso. Quer saber mais? Confira este artigo até o fim!

O que é letramento digital?

Com a modernidade, fez-se necessária uma mudança nos paradigmas de compreensão do mundo. Afinal, hoje deixamos de ler exclusivamente os conteúdos registrados no papel e passamos a consumir informação em telas, como celulares e computador.

Por isso, o letramento digital vem conquistando espaço ultimamente e está sendo o alvo de diversas discussões. Basicamente significa um conjunto de competências que permitem a um indivíduo compreender e utilizar de forma crítica a informação gerada na era da internet.

Essa definição vai além do conceito de alfabetização digital. Enquanto o segundo diz respeito à habilidade de ler e escrever informações digitais, o primeiro refere-se ao uso estratégico do que se aprende para gerar influência no contexto cultural e social.

Ou seja: é a capacidade de leitura e escrita adaptada ao mundo moderno, porém vai além disso, pois prescreve também que essas habilidades devem ser funcionais e ter implicações práticas relevantes. Nesse sentido, utilizamos os recursos tecnológicos e digitais para fins diversos, com aplicação útil e consciente.

Portanto, o letrado digital é a pessoa que lê, escreve e confronta criticamente o que assimila para solidificar o que aprendeu. Não é uma capacidade passiva, mas tipicamente ativa. O indivíduo não só aprende a usar a tecnologia e o meio digital, mas a utilizar suas funções da melhor forma, em seu proveito e com respeito pelos demais.

Segundo Antonio Carlos dos Santos Xavier, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em um artigo sobre o tema, ser letrado digital é mudar o modo de ler e escrever para abranger não somente palavras, mas códigos, sinais verbais e não verbais, como imagens e desenhos, pois é assim que as informações estão dispostas na internet e nas telas.

Já de acordo com um artigo da doutora em Educação, Maria Teresa Freitas, adquirir esse tipo de letramento é como estudar um discurso totalmente diferente, como aprender um novo idioma. Afinal, a forma como as informações estão dispostas difere muito do método tradicional que nos é apresentado na escola.

Qual é a diferença entre letramento e alfabetização digital?

É importante entender que letramento e alfabetização digital são capacidades diferentes. Explicando de uma forma simples, o alfabetizado é aquele que sabe como acessar a internet e fazer uma pesquisa no Google, por exemplo.

Ele usa redes sociais, visita os sites que mais gosta, assiste a vídeos no YouTube, mas sempre utiliza os recursos digitais de forma básica e limitada. Em muitos casos, não tem um bom discernimento sobre como esse universo funciona, pode cometer erros, utilizar as ferramentas incorretamente ou até mesmo se expor em excesso.

O indivíduo que tem a competência do letramento digital apresenta um conhecimento mais amplo. Ele consegue interagir com os ambientes digitais, domina as práticas de escrita e leitura, sabe como fazer suas pesquisas da melhor forma, seleciona as informações que encontra e sabe quais são as melhores fontes para buscar esses dados.

Também utiliza as várias ferramentas disponíveis, não somente para seu entretenimento, mas como forma de interação social, aquisição de conhecimento, divulgação de informações, cumprimento de tarefas da sua vida pessoal ou profissional, entre muitos outros.

Sendo assim, a alfabetização digital é uma habilidade inerente a todas as pessoas que sabem utilizar o mínimo dos recursos digitais. O letramento digital é a capacidade daqueles que exploram esses recursos e ferramentas de uma forma mais ampla, aproveitando tudo o que oferecem e sabendo como selecionar o que é bom daquilo que não é útil.

Como o letramento digital se relaciona com a inclusão digital?

Como você viu, o letramento digital é um conjunto de habilidades que facilita o processo de inclusão de um indivíduo no contexto da contemporaneidade. Essas competências ajudam as pessoas a se prepararem para o mundo, focalizando o que realmente é demandado pelo mercado e pela sociedade moderna.

Por isso, é importante para as crianças. Afinal, as que estão nascendo agora, chamadas nativas digitais, estão totalmente inseridas no contexto do uso intenso das tecnologias, mas precisam concentrar o desenvolvimento de habilidades fundamentais para o futuro.

Os pais devem estar atentos a isso, pois são eles que darão suporte para os pequenos quando crescerem. É interessante que contem com uma escola de tecnologia para crianças, a fim de ter um suporte especializado para instruir os pequenos adequadamente.

Isso porque ser letrado digital não é somente saber ler e escrever informações no ambiente virtual. Também não é o uso indiscriminado de tecnologias somente, mas, sim, aquele consciente, que busca aproveitar o melhor. É dessa forma que garantimos, ainda, uma internet segura para crianças.

Letramento digital para adultos e idosos

Não podemos nos esquecer de que o letramento digital não é uma capacidade que deve ser trabalhada exclusivamente nas crianças. Pessoas adultas e que já atingiram a terceira idade tiveram uma educação diferente das novas gerações, sem o contato com esses recursos que pertencem à era moderna.

Por isso, é muito comum encontrarmos adultos e idosos somente alfabetizados nos recursos digitais, mas que não dominam o letramento. Sendo assim, ele é importante para promover a inclusão também dessas pessoas, uma vez que esses recursos e ferramentas são fundamentais para que elas tenham mais autonomia e independência.

Os adultos ainda ativos profissionalmente precisam dessa competência para somar seu currículo. Ela desenvolve habilidades fundamentais que hoje são extensamente exigidas no mercado de trabalho.

No caso dos idosos, o letramento digital se faz importante para que eles sejam capazes de cumprir tarefas no dia a dia que muitas vezes envolvem o universo virtual. Além disso, é uma forma de interagir socialmente e buscar mais conhecimentos, para se manterem atualizados com o que acontece na sociedade.

vantagens do letramento digitalQuais são as vantagens do letramento digital?

O letramento digital é uma capacidade muito importante para pessoas de todas as idades. Ele influencia o desenvolvimento das crianças e seu aprendizado, e esses benefícios se estendem para a adolescência. Favorece a carreira profissional e promove a inclusão de pessoas na terceira idade, como dissemos. A seguir, listamos algumas das suas vantagens para que você entenda melhor.

Resolução de problemas

Uma das características mais importantes em uma sociedade digital é a inteligência para resolver problemas por meio do raciocínio crítico e lógico. Ou seja, é não somente ler algo e entender, mas refletir, criticar e encontrar possíveis soluções para questões problemáticas envolvidas.

O mundo atual requer uma capacidade lógica maior das pessoas, um senso mais desenvolvido de causa e consequência, e de pensamento aprofundado, que considera comandos e sequências de passos bem definidos para chegar a uma solução.

O letramento digital ajuda a desenvolver isso e a preparar o indivíduo para o futuro, por meio de atividades como a programação, por exemplo.

Adaptação para a modernidade

Como mencionado, o letramento digital ajuda na adaptação das pessoas, principalmente as crianças, para a modernidade. Com o desenvolvimento de habilidades importantes e a capacidade de leitura do mundo contemporâneo, é possível estimular a adaptação à sociedade atual e à futura.

Com essa inclusão, as oportunidades aparecem mais facilmente, sendo uma ótima vantagem para crianças, ainda no começo da jornada da vida. Sabia que mesmo nessa fase é possível obter resultados? Existem crianças empreendedoras que já dominam muito bem os recursos modernos e criaram suas próprias oportunidades!

Melhora da comunicação

Outra grande vantagem é o desenvolvimento da capacidade de comunicação, que abre portas para interações mais amplas. O letramento digital incentiva a colaboração entre as pessoas por causa do foco em projetos e atividades que necessitam de trabalho em equipe. É possível desenvolver as relações interpessoais, fundamentais para a vida em sociedade.

Isso também acontece em função do contato com novos estilos comunicativos e culturas diferentes. Ampliamos nosso vocabulário, e o contato com informações diversas favorece o pensamento crítico e a argumentação.

Conhecimentos multidisciplinares

Uma das características do ser social e profissional do futuro é o domínio de múltiplas habilidades, em diferentes áreas, que se complementam para formar um indivíduo mais completo. Isso já é uma demanda em vários âmbitos da vida na atualidade.

O letramento do qual estamos tratando neste artigo auxilia no estímulo à multidisciplinaridade e na cooperação entre diversos conhecimentos diferentes. Assim, a criança aprende e domina diversas áreas para se preparar para o mercado de trabalho e para a vida.

Melhora da atenção e foco

Há uma melhoria na atenção e foco das crianças por causa das atividades propostas durante o ensino do letramento digital. Elas estimulam a concentração e o engajamento, seja com estratégias inspiradas nos games, seja sobre aspectos típicos da modernidade. Elas tornam o processo de ensino mais estimulante, seu filho vence a barreira do desinteresse e foca nas aulas.

A natureza dos cursos e métodos utilizados ajuda no aumento da concentração. A busca por soluções de problemas, por exemplo, por si mesma é empolgante e faz a criança ter mais atenção, pois ela é desafiada. Quando isso é associado a outras técnicas engajantes, os resultados são ainda melhores.

Pensamento crítico

No meio digital encontramos informações verdadeiras e aquelas com conteúdo duvidoso. Há opiniões diversas e influenciadores que tentam atrair seguidores, por isso, é fundamental que desde cedo as crianças recebam a alfabetização tecnológica e aprendam a desenvolver o pensamento crítico, a fim de filtrar tudo o que chega até elas.

É muito importante que saibam conflitar dados e informações, procurar fontes confiáveis, não se deixar influenciar facilmente e sempre refletir acerca daquilo que estão lendo. Tudo isso contribui com a formação de cidadãos mais conscientes.

Autonomia do aluno

Conforme explicamos, é muito comum vermos pessoas alfabetizadas digitalmente, mas quando precisam utilizar os recursos e ferramentas de uma forma mais complexa não sabem como fazer isso. Portanto, o letramento digital contribui para trazer maior autonomia.

É desse modo que a criança, enquanto aluno, descobre os melhores caminhos para utilizar os recursos digitais em favor do seu aprendizado. Ela não fica limitada aos conteúdos oferecidos em sala de aula, mas pode se aprofundar neles buscando mais informações e assuntos relacionados.

Motivação para aprender

Considerando a vantagem que explicamos acima, há também a motivação para aprender. Afinal, a aquisição de conhecimento deixa de ser entediante e se torna um processo mais interativo, que acontece de forma natural.

A criança descobre que existem outros caminhos para conhecer os diferentes campos de saber. Percebe que mesmo as matérias consideradas mais complexas, como Matemática, Física e Ciências, são divertidas e interessantes quando buscamos as informações de uma forma que façam sentido para nosso raciocínio e modo de pensar.

Como a escola pode auxiliar?

Os pais podem ajudar seus filhos a começar o desenvolvimento do letramento digital ainda em casa. É interessante que eles compreendam que esses recursos não são meramente para entretenimento e que sejam apresentadas todas as suas ferramentas e formas de utilização no dia a dia e para o aprendizado.

Porém, também é fundamental que a escola seja uma parceira nesse sentido, pois ela é facilitadora do conhecimento. Sendo assim, precisa auxiliar os alunos a compreenderem como funciona o universo digital, as informações que circulam ali e todas as ferramentas e recursos disponíveis.

A seguir, explicamos de que maneira as instituições de ensino podem trabalhar o letramento digital com as crianças promovendo uma nova educação na era digital, de forma eficaz, interessante e sem fugir ao contexto curricular necessário para a formação dos alunos.

Tecnologia em sala de aula

As aulas não precisam ser ministradas do modo convencional, sempre com livros, quadro negro e escrita. É possível utilizar recursos tecnológicos como vídeos, filmes, slides, entre muitos outros, que tragam conteúdos audiovisuais e mais interativos para promover o aprendizado. Isso também pode ser feito aproveitando aplicativos e jogos.

Atividades com a internet

As crianças precisam descobrir a quantidade de informações presente na internet, e ali está uma grande fonte para utilizar em sala de aula. As escolas podem aproveitar portais disseminadores de conhecimento para propor atividades aos alunos. Existem plataformas específicas para o ensino de crianças, as quais abordam temas diversos, como programação e inglês.

Educação multidisciplinar

A educação multidisciplinar é aquela que utiliza metodologias que envolvem diferentes áreas de conhecimento, mas de uma forma simultânea, descomplicada e interessante para os alunos. É isso que acontece no modelo STEM, que trabalha Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática.

No entanto, trazem problematizações com desafios para os alunos. Eles precisam encontrar as soluções para esses problemas baseando-se em temas relacionados a essas áreas. Assim, incentivamos a pesquisa e desestigmatizamos assuntos e universos tidos como chatos e difíceis.

Em suma, o letramento digital permite uma adaptação mais consistente ao mundo moderno, com o uso funcional e estratégico de ferramentas tecnológicas. Para os pais, é fundamental conhecer e cultivar esse conjunto de competências, garantindo o sucesso dos filhos no futuro.

Confira outras formas de preparar seu filho para sobressair nas profissões do futuro! Faça o download deste e-book gratuito e descubra como fazer isso!