Metodologias ativas: como melhoram o aprendizado de crianças e adolescentes?

O processo educacional envolve diversas técnicas e métodos empregados, visando sempre melhorar a aprendizagem de crianças e adolescentes. As metodologias ativas se encaixam nesse contexto e têm o objetivo de garantir ao aluno mais participação e autonomia no aprendizado.

O modelo tradicional de ensino limita os alunos como espectadores e coloca o professor como protagonista no processo de aprendizagem. As metodologias ativas visam transformar os papéis, alterando as funções de cada grupo.

Neste artigo, vamos entender o que são as metodologias ativas, como elas se diferenciam das tradicionais e os principais exemplos desse método. Além disso, veremos como elas influenciam o aprendizado e de que maneiras estão sendo implementadas nas escolas. Confira nosso texto e entenda mais sobre o assunto!

O que são metodologias ativas?

As metodologias ativas transformam o processo de ensino nas escolas. Por meio delas, os alunos deixam de ser agentes passivos, que somente recebem conteúdo exposto nas aulas, e se tornam protagonistas do processo de aprendizagem.

Desse modo, o conhecimento é construído de forma combinada entre professor e aluno. Os professores deixam de ser expositores e passam a atuar como mediadores, em uma abordagem que coloca os estudantes como protagonistas.

Outro ponto importante dessa estratégia é a utilização da tecnologia, oferecendo uma aula mais dinâmica e atraente para os estudantes. As crianças e adolescentes estão acostumados com esses recursos, por isso, é importante adicioná-los à rotina escolar.

Além disso, em conjunto com os colegas, o estudante compartilha o seu conhecimento produzindo um saber coletivo. Com isso, eles são estimulados a interagir e produzir uma construção conjunta da resposta, não ficando limitados a decorar um material.

Sendo assim, as metodologias ativas servem para que o aluno aprenda a ter autonomia e responsabilidade para estudar. Ele aprende a gerenciar a si mesmo, de maneira que compreenda melhor o tema ao qual está sendo apresentado e recorrendo ao professor quando sente necessidade.

A utilização dessas soluções está crescendo cada vez mais no setor da educação, pois as instituições entenderam que os processos tradicionais não são mais suficientes para atender a todas as peculiaridades dos alunos.

Desse modo, as instituições que pretendem oferecer uma educação inovadora e efetiva se preocupam em utilizar metodologias que trazem resultados melhores, como as ativas, dando mais qualidade ao processo educacional.

Como se diferenciam das metodologias tradicionais?

As metodologias ativas vieram para transformar o modelo tradicional de ensino. A principal transformação acontece com os papéis de professores e alunos, que tomam novos rumos.

O método tradicional não está direcionado para o estudante, que recebe o conteúdo de forma passiva. Desse modo, é normal que habilidades como memorização sejam valorizadas, sem que seja ensinado como o conteúdo pode ser aplicado no cotidiano.

Assim, o desenvolvimento se limita aos aspectos cognitivos, deixando habilidades sociais e emocionais de lado. Como resultado, habilidades e competências importantes para os alunos não são desenvolvidas e trabalhadas durante o período escolar.

Outra diferença está nos conteúdos apresentados. As metodologias tradicionais focam em disciplinas divididas de maneira rígida e na apresentação de informações, sem estimular o pensamento crítico dos estudantes.

Por outro lado, as metodologias ativas trabalham a multidisciplinaridade de forma natural, reunindo conceitos de diferentes áreas para que se chegue a uma conclusão. Dessa forma, contribuem para que as lições aprendidas sejam aplicadas no cotidiano dos estudantes.

Quais são os exemplos de metodologias ativas?

Existem diversas formas e estratégias para empregar as metodologias ativas em uma instituição de ensino. A seguir, vamos conhecer os principais exemplos!

Aprendizagem baseada em projetos

A aprendizagem baseada em projetos tem como principal objetivo colocar os estudantes em ação. Desse modo, eles são incentivados a investigar para chegar à solução de um desafio.

Eles necessitam encontrar e explorar novos caminhos, com o auxílio de recursos disponíveis e da tecnologia. O canvas para crianças é um exemplo dessa estratégia, pois estimula os estudantes a desenvolverem um perfil crítico e investigativo.

Além disso, o professor não deve dar todo o conhecimento aos alunos, a fim de que eles encontrem por si mesmos. No final do processo, o educador precisa dar um feedback, mostrando quais foram os erros e acertos do projeto.

Aprendizagem baseada em problemas

A aprendizagem baseada em problemas leva os estudantes a aprenderem e resolverem dilemas e questionamentos de forma colaborativa. A ideia é incentivar a reflexão de situações reais, o que será muito útil para o futuro profissional.

O professor atua como mediador, instigando os estudantes a encontrarem a resolução pela sua própria reflexão e crítica. Enquanto os projetos incentivam a ação, os problemas trabalham aspectos teóricos.

Sala de aula invertida

A sala de aula invertida é outra metodologia ativa bastante aplicada nas instituições de ensino. A ideia é fazer uma inversão nas aulas tradicionais, propondo que os alunos, primeiramente, leiam o conteúdo em casa e depois discutam na sala.

Dessa forma, o estudante tem acesso ao conteúdo de maneira antecipada, sendo incentivado a explorar o assunto e conhecer mais do tema. Isso faz com que ele chegue com um conhecimento prévio que facilita a dinâmica da aula.

O resultado é uma aula otimizada, pois os estudantes somente tiram suas dúvidas e curiosidades sobre o tema. O professor consegue entregar mais conhecimento em menos tempo, aproveitando o que foi adiantado pela exploração prévia.

Estudo de caso

Enquanto os modelos de aprendizagem baseada em problemas e em projetos lidam com situações criadas para fins didáticos, o estudo de caso aborda uma situação real.

A ideia é estudar um fenômeno, um acontecimento ou uma sucessão de eventos reais. Produzir um estudo de caso estimula a conexão de ideias, pois o debate de opiniões diferentes é fundamental para encontrar uma solução.

A grande vantagem é que o estudante aprende com situações reais, que trazem maior compreensão sobre eventos e fatos do mundo.

Aprendizagem entre pares ou times

A aprendizagem entre pares e times requer a formação de equipes dentro de determinada turma para que o aprendizado seja feito em conjunto, contribuindo para o compartilhamento de ideias.

Ela pode ser aplicada tanto em um projeto quanto em um estudo de caso, unindo os alunos para que trabalhem juntos, de acordo com suas habilidades. Com a interação, é possível aprender e ensinar ao mesmo tempo.

Além disso, o método contribui para a construção do pensamento crítico, por meio de discussões embasadas, e ensina os estudantes a lidarem com opiniões divergentes.

Gamificação

A gamificação é a utilização de elementos comuns aos jogos em situações de sala de aula. A metodologia ajuda a gerar maior engajamento, motivar a ação, promover a aprendizagem ou resolver problemas de modo criativo.

Com esses elementos, a aula promove uma competição saudável e desperta interesse. O estudante vira protagonista da atividade, melhorando seu desempenho e os relacionamentos sociais.

A tecnologia também faz parte desse método, aproveitando o contato que os estudantes têm como o mundo digital. Dessa forma, os desafios se tornam ainda mais interessantes, potencializando o aprendizado.

De que maneira essas metodologias influenciam o aprendizado de crianças e adolescentes?

As metodologias ativas influenciam diretamente o aprendizado de crianças e adolescentes por meio das atividades e situações propostas. Vamos ver como elas atuam!

Tornam o aluno protagonista

O principal benefício das metodologias ativas é transformar o aluno em protagonista de seu aprendizado. Com elas, ele tem maior controle sobre como aprende e consegue utilizar diferentes métodos para entender o mesmo conteúdo.

Melhoram o engajamento e motivação

As atividades diversificadas, que não se limitam às estratégias do ensino tradicional, contribuem para aumentar o engajamento e a participação dos estudantes. Com recursos tecnológicos e propostas inovadoras, o interesse aumenta, melhorando também os resultados do ensino.

Estimulam a autonomia

A autonomia é uma característica muito importante durante o período escolar e que é incentivada com a metodologia ativa, por meio de atividades e trabalhos que dependem das atitudes pessoais de cada estudante.

Ao permitir que ele aprenda de forma individual, a escola o ajuda a se tornar mais proativo, característica essencial para os profissionais do futuro.

Fortalecem a autoestima e autoconfiança

A realização dos projetos contribui para fortalecer a autoestima e a autoconfiança dos alunos. Essas características são fundamentais para que eles tenham um bom desempenho escolar e possibilita o desenvolvimento de todo o potencial de cada jovem — dentro e fora da escola.

Desenvolvem habilidades importantes para o futuro

As metodologias ativas possibilitam o desenvolvimento de diversas habilidades que serão muito úteis para o futuro. As competências STEM são trabalhadas, trazendo características como criatividade, o respeito, o raciocínio lógico, entre outras. O resultado é uma formação mais completa e abrangente.

Como as metodologias ativas são aplicadas?

As estratégias das metodologias ativas estão sendo implementadas nas instituições de ensino por meio de diferentes recursos. Confira alguns deles!

Espaço maker

O espaço maker é um local reservado para que os estudantes coloquem a “mão na massa”. Nesse ambiente, eles são incentivados a explorar diferentes recursos e conhecimentos para produzir algo novo.

Nesse contexto, são utilizados materiais variados, que podem ser tecnológicos ou não. A ideia é que os estudantes trabalhem na criação de projetos, seja de forma individual ou em equipes.

Utilização da tecnologia

A tecnologia também faz parte da aplicação das metodologias ativas no ambiente escolar. A educação digital para crianças é muito importante, pois essas ferramentas fazem parte do cotidiano delas. Assim, é essencial que eles aprendam a produzir nesse ambiente, não sendo apenas consumidores passivos.

Desse modo, são empregados diferentes recursos ligados ao mundo tecnológico, como aulas de programação e robótica, desenvolvimento de games e aplicativos, entre outras estratégias.

Além disso, a tecnologia permite que métodos como a sala de aula invertida sejam empregados. Nele, o estudante recebe os conteúdos no ambiente virtual, estuda em sua casa e leva esse conhecimento para a escola.

Jogos e brincadeiras

Os jogos e brincadeiras pedagógicas são outras maneiras que estão sendo utilizadas pelas instituições de ensino. Eles são uma forma divertida de abordar assuntos importantes e promover o engajamento das crianças e adolescentes.

A criatividade é fundamental nesse processo, que pode ser utilizado em conteúdos multidisciplinares ou em assuntos específicos. Os estudantes podem ser divididos em grupos e equipes para participar, tendo protagonismo e autonomia para que tomem suas decisões.

Como a Happy Code pode ajudar?

A Happy Code trabalha com estratégias que visam o desenvolvimento de habilidades fundamentais para o século 21, contribuindo para uma formação completa de crianças e adolescentes. A seguir, confira como ela pode ajudar!

Aulas de programação

Um dos recursos oferecidos são as aulas de programação, uma linguagem muito importante para o futuro. Por meio de uma abordagem lúdica, os estudantes entendem a lógica computacional e aprendem a desenvolver projetos tecnológicos de acordo com suas idades.

Desse modo, eles passam a ter um comportamento diferente nesse ambiente, sendo pessoas ativas e que produzem conhecimento. Os conteúdos e abordagens são direcionados de acordo com a idade dos estudantes, dando oportunidade para que se desenvolvam gradualmente.

Os mais novos trabalham de forma livre, desenvolvendo projetos e jogos interativos, por exemplo. Com o passar do tempo, a programação de games e aplicativos também pode ser abordada, produzindo resultados interessantes.

Cultura Maker

A cultura maker também é aplicada para alunos do ensino fundamental ao médio. Ela é muito eficiente para trabalhar com os alunos criativos, que gostam de desenhar, montar e soltar a imaginação.

A ideia está baseada no contexto do “faça você mesmo”, dando aos alunos liberdade para criar. Além disso, a programação e robótica também fazem parte desse contexto, por meio da utilização dos recursos eletrônicos.

Robótica

A robótica também é uma estratégia interessante, a qual permite que os estudantes entrem em contato com robôs inteligentes. Nas aulas, os alunos aprendem por montagens, estruturas eletrônicas e desenvolvimento de projetos. A lógica de programação também é abordada, facilitando o aprendizado.

Neste artigo, vimos como as metodologias ativas melhoram o aprendizado de crianças e adolescentes. Com estratégias que colocam o estudante como protagonista no processo de aprendizagem, o desenvolvimento de diferentes competências acontece de forma natural, contribuindo para uma formação completa.

A utilização de recursos tecnológicos e métodos inovadores permite que esse processo seja potencializado. É com essa intenção que a Happy Code oferece diferentes ferramentas de desenvolvimento para crianças e adolescentes.

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