Microsoft lança uma versão gratuita do Minecraft Education Edition

Na sequência das suas promessas de janeiro, a Microsoft lançou dia 9 de junho uma versão gratuita do Minecraft Education Edition (versão do Minecraft para os educadores) de todo o mundo. Esta versão “acesso gratuito” do programa inclui novas funcionalidades e conteúdos de sala de aula atualizado.

Para aqueles não familiarizados com a versão Education Edition, a ideia é trazer o mundo de Minecraft à sala de aula para ser usado como uma ferramenta de aprendizagem, onde os alunos podem desenvolver habilidades em áreas como cidadania digital, alfabetização digital, e muito mais. Podemos usar o Minecraft para ensinar programação de computadores, urbanismo, ou eles podem estudar história recriando paisagens e acontecimentos históricos no jogo, por exemplo.

Microsoft também observa que este lançamento acesso gratuito inclui mais planos de aula, através de uma gama de níveis de qualidade e assuntos. Por exemplo, algumas lições de amostra são: “Planejamento Urbano de Crescimento da População”, e “Efeitos do desmatamento.”

Esta versão do Minecraft de acesso gratuito não é a versão final do software – ainda haverá mudanças. E a Microsoft está interessada em colher o feedback dos professores que experimentarem esta edição durante as férias.

Isso não é a primeira vez que os professores têm sido capazes de colocar suas mãos sobre o Education Edition – Microsoft começou a testar a versão beta em maio e atingiu 100 escolas em 26 países ao redor do mundo. Durante esse tempo, eles recolheram os feedbacks dos professores que utilizaram o software.

O lançamento chega agora e tem mais algumas características que os professores pediram, incluindo coisas como fácil colaboração, personagens não-jogadores e quadros-negros, câmeras e funcionalidades que permite que os alunos documentem seu trabalho, entre outras coisas.

Até 30 alunos podem jogar em um mundo, sem a necessidade de um servidor separado, e eles podem trabalhar em duplas ou em grupos. Em uma versão futura, a Microsoft lançará uma interface “Modo de sala de aula” para os professores, que oferece um mapa e lista de visita de todos os seus alunos, capacidade de teletransporte, e uma janela de bate-papo para a comunicação.

Microsoft planeja licenciar a Edição Educação às escolas, com os custos por usuário que variam de $ 1 a US $ 5, dependendo da quantidade de licenciamento por escola.

 

Conheça nossos cursos: