O que é oratória? Entenda de uma vez por todas!

Você sabia que o medo de falar em público atinge cerca de 60% da população? Um estudo feito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) mostrou que a maioria dos entrevistados apresentou pelo menos dois sintomas de ansiedade ao imaginar esse cenário. 

Apesar de afetar muitas pessoas, existem maneiras de reverter esse quadro por meio de técnicas de comunicação, que podem começar a ser desenvolvidas desde a infância, para aprender como falar em público com confiança e tranquilidade!  

Por essa razão, hoje explicaremos o que é oratória, qual sua importância e daremos dicas para desenvolver essa habilidade a partir dos 10 anos de idade. Vamos lá? Siga a leitura! 

O que é oratória?

Afinal, o que é oratória? Ela é a arte de falar ou proferir um discurso. Conhecida também como retórica, essa habilidade consiste em aplicar técnicas de dicção, entonação de voz, ênfases, pausas e, claro, usar as palavras certas ao comunicar verbalmente. 

A palavra tem sua raiz no latim. Na verdade, “oratório” vem da palavra latina orator, que significa “orador público”. Embora o nome se refira, originalmente, a alguém que fala publicamente, não se limita a isso, como veremos adiante.

Qual a origem da oratória?

Essa foi uma das habilidades originais estudadas pelos gregos. Além disso, segundo Womack e Bernstein, havia ensino dela no Egito Antigo também. 

No entanto, os estudiosos afirmam que o primeiro manual de oratória do mundo foi criado na Grécia Antiga, por Tísias e Córax, há 2500 anos atrás. E foi com Aristóteles, há 2300 anos atrás, que ela se tornou ciência, ganhando método e experimentação.

Apesar de antiga, ela é muito atual! Até a Terceira Revolução Industrial, que ocorreu após a Segunda Guerra Mundial e trouxe grandes inovações tecnológicas, conhecimentos técnicos eram a principal exigência profissional. 

Porém, com a Quarta Revolução Industrial, ou Indústria 4.0, este cenário mudou. Agora, as habilidades socioemocionais, conhecidas como Soft Skills, se tornaram muito valorizadas no mercado de trabalho. 

Inclusive, essas competências serão ainda mais exigidas nas profissões do futuro, sendo a oratória a melhor solução.

Qual a conexão entre oratória e soft skills? 

As Soft Skills são habilidades indispensáveis para alcançar sucesso na vida profissional e pessoal, sendo elas liderança, proatividade, senso crítico, criatividade, raciocínio lógico, adaptabilidade, inteligência emocional, colaboração, comunicação e oratória, entre outras.

Para ilustrar a importância dessas competências, pense em seu trabalho. Talvez, haja atividades que você não goste de executar ou colegas que tenham dificuldade para se relacionar, pois essas situações exigem inteligência emocional e adaptabilidade. 

Nesse cenário profissional, também é possível surgirem novos desafios ou imprevistos, tornando necessário ter senso crítico para avaliar as necessidades, criatividade para encontrar soluções e proatividade para agir.

Além disso, em situações de emergência, por exemplo, podem exigir todas essas competências e as demais já citadas. Porém, embora todas sejam fundamentais, a comunicação e a oratória exercem um papel muito importante em todos os âmbitos de sua vida.

Por que a oratória é importante?

A comunicação é uma habilidade muito natural que usamos diariamente, seja pela escrita, oralmente ou por sinais, ou seja, é uma competência essencial para o dia a dia, o que significa que as técnicas de oratória são uma forma de elevar e aprimorar a sua fala. 

Em muitas profissões, falar em público é uma necessidade. Esse é o caso dos políticos, professores e advogados, pois para profissionais dessas áreas não basta falar, é preciso ter uma boa articulação das palavras.

Enquanto para o primeiro caso essa ciência serve para facilitar a persuasão, no segundo eles usam para capturar a atenção dos alunos por mais tempo, com o intuito de facilitar a compreensão dos conteúdos. Entretanto, ela é importante em qualquer profissão. 

Para ingressar em empresas, normalmente participamos de entrevistas de emprego. Lá, falamos sobre todas as competências e apresentamos o currículo que será considerado e analisado pelo entrevistador. Porém, ao se apresentar com técnicas de entonação de voz, ênfase, pausas, escolhendo as palavras com cuidado, provavelmente ele terá maior interesse. 

Uma vez contratada(o), a comunicação é uma grande ferramenta para conquistar e manter a cooperação. Ao pedir auxílio para atividades ou demandar outras pessoas, por exemplo, uma fala amigável faz toda a diferença. 

Além disso, uma boa oratória atrai a atenção. Deste modo, ela pode ser o gatilho para que outras habilidades sejam observadas e, assim, apareçam novas oportunidades e até mesmo promoções.

No dia a dia, convivemos com família, amigos e colegas, compramos produtos e serviços, lidamos com líderes, autoridades, conhecemos e nos relacionamos com pessoas aleatoriamente, isto é, todas essas relações são beneficiadas pela fala.

Ao dialogar de forma calma, pausada e objetiva, é possível também evitar conflitos, assim como expressar uma necessidade de forma clara e assertiva, obtemos um serviço prestado com mais qualidade. 

5 dicas de como desenvolver a oratória na infância! 

Agora que você já sabe o que é oratória e sua importância na vida pessoal e profissional, daremos dicas essenciais para desenvolver essa competência na infância, pois é a melhor forma de preparar os seus filhos para o futuro! 

1. Converse com os seus filhos

A fala funcional é uma das habilidades presentes nas fases de desenvolvimento da criança, tornando essencial os estímulos que desenvolvem a confiança e raciocínio lógico. Uma das melhores formas de alcançar esse objetivo é por meio de conversas. 

Quanto mais estimulamos nossos pequenos a se expressarem e apresentarem seus desejos e anseios por meio da linguagem, melhor será sua comunicação futuramente.

Vale ressaltar que você nunca deve tentar explicar o que seus filhos querem ou estão sentindo por eles, uma vez que eles precisam compreender e encontrar as palavras por conta própria, pois assim terão maior autonomia na vida adulta. 

2. Use brincadeiras que estimulam a fala 

Sabe o ditado “a prática leva a perfeição”? Então, essa fala popular serve para exemplificar a oratória. Ninguém aprende sabendo, portanto, a comunicação deve estar em constante treino se o seu objetivo é que seus filhos falem bem. 

Uma solução simples para isso são as brincadeiras e jogos. Existem algumas opções que necessitam da fala para conseguir finalizar a rodada, como é o caso de “Detetive”, “Quem sou eu?”, “Cara a Cara”, “Mímica”, “Trava-Línguas”, entre outros.  

3. Incentive a leitura

A sua bagagem de vocabulário depende muito desse material. Os livros são excelentes para treinar essa soft skill, logo, separe alguns títulos apropriados para a idade da sua criança, leia junto caso não tenha aprendido a ler ainda ou estimule para fazerem leitura em voz alta. 

4. Crie debates em casa  

Ao responder o que é oratória, é possível observar que suas origens vêm da Grécia Antiga, certo? Simplesmente o local conhecido pela sua política e filosofia, duas áreas que dependem muito da comunicação. 

Por que não separar um dia por mês para criar debates em família? Após selecionar cada pessoa para seu respectivo grupo, determine um tema e quem ficará responsável por apresentar os pontos positivos e negativos. 

Essa é uma dinâmica muito divertida, pois o leque de discussões são imensas, podendo navegar desde “os melhores personagens da Disney” até “qual o pior jogo de RPG, LOL ou Dota?”.

5. Conheça a Happy Speech

Na Happy, as crianças aprendem comunicação e oratória nas aulas Happy Speech. Estas habilidades são desenvolvidas enquanto aprendem a gravar vídeos para o Youtube, apresentar um telejornal ou preparar um discurso para a ONU, entre outras atividades. Tudo de forma muito divertida!

Para isso, utilizamos um método de ensino totalmente original, o Lean Education Technology (LET), desenvolvido por nossa equipe educacional. Através desse método, os alunos são desafiados a buscar soluções para problemas reais, enquanto se divertem.

E na Happy, os alunos também aprendem programação, robótica e maker nas aulas Happy Code e educação financeira, nas aulas Happy Money. Além disso, desenvolvem as demais habilidades do século 21. Venha para a Happy!

Se interessou? Encontre a hub educacional mais próxima de você e agende uma aula experimental gratuita para seu(a) filho(a)!

Esperamos que tenha gostado de saber o que é oratória e como desenvolver essa competência na infância. Aproveite e confira nosso guia de desenvolvimento da linguagem e fala. Até a próxima!

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades! Instagram, Facebook e Linkedin.

Conheça nossos cursos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *