pais e filhos sorridentes

Os desafios na educação dos filhos na era digital

As habilidades do século 21 são um conjunto de competências que crianças e adolescentes precisam desenvolver para ter sucesso no mundo digital. Um estudo da Unesco, sobre o aprendizado na era moderna, concluiu que nossos jovens devem aprender todas estas habilidades, tais como pensamento crítico, resolução de problemas, colaboração, liderança, adaptabilidade, empreendedorismo, comunicação oral, escrita eficaz, acesso e análise de informações, criatividade, trabalho em equipe, entre muitas outras. Estas competências serão fundamentais para o futuro das crianças, mas estamos realmente incentivando o melhor para o futuro delas ou estamos estimulando a educação de maneira errada?

O papel dos pais no ensino e aprendizagem no século 21

Acreditamos que as escolas têm a responsabilidade de transmitir todo o conhecimento para os nossos filhos, mas os pais têm parte importante para o ensino dessas competências. Embora que boa parte do ensino STEM ocorra na sala de aula, não é onde os alunos passam a maior parte do seu tempo.

De fato, as crianças passam muito mais tempo aprendendo fora da sala de aula. Então, surge o questionamento: o que os pais podem fazer para ajudar seus filhos a desenvolver habilidades do século XXI?

Modelo de boa cidadania: pais que servem de modelo para habilidades práticas podem ser grande incentivo para a aprendizagem dos seus filhos ao longo da vida. Ser modelo de boa cidadania inclui, por exemplo, desde apoiar ações comunitárias até refletir positivamente sobre o que está acontecendo no mundo. Se apresentar como um adulto com pensamento crítico e hábil na resolução de problemas pode ser muito inspirador.

Discussão sobre práticas digitais em equipe: Refletir sobre educação digital com seus filhos e ensinar sobre a credibilidade e precisão dos recursos digitais é uma atividade que deve ser feita em time. Isso garantirá que eles estejam obtendo o máximo dos recursos digitais, sem se colocar em risco. Por mais habilidosas que sejam as crianças com a tecnologia, é necessário um monitoramento, sempre acompanhado de diálogo aberto e instrução sobre os perigos que a internet pode representar.

Aprender sobre outras culturas: Esta é uma excelente maneira de incentivar a mente aberta e transmissão de habilidades de colaboração e comunicação com seus filhos. Também promove o respeito para trabalhar em cooperação em um mundo cada vez mais globalizado e diversificado.  

Apoiar a escola do seu filho: Isso envolve defender seu filho e sua aprendizagem, discutindo e sugerindo melhorias com os diretores e a equipe pedagógica. Pode-se debater sobre a implementação do ensino das competências necessárias para o século 21 e até mesmo sugerir que a escola possa ser uma parceira da Happy Code, líder na educação de habilidades digitais no Brasil.

Incentivar oportunidades fora da escola tradicional: Hoje em dia, especialistas e pedagogos discutem novos métodos de aprendizado longe dos meios convencionais de ensino. As provas escritas, por exemplo, já se tornaram recursos ultrapassados para medir o aprendizado do aluno. Muitas das possibilidades do futuro podem ser incentivadas em escolas mais preparadas e capacitadas para lidar com o mundo digital, de maneira mais dinâmica e inovadora que os atuais modelos de ensino.

Sobre a Happy Code

A Happy Code é uma escola de tecnologia e inovação, criada a partir da necessidade do ensino de competências digitais para uma geração que já nasceu conectada. Nosso método de ensino é baseado no conceito global STEM – Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática – que trabalha disciplinas fundamentais na formação de alunos mais preparados para lidar com os novos desafios da era digital.

Oferecemos cursos interativos de programação, desenvolvimento de games e aplicativos, robótica com drones, Internet das Coisas e mais, introduzindo os alunos a um ambiente inovador como o exigido pelo mundo atual. Por meio do aprendizado baseado em projetos, nosso conteúdo estimula o raciocínio, a criatividade e o pensamento crítico.

 

Conheça nossos cursos: