Por que a capacidade cognitiva precisa ser desenvolvida nas crianças?

Atividades como jogos, brincadeiras, esportes coletivos e o aprendizado de programação contribuem com o desenvolvimento da capacidade cognitiva das crianças. Isso é fundamental para que elas despertem habilidades que favoreçam o aprendizado e, consequentemente, as preparem para o futuro.

A cognição consiste na capacidade de processar informações com o intuito de perceber as coisas ao seu redor, compreender como elas funcionam e interagem, além de responder adequadamente aos estímulos recebidos. Por fim, favorece a interação da criança com o ambiente e o conhecimento de si mesma.

É preciso oferecer os estímulos corretos para que o pequeno desenvolva essa capacidade. Neste artigo, nós explicamos como fazer isso e também a importância do desenvolvimento cognitivo para seu filho.

Importância de desenvolver a capacidade cognitiva da criança

Durante toda nossa vida, desenvolvemos a capacidade cognitiva, porque ela está relacionada com o aprendizado. Então, conforme adquirimos conhecimentos, essa habilidade se aprimora, mas tudo se inicia na infância. Passamos por estágios que acontecem em média numa determinada idade, sendo:

  • de 0 a 2 anos: sensório-motor;
  • de 2 a 7 anos: operatório;
  • de 7 a 12 anos: operações concretas;
  • a partir de 12 anos: pensamento hipotético-dedutivo e operações formais.

Em cada um desses momentos, a criança aprimora habilidades e competências que farão sua capacidade cognitiva ser cada vez mais ampla. É importante trabalhar esse aprendizado com seu filho para que ele desfrute de vantagens como as que listamos a seguir.

Aquisição da linguagem

Para que a criança interaja com as pessoas ao seu redor, ela precisa desenvolver a linguagem. Quando trabalhamos a capacidade cognitiva, ela descobre como se expressar, comunicando-se de forma adequada para se colocar em sociedade.

Estímulo à criatividade

Os estímulos oferecidos para que a criança desenvolva sua capacidade cognitiva fazem com que ela conheça o mundo e o ambiente ao seu redor. Assim, ela adquire conhecimentos, percebe as relações de causa e efeito e aprende a ver as situações sob pontos de vista diferentes. Dessa forma, sua criatividade é estimulada.

Aprimoramento do raciocínio

Essa interação com diferentes elementos, pessoas e campos de saber faz a criança perceber como as coisas funcionam e se influenciam. Ela vai se deparar com pequenos problemas e, então, precisará encontrar soluções para eles. Assim, seu raciocínio será aprimorado.

Capacidade de resolver problemas

Confrontar as crianças com pequenos desafios é essencial para que ela desenvolva a sua capacidade cognitiva. Quando se deparar com essas situações, é preciso que a criança descubra formas e caminhos de contornar os empecilhos para chegar ao resultado que pretende. Sendo assim, aprende a resolver problemas sozinha.

Formas de estimular a capacidade cognitiva da criança

Listamos apenas algumas das várias vantagens alcançadas com o estímulo da capacidade cognitiva da criança. Ela é fundamental para que o pequeno tenha um desenvolvimento completo, pois é assim que amadurece o seu pensamento e adquire habilidades e competências.

Para que você proporcione essa oportunidade para o seu filho, listamos a seguir algumas formas de estimular a cognição. Confira!

Realizar atividades sensoriais

Atividades sensoriais são aquelas que envolvem elementos que estimulam os sentidos. Esse é o caso de trabalhar com cores, formas, texturas, sons, materiais e diferentes temperaturas. Desse modo, a criança percebe a diferença entre eles e os estímulos que cada um provoca no organismo.

Oferecer brinquedos educativos

Brinquedos educativos são aqueles que permitem à criança desenvolver habilidades básicas como sua coordenação motora e a diferenciação entre formas, sons e cores. São desenvolvidos para diferentes faixas etárias, e oferecê-los no momento exato estimula um aprendizado mais completo e a aquisição da cognição.

Estimular aprendizados diferentes

Além dos conhecimentos que a criança adquire na escola, ela precisa ter acesso a outras formas de aprendizado. Esse é o caso da prática de atividades como os esportes coletivos e aquelas relacionadas à arte. Além disso, é interessante que a criança tenha contato com o universo tecnológico, como por meio de cursos, uma vez que está inserida em um mundo digitalizado.

Proporcionar o desenvolvimento da capacidade cognitiva da criança é de responsabilidade tanto dos pais como da escola. Afinal, é preciso associar as experiências vivenciadas nesses dois ambientes para que o pequeno tenha diferentes oportunidades e, assim, desperte e explore o seu potencial.

Quer receber outras dicas e informações interessantes como essa? Então, assine nossa newsletter para conferir em primeira mão!

 

Conheça nossos cursos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *