STEM: entenda como essa metodologia ajuda na educação!

A cada ano se torna maior o debate sobre as metodologias de ensino e como as escolas funcionam, afinal, pouca coisa mudou na metodologia de ensino ao longo desses muitos anos — nossos pais e avós já ficavam sentados em uma mesa, virados para o quadro, recebendo conteúdo atrás de conteúdo.

É por isso que, novas metodologias vêm surgindo e tentando seus espaços nas escolas. Hoje vamos falar de uma, a STEM, e como ela pode ajudar no desenvolvimento do conhecimento e no futuro profissional, aliado com as fases do desenvolvimento infantil. Siga a leitura e saiba mais!

O que significa o termo STEM?

STEM é um acrônimo do inglês: Science, Technology, Engineering e Mathematics, (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Essas são as disciplinas principais e primárias do método. 

Existe também a versão aprimorada: STEAM. Que acrescenta a disciplina de artes ao nome.

O que é STEM na educação?

Ele é uma metodologia e uma estratégia de desenvolvimento educativo, afinal, com ele os alunos aprendem algumas matérias simultaneamente, ou seja, eles aprendem algo e aplicam em outra área. 

Dessa forma, os pequenos podem aprender na prática e desenvolver suas habilidades de soluções de problemas, autonomia e o lado social sensorial.

Durante o processo de ensino, o estudante assimila conhecimentos de diferentes áreas de forma integrada, tendo como base de estudo um projeto em comum.

Por exemplo: aplicar conhecimentos matemáticos nas aulas de educação financeira infantil.

Quem criou o STEM?

Esse movimento se iniciou nos Estados Unidos na década de 90, e foi nomeado pela NSF (National Science Foundation).  

Isso aconteceu, pois relatórios e publicações da época mostravam que os EUA estavam prestes a ter um colapso econômico, devido à alta de profissionais não qualificados nas áreas STEM, assim como perceberam uma baixa no desempenho dos estudantes nos exames internacionais (como o PISA).

Sem contar o baixo interesse dos estudantes em seguir carreiras das áreas. Todos esses fatores levantaram a problemática da educação estadunidense, fazendo com que criassem um novo método, que estimulasse os alunos e criasse profissionais mais qualificados.

Qual objetivo do STEM?

O objetivo dessa metodologia é viabilizar e estimular o conhecimento teórico e prático nas áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática. Fermentando alunos a se tornarem frutos de inovação em setores estratégicos.

Qual a diferença entre a metodologia STEAM e o ensino tradicional?

Quando pensamos em um ensino tradicional, todo o aprendizado do aluno é passivo, pois ele apenas escuta e anota os conteúdos despejados para ele. 

Por outro lado, a metodologia ativa permite que os alunos discutam, pratiquem, interajam, e aprendam uns com os outros. Esses tipos de método já começou a ser usado muito em cursos de programação e informática infantil, mas também precisam chegar até as escolas.

Por que apostar na metodologia STEM?

Existem vários benefícios em apostar na metodologia STEM em escolas e cursos extracurriculares, por isso elencamos aqui quatro ótimos motivos para apostar nela:

1. Desenvolver criatividade e capacidade de inovação

Como os alunos trabalham as disciplinas juntas, com partes práticas que estimulam o desenvolvimento dos jovens e sua capacidade de inovação, os alunos desenvolvem também sua criatividade, socialização, habilidades emocionais e até mesmo o foco.

2. Educação mais interessante e prazerosa para o aluno

Justamente por não ser um modelo passivo de aprendizado, os alunos desenvolvem muito mais interesse pelo que está sendo aprendido, se tornando um processo prazeroso que se distancia da ideia de “obrigação”.

3. Gerar profissionais realmente capacitados

A ideia de oferecer um aprendizado profundo das disciplinas STEM e da criação de um interesse genuíno por ela desde novo, favorece a criação de futuros profissionais muito mais qualificados para o mercado de trabalho e para a prática da profissão.

4. Oferecer conteúdos aplicáveis

Quem nunca ouviu o “para que eu tô aprendendo isso se não vou usar nunca na minha vida?” não é mesmo? Pois é, com essa metodologia o questionamento sequer surge, já que todo o conteúdo é aplicado em atividades práticas. Além de gerar o interesse, a própria disciplina se prova para o aluno.

Como implementar a educação STEM na escola?

Agora que você já sabe tudo o que precisa para entender o método STEM, vamos falar sobre sua aplicação. No geral, o ideal é que a escola ajuste a metodologia de ensino e o planejamento curricular em todas as aulas, trabalhando exercícios práticos e conteúdo de debate entre alunos.

Além disso, uma ótima forma é oferecer cursos extras além das matérias obrigatórias, tal como computação ou educação financeira para crianças e adolescentes, estimulando o conhecimento nas áreas e a aplicação em algo prático.

Pode não ser uma implementação que acontece do dia para a noite, pois precisa ser estruturada, pensada e financiada corretamente pelas escolas. 

Os colégios podem contratar escolas de habilidades terceirizadas para fazer essa implementação de conteúdos extracurriculares. Por exemplo, a Happy pode ser implementada em qualquer colégio parceiro, levando nossa expertise e metodologia por meio de cursos extracurriculares que desenvolvem a criança na prática e na brincadeira — saiba mais sobre nós!

Agora nos diga, o que achou sobre a metodologia STEM? Esperamos ter tirado todas as dúvidas sobre o assunto. Aproveite também para conferir os outros artigos do nosso blog, pois atualizamos frequentemente para trazer os melhores temas. Até a próxima!

Conheça nossos cursos: