Por que investir em uma franquia de educação?

 

Por que investir em educação é um bom negócio? De acordo com a HolonIQ a educação deve ter US$10 trilhões de faturamento até 2030 e até 2050 deve ter mais de 2 bilhões de graduados em escolas, universidades e cursos alternativos ao redor do mundo. No Brasil, ainda há muitas carências educacionais em todas as regiões do país e a demanda é grande, pois, segundo os dados do Censo Escolar 2020, 47,3 milhões de pessoas estavam estudando no Brasil. 

Os números são promissores para quem deseja investir no setor. Já falamos anteriormente sobre investir em educação ser um bom negócio.  Agora, continue essa leitura e descubra mais motivos para investir em uma franquia de educação. 

Quanto ao mercado de franquias, as notícias também são animadoras. Atualmente, o setor de franquias está passando por uma recuperação promissora pós-pandemia. Uma pesquisa recente da Associação Brasileira de Franquias (ABF) apontou uma recuperação de 48,4% no faturamento no 2º trimestre, em relação ao mesmo período de 2020 e essa recuperação se manteve no trimestre seguinte. Além do cenário econômico favorável, abrir uma franquia é vantajoso por várias razões: credibilidade da marca, auxílio na gestão, padrões testados e aprovados, bons fornecedores, entre outros motivos. 

E quando falamos do mercado de modo geral, precisamos considerar o momento de transformações que estamos vivenciando. Atualmente, está em processo a Quarta Revolução Industrial, também conhecida como Indústria 4.0. Essa revolução está digitalizando atividades industriais, empresariais e residenciais, criando novas necessidades e exigindo competências diferentes dos profissionais. Esse processo foi acelerado durante a pandemia do novo Coronavírus. Inclusive, em alguns anos muitas profissões deixarão de existir, abrindo espaço para novas. E embora as transformações estejam ocorrendo muito rápido, o modelo educacional atual, conteudista, permanece inerte e já se tornou insuficiente diante das novas exigências do mercado. 

 

Motivos para investir em uma franquia de educação 

É preciso considerar a alta demanda na área da educação. A segurança e rentabilidade garantida por franquias são fatores de decisão para o investidor. É evidente que investir em uma franquia de educação é unir o melhor de dois mundos, além das condições favoráveis de mercado e facilidades administrativas, há outras vantagens em investir em uma franquia de educação. Confira abaixo quatro motivos: 

 Primeiro, em uma franquia de educação a receita é recorrente, após a matrícula do aluno. Diferente de outros serviços e produtos com demanda elástica, que dependem de certa sazonalidade para vender, serviços educacionais são amparados por contrato e pagos através de mensalidades. Assim, há garantia de faturamento há cada 30 dias. 

Segundo, as edtechs são o futuro da educação, pois 65% de nossas crianças trabalharão em profissões que ainda não existem. Logo, investir nesse modelo educacional é ser solução para as necessidades emergentes do mercado.  

Terceiro, serviços educacionais não perdem margens por questões de perecibilidade de estoque. Ou seja, diferente de produtos alimentícios, por exemplo, que são bem sensíveis e possuem validade curta, os materiais utilizados no ensino são bens não perecíveis e por isso não há perdas de estoque.

Quarto motivo, no Brasil, a demanda por educação é grande. Segundo o Portal e-investidor do Estadão, o Governo Brasileiro investe cerca de 6% do PIB em educação, mas estamos na posição número 57 no último ranking mundial divulgado do Programme for International Student Assessment (PISA). Em termos percentuais, investimos o mesmo que a Coréia do Sul, país muito bem colocado neste ranking. Porém, como aponta o portal Nova Escola, ao dividir os PIBs da Coreia do Sul e do Brasil por suas respectivas populações, o valor per capita obtido será de 32,4 mil dólares anuais para os coreanos e 12 mil para os brasileiros. Ou seja, os investimentos em educação ainda são proporcionalmente baixos. 

 

A alternativa necessária 

Até aqui falamos das vantagens econômicas. No entanto, é importante ter em mente que franquias de educação se apresentam como a alternativa necessária para a educação tradicional.  

As escolas tradicionais, focadas em currículos conteudistas, mantém os esforços para alcançar objetivos principalmente na alfabetização e ensino mais genérico de outras disciplinas. Neste método, o preparo profissional é superficial. Como a permanência neste sistema dura em média 14 anos, as franquias de educação são alternativas cada vez mais necessárias para complementar e desenvolver novas habilidades nos alunos. 

Para franquias de educação essa particularidade ganha força. Uma das principais características de franquias é a expansão, portanto, uma franquia de educação tem poder para levar conhecimento para cantos inimagináveis. Desse forma é possível mudar a realidade de pessoas e regiões, por meio da educação. 

Investindo em uma solução inédita  

Somado ao propósito de transformar, através da educação, há um forte senso de responsabilidade. É necessário muito preparo e cuidado para elaborar conteúdos que serão divulgados e trabalhados com os alunos em sala. Portanto, para se diferenciar das escolas tradicionais e trazer inovação e desenvolvimento de habilidades diferentes da escola, as franquias precisam de métodos disruptivos e assertivos. 

Na Happy, por exemplo, temos uma equipe de profissionais com formação pedagógica e certificações internacionais, que desenvolveram e inovaram na metodologia Lean Education Technology  (LET), utilizada junto aos alunos. Esse método de ensino, é original Happy, no qual os alunos aprendem enquanto buscam soluções para problemas reais. 

Diferente de outras escolas, a Happy trabalha nos alunos as competências do século 21. Enquanto aprendem programação, robótica, educação financeira, comunicação e oratória, desenvolvem habilidades de liderança, proatividade, criatividade, trabalho em equipe, criatividade, raciocínio lógico, entre outras. Desse modo, os profissionais do futuro vão sendo formados ainda no presente. Comece agora a transformar o mundo, por meio da educação.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *