A importância de incentivar as meninas a se interessarem por tecnologia

Garotas do mundo todo deveriam ser encorajadas a se tornarem criadoras de novas ferramentas e produtos na área de tecnologia da informação e comunicação.

É fato que as mulheres vêm conquistando cada vez mais o seu lugar na sociedade, ganhando cada vez mais espaço no mercado de trabalho e desempenhando funções que antes eram apenas exercidas por homens. Porém, apesar dessa realidade ter mudado ainda há um longo caminho para percorrer.

Nas universidades a maioria das vagas dos cursos das áreas de exatas ligados e computação são ocupadas por homens. Se considerarmos as turmas de engenharia e ciência da computação para o ano letivo de 2015, na Universidade Estadual de Campinas, só 10,7% dos estudantes aprovados no vestibular eram mulheres (http://epocanegocios.globo.com/Informacao/Dilemas/noticia/2015/08/por-que-ha-menos-mulheres-no-setor-de-tecnologia.html).

Segundo especialistas, o motivo pelo desinteresse feminino nas áreas ligas a inovação e tecnologia ainda é cultural. Na infância enquanto os meninos são encorajados a interagir com brinquedos tecnológicos desde sempre, as meninas ainda são direcionadas para as bonecas. De acordo com o livro Unlocking the Clubhouse: Women in Computing (“Entrando no clubinho: mulheres na computação”, em tradução literal), da pesquisadora Jane Margolis, metade das famílias americanas em 2002 colocava o PC doméstico da casa no quarto do filho.

Todas as crianças são capazes de aprender linguagens de programação, discutir sobre inovação, desenvolver projetos que podem transformar e melhorar a sociedade. A tecnologia faz parte da rotina e permite um mundo infinito de possibilidades e as meninas devem fazer parte disso.

As meninas e a tecnologia

Nas escolas especializadas em aulas de tecnologia e inovação como a Happy Code, meninos e meninas a partir de cinco anos passam por uma transformação e se tornam criadores de tecnologia. Nas aulas, os estudantes aprendem os conceitos de programação e robótica através de projetos que se tornam brincadeiras divertidas aliadas ao entusiasmo dos pequenos programadores.

É essencial desenvolver e motivar as meninas desde criança a pensar na tecnologia como uma aliada e uma opção de carreira no futuro.

Podemos ver ao redor, inclusive no Brasil, várias meninas que vêm se destacando na criação de projetos tecnológicos inovadores. O que comprova ainda mais a capacidade delas em todas as áreas do saber.

5 razões para todas as meninas aprenderem a programar

1- Desenvolve habilidades

Já foi comprovado que crianças e adolescentes que são interessados por tecnologia e aprendem a programar, desenvolvem e melhoram habilidades como criatividade, raciocínio lógico, otimização, trabalho em equipe, tomada de decisões, aprendizado de novas línguas e ainda melhoram as notas em disciplinas como matemática, história, entre outras.

2 – Carreira promissora

Com o conhecimento e aprendizado de programação e robótica desde cedo, as meninas vão desenvolver habilidades essenciais que serão o grande diferencial no futuro em qualquer área que elas escolham seja em artes, medicina, engenharia, e na própria área de tecnologia. No futuro o mercado deve priorizar aqueles que sabem programar e essa será a nova linguagem.

3 – Transformam o mundo

A tecnologia se tornou essencial na vida das pessoas e por isso, a programação é a nova alfabetização. Quem domina pode utilizar dessa habilidade para transformar o mundo e melhorar a vida das pessoas. É possível utilizar a programação e as competências digitais adquiridas em diversos âmbitos da vida, mesmo que elas não sigam carreira nessa área. As meninas podem criar a própria página na internet, aplicativos, games, animações para vídeos, criar um canal no Youtube, ou seja, há muitas possibilidades. A tecnologia é utilizada em todas as profissões.

4 – Muitas oportunidades

O mundo da tecnologia é incrível e encantador. Elas podem conquistar o seu espaço no mundo e serem reconhecidas por suas próprias criações. Isto, as torna seguras, a autoestima aumenta e ainda instiga a criar cada vez mais. Elas devem pensar e criar, isso abre um leque de oportunidades. Já pensou no seu filho/filha criar um game dos sonhos e ainda ganhar muito dinheiro com isso?

5 – É Fácil…

Entender tecnologia e as linguagens de programação não é um bicho de sete cabeças como muitos pensam. Na verdade, é muito fácil e é possível aprender brincando!

Meninas que sabem programar podem mudar o mundo

O número de meninas com acesso a competências tecnológicas está caindo – e nós temos que mudar isso. O desequilíbrio de gênero no mundo é preocupante em todas as profissões, mas quando citamos o setor da tecnologia as estatísticas são ainda mais alarmantes. Apenas 24% dos empregos de tecnologia são ocupados por mulheres. Precisamos preparar meninas para um futuro com mais igualdade!

Programação para meninas logo cedo!

No futuro, aqueles que tiveram acesso à programação terão muitas oportunidades de uma carreira de sucesso. Haverá 1,4 milhão de novos empregos em ciência da computação em 2020, mas segundo os pesquisadores, apenas 3% serão preenchidos por mulheres. É preciso incentivar meninas aos novos modelos de educação e capacitá-las para o futuro. Aprender a programar é incrível! Você pode usar a programação em todas as áreas de sua vida, mesmo que não faça no campo de trabalho. Você pode criar seu próprio site, programar jogos ou até animar seus vídeos do YouTube. Atualmente, a programação já está sendo usada em todas as profissões, de medicina até design de aviões. E isso só irá aumentar! Aprender programação é possível através de aulas de tecnologia e inovação oferecidas por escolas especializadas como a Happy Code.

Exemplo em ensino para garotas

Reshma Saujani é CEO da Girls Who Code, uma organização que vem mudando o cenário para a educação digital de garotas nos Estados Unidos. O que se iniciou com uma experiência em Nova York com 20 meninas, hoje já alcançou mais de 40 mil em todos os 50 estados nos EUA. São organizados cerca de 80 programas de imersão no verão e 1.000 clubes onde as meninas aprendem a programar, desenvolver sites e criar aplicativos. Saujani acredita que meninas trabalham melhor de maneira colaborativa e podem encontrar soluções para problemas mundiais. Ainda cita que: “Há uma distinção importante entre meninos e meninas, e essa distinção é a razão pela qual se trata a mudança no mundo. Essas meninas resolverão problemas que nem sequer pensamos agora.”

Ensino de programação de qualidade

A Happy Code é uma escola de tecnologia e inovação para crianças e adolescentes, que incentiva fortemente o ensino de programação para meninas e meninos, para que estejam capacitados para o futuro. As aulas de tecnologia ajudam no desenvolvimento pessoal e profissional . A Happy Code oferece cursos regulares e cursos de férias, que ensinam, por meio do conceito STEM, competências digitais de maneira rápida e criativa. Agende agora uma aula experimental na Happy Code e conheça o ambiente diferenciado com aulas dinâmicas que envolvem os novos modelos de educação.

 

Conheça nossos cursos: