Porque as crianças gostam tanto do Minecraft?

Jogo considerado o Lego na era da tecnologia vem sendo visto como uma ferramenta educativa para crianças.

A televisão das crianças do século XXI está na internet, por isso que até os games ganharam espaço em canais de vídeos como o YouTube e junto com essa facilidade jogos como Minecraf conquistam um público cada vez mais jovem e podem ser usados como um meio de ensinar muitas coisas construtivas para essa geração de gamers.

Mas para muitos adultos que olham esse game de fora parece uma total perca de tempo. Muitos não entendem como seus filhos podem passar horas montando e desmontando cenários. E há quem jure que isso pode fazer mal para o desenvolvimento das crianças. Será mesmo?

Para esses pais que acreditam que horas diante do vídeo game só pode terminar mal, sistemas educacionais que têm o Minecraft como uma ferramenta de disseminação do conhecimento está surgindo para contestar este ponto de vista. As crianças que ficam vidradas nesse game podem estar aprende mais sobre história da arte, matemática, biologia e até sobre linguagem de programação.

O poder hipnotizador desse tipo de jogo vem sendo aliado a educação otimizando o tempo de absorção daquilo que foi ensinado e contribuindo para que a criança fixe essa informação em seu banco de memória pelo resto da vida. Afinal, o que aprendido pelos dois hemisférios cerebrais jamais é esquecido, já que consegue ser interessante para o lado do cérebro responsável pelo pensamento racional e pelo pensamento emocional.

Minecraft na dose certa amplia os horizontes do conhecimento

Pais preocupados com excesso de tempo que seus filhos dedicam ao jogo Minecraft acabam proibindo o uso das crianças desse tipo de tecnologia. No entanto, especialistas em educação defendem o uso desse jogo no desenvolvimento da criança. É claro que assim como ter contato com o mundo real é importante, saber o tipo de game que o seu filho tem contato é essencial para garantir que ele aprenda mesmo em um momento de lazer.

A Happy Code, por exemplo, estimula a aprendizagem de programação e robótica por meio de jogos como Minecraft. Entre uma fase e outra do game o aluno aprende linguagens e aplicações de código que permite mudar a estrutura do jogo, ajudando assim o estudante a solucionar problemas apresentados pelo game.

Essa criação de um mundo virtual novo acaba ensinando muito mais que o básico da programação. A criança consegue desenvolver o seu raciocínio lógico muito solicitado em disciplinas da escola regular de exatas, como por exemplo, física e matemática. Além disso, uma criança que fica em contato com esse tipo de jogo na infância torna-se um adulto com mais facilidade de resolver problemas, sempre usando o raciocínio lógico como guia, mas aliado a emoção na medida certa.

E foi diante desse cenário que une o lúdico com o real que o portal Minecraft in Education (Minecraft na Educação, em tradução livre), foi lançado. Usando a construções no jogo Minecraft professores estão compartilhando um jeito diferente de ensinar disciplinas que antes eram aplicadas somente por meio de livros e das descrições feitas em um quadro negro em sala de aula.

A ferramenta online não é a única que une o virtual com o mundo real e mostra para os pais desconfiados o lado bom dos games, por isso, antes de proibir o seu filho de acessar o jogo Minecraft entenda que ele prende tanto a atenção da criança por que exige muita concentração para montar aquilo que funciona como um quebra-cabeça virtual, com blocos similares a um Lego, mas com dificuldades mais elevadas de montagem de cenários que muitas vezes são inspirados em lugares reais que fazem parte da nossa história.

Venha conhecer a Happy Code e entenda como podemos contribuir para o futuro do seu filho.

Unidade Valinhos

Avenida Invernada, 1653, Pq. Nova Suíça, Valinhos – SP

Telefone: (19) 3849-2904/ Whatsapp: (19) 98439-4128
Email: valinhos@happycode.com.br

Sede Campinas

Av. Dr. Jesuíno Marcondes Machado, 2400
Chácara da Barra – Campinas-SP
Email: campinas@happycode.com.br

 

Conheça nossos cursos: