Como a programação ajuda crianças com Excel?

O ensino de programação desenvolve habilidades na escrita, na solução de problemas, na criatividade e também aumenta a confiança dos alunos

As planilhas do software Excel, da Microsoft, são poderosas ferramentas utilizadas por milhares de pessoas e empresas para a realização de diversas operações como cálculos, elaboração de relatórios e gráficos, criação de lista de dados, análises, entre outros. Elas são formadas por células organizadas em linhas e colunas que envolvem fórmulas e cálculos. Por esta razão, muitas pessoas temem e ficam receosas em utilizá-las, mesmo que seja requisito obrigatório em muitas vagas de emprego. Em contrapartida, você sabia que muitas crianças têm facilidade em lidar com o Excel por conta do ensino de programação?

Como a programação ajuda crianças com Excel?

As crianças e adolescentes devem ter contato logo cedo com o Excel, a fim de se familiarizarem com o software e o aprendizado se tornar mais fácil para o controle de recursos mais avançados.

O ensino de programação vai muito além de aprimorar apenas uma habilidade técnica ou de formar futuros programadores, mas sim de permitir que crianças descubram novos caminhos interagindo com o mundo digital como criadores de tecnologia e inovação.

A programação desenvolve uma forte habilidade computacional como também melhoras em outras áreas e matérias da escola como matemática, redação e línguas, além de ajudar no raciocínio lógico, na habilidade de organização e até mesmo com a criatividade.

Com a programação, as crianças e adolescentes aprendem uma linguagem universal, eles devem organizar os pensamentos e transformá-los em ações e códigos. Com a base que aprendem com as aulas de programação, o Excel se torna uma brincadeira divertida com desafios a serem completados.

Leia mais: Programação desperta habilidades em crianças e adolescentes

Como praticar matemática de uma forma divertida?

As aulas de programação para crianças e adolescentes são um caminho divertido para praticar matemática. Os alunos desenvolvem projetos sozinhos e em grupos que permitem acelerar a capacidade de criação e os torna mais confiantes.

Não é necessário ser um “aluno nota 10” em matemática para aprender programação, mas sim é preciso o interesse por parte da criança. A programação desenvolve sólidas habilidades matemáticas através de um aprendizado divertido que fortalece o pensamento lógico. Com os projetos em sala de aula, os alunos conseguem visualizar conceitos abstratos e aplicá-los em outras situações.

Veja mais: Como aprender programação e robótica?

Como fazer aulas de programação?

O ensino de programação, robótica e cursos na área de tecnologia e inovação estão em expansão por diversos países ao redor do mundo por conta da importância e dos benefícios que trazem ao desenvolvimento dos estudantes.

No Brasil, a Happy Code, escola de tecnologia e inovação, é referência no ensino e oferece aulas para crianças e adolescentes de 05 a 17 anos. Com pouco mais de um ano no mercado, já conta com unidades nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Ceará e Bahia e deve expandir para mais regiões no próximo ano.

Qual a metodologia de ensino?

A metodologia de ensino da Happy Code foi criada especialmente para o público de crianças e adolescentes e também pela faixa etária. As aulas se baseiam no conceito global STEAM – Science, Tecnology, Engineering, Arts and Math, (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) que aliam o conteúdo de disciplinas essenciais com o objetivo de formar alunos mais capacitados e preparados para os desafios diários.

São oferecidos cursos interativos de programação de computadores, desenvolvimento de games e aplicativos, robótica com a utilização de drones, produção e edição de vídeos para o YouTube e até mesmo programação com Minecraft.

Saiba mais: 7 benefícios do aprendizado de programação e robótica para crianças e adolescentes

A Happy Code também oferece oficinas gratuitas em diversas cidades do país com o objetivo de levar o primeiro contato com a programação as crianças e adolescentes com muita diversão e aprendizado.

Confira a Happy Code mais próxima e entre em contato para mais informações.

 

Conheça nossos cursos: