Atualmente, saber utilizar os recursos tecnológicos se tornou uma necessidade. Porém, as novas gerações têm um novo desafio: entender a lógica por trás do funcionamento deles. Por isso, é interessante que crianças saibam programar, mas para que esse aprendizado seja proveitoso, o ideal é serem apresentadas à programação lúdica.

Ela não é diferente das linguagens que envolvem códigos e tela do computador, porém, explora recursos mais interativos, como os robôs Dash & Dot. Com eles, mesmo os pequenos ainda não alfabetizados, entre 5 e 6 anos, começam a aprender a lógica da programação.

Para que você entenda melhor como esse processo funciona, preparamos este artigo explicando as vantagens de uma criança aprender a programar, o que é o conceito de programação lúdica e como as atividades com os robôs Dash & Dot favorecem o aprendizado. Acompanhe!

Quais são as vantagens da programação para as crianças?

Saber programar não é mais uma habilidade que pertence apenas aos gênios da Informática. Esse conhecimento está se popularizando em função da grande contribuição que oferece para o desenvolvimento e o aprendizado das crianças.

Isso acontece porque, quando as crianças têm contato com o universo tecnológico e compreendem de que forma os computadores funcionam, elas aprimoram suas competências. Também recebem estímulos que favorecem a cognição e preparam para o futuro.

A seguir, explicamos mais a fundo quais são as vantagens que as crianças alcançam quando aprendem a programar ― principalmente, quando o aprendizado se dá por meio de técnicas de programação lúdica.

Desenvolvimento cognitivo

As habilidades cognitivas são aquelas que permitem à criança entender como o mundo funciona. Descobrem como se dá a interação entre os elementos, como eles se influenciam, de que maneira seu corpo trabalha e o modo como pode utilizá-lo em seu favor. Sendo assim, o desenvolvimento cognitivo envolve o aprimoramento de habilidades, como:

Quando aprende a programar, a criança começa a perceber que cada ação tem uma reação. Afinal, de acordo com os comandos que ela fornece para o computador ele responderá de uma determinada forma.

Além disso, para que seja possível alcançar os objetivos que pretende ela deve ser criativa, se expressar de forma clara e usar a lógica. Também precisará solucionar os problemas que surgirão, encontrando novos caminhos e elaborando soluções mais eficazes.

Aprimoramento de habilidades

Para ensinar programação de forma eficaz, o ideal é que as escolas de tecnologia trabalhem com desafios, projetos e a adoção de metodologias mais modernas, como o modelo STEM, utilizado pela Happy Code.

Desse modo, as crianças têm a vantagem de aprimorar diversas habilidades, que são necessárias para atingirem os objetivos pretendidos. Assim, são trabalhadas competências como:

Como atua em um grupo, o pequeno desenvolve habilidades socioemocionais, pois estará interagindo com crianças que pensam de forma diferente. Precisará se encaixar no grupo, dar a sua contribuição e ser tolerante com os demais, respeitando cada um.

Preparo para o futuro

Conforme explicamos, mais do que saber como utilizar os equipamentos tecnológicos, as novas gerações devem compreender como eles funcionam e de que maneira se chegou a esse resultado. Assim, elas têm um domínio muito maior da tecnologia porque descobrem a lógica por trás dela.

Você viu que diversas habilidades e competências são trabalhadas durante o aprendizado de programação. Todas essas que citamos, como criatividade, pensamento crítico, raciocínio lógico e resolução de problemas, são essenciais para enfrentar os desafios do futuro, a realidade do século 21.

Sendo assim, quando a criança aprende a programar, ela tem melhor desenvolvimento e formação que contribuirão para ocupar um lugar de destaque no mercado de trabalho. Esse domínio da tecnologia ainda favorece o letramento digital. Ou seja, como utilizar os recursos tecnológicos de uma forma mais proveitosa, além do entretenimento.

Além disso, a metodologia STEM, que citamos, trabalha a multidisciplinaridade, permitindo que a criança tenha contato com diferentes campos de saber. Ela descobre novas áreas de conhecimento, inclusive as mais complexas, como Matemática, Física e Engenharia, um diferencial em sua formação.

O que significa ensinar programação de forma lúdica?

É verdade que quando pensamos em programar a primeira imagem que nos vem à mente é alguém sentado em frente ao computador com inúmeros códigos na tela. Realmente, diversas linguagens ainda utilizam essa técnica, porém, quando se trata de crianças trabalhamos com a programação lúdica.

Nesse caso, os conceitos são apresentados para os pequenos de uma forma mais interessante e de acordo com a sua faixa etária. Isso é muito importante porque o aprendizado infantil se dá por meio da descoberta, então, são necessários desafios novos e constantes, a fim de cativar o pequeno e manter seu interesse.

A estratégia da Happy Code é trabalhar com um mix de atividades para que a criança não se sinta enfadada por uma técnica maçante. Consideremos se tratar de pequenos que, em muitos casos, ainda não são alfabetizados ou se encontram no início desse processo, entre 5 e 6 anos.

Portanto, trabalhamos o raciocínio lógico com a programação lúdica propondo atividades que utilizam o tablete, mas também aquelas “desplugadas”, que envolvem ações manuais, porém, sempre abordando conceitos tecnológicos.

Além disso, os desafios propostos, bem como os aplicativos adotados, são muito simples e intuitivos, específicos para essa faixa etária. Assim, as crianças iniciam com o básico e avançam gradativamente, sem se sentirem pressionadas, para que o processo seja muito natural e ainda mais proveitoso.

Como atividades com os robôs Dash & Dot auxiliam no aprendizado?

Os robôs Dash & Dot são excelentes ferramentas para trabalhar a programação lúdica. São mais interessantes para as crianças que ainda estão iniciando esse aprendizado, entre 5 e 6 anos de idade, apesar de serem úteis também para aquelas mais velhas.

Dash & Dot são dois robôs físicos com os quais as crianças podem interagir de forma direta. Tudo aquilo que eles fazem precisa ser programado por meio de um tablete, ou seja, é a própria criança quem diz para o robô o que ele deve fazer.

É possível fazer o robô percorrer um circuito de acordo com os comandos dados. Também podem ser acionadas luzes LED, ser inserida uma história, entre diversos outros recursos, todos definidos pela criança.

Entretanto, os robôs Dash & Dot não são como professores, que intermedeiam o aprendizado. Na verdade, trata-se de ferramentas que as crianças exploram para conhecer os conceitos de programação, descobrindo de uma forma divertida como esse universo funciona.

Podemos dizer que Dash & Dot são brinquedos tecnológicos com cunho educacional muito expressivo. Por isso, são ferramentas utilizadas também pela Happy Code para ensinar programação lúdica para crianças pequenas.

É válido lembrar que esses robôs são apenas um dos recursos explorados pela Happy Code. Existe um curso desenvolvido especificamente para os pequenos que desejam aprender com eles. Porém, a programação lúdica é abordada ainda com outras técnicas muito variadas, pois toda a metodologia da escola é voltada para um aprendizado interativo e atual.

Aprender a programar não precisa − nem deve − ser algo cansativo, em especial quando se trata de crianças. Como esse conhecimento é importante para o desenvolvimento e formação do seu filho, procure uma escola que trabalha com a programação lúdica, para que ele tenha um aprendizado mais agradável e completo, aprimorando diversas habilidades diferentes.

Saiba mais sobre os cursos e a metodologia da Happy Code. Agende uma aula experimental grátis e veja como podemos contribuir com a formação do seu filho!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *