Quando dar o primeiro celular para meu filho?

Muitos pais buscam apoio para norteá-los na educação digital dos seus filhos, afinal, dúvidas surgem diariamente. Dentre elas, um ponto primordial é acerca de qual o momento certo para contemplar os pequenos com o primeiro celular/tablet.

A resposta não é fácil, pois não há uma idade mínima ou, ainda, um momento adequado. O essencial é que os pais avaliem fatores como: (i) a maturidade da criança; (ii) a disponibilidade que terão para monitorar o conteúdo acessado e publicado pelo menor (o que poderá ocorrer por meio de ferramentas de controle parental), haja vista que serão responsáveis também pelos passos do filho(a) no mundo online; e (iii) a real necessidade do pequeno(a) ter um aparelho celular/tablet.

Caso o responsável esteja convencido de que é o momento certo para presentear o menor com um aparelho eletrônico, importante que seja imposto limites no seu uso, pois a maioria das crianças usam tais equipamentos para brincar com games na internet; a maioria das escolas não permitem o uso destes aparelhos por seus alunos; e o uso em excesso de tais aparelhos pode prejudicar a saúde dos pequenos (assim como dos adultos), conforme pesquisa.

DICA DE OURO

Investir em conversas frequentes com o seu filho(a), para conhecer os seus passos virtuais e o(a) alertar sobre os riscos da internet, principalmente quanto à exposição de informações e o aparente anonimato gerado pelo meio, é uma excelente forma de educá-lo(a) digitalmente.

NÃO VACILE!

Os pais são os principais influenciadores dos seus filho(a)s e, portanto, é aconselhável que não deixem de passar momentos com ele(a)s ou lhes dê a atenção devida, seja no meio digital quanto no mundo real.

VOCÊ SABIA?

A Nethics Educação Digital elaborou uma espécie de “contratos de brincadeira”, em que de um lado os pais concedem um aparelho celular aos filhos e, de outro, o menor, se compromete a utilizá-lo com responsabilidade, se comprometendo a cumprir com os seus respectivos deveres e responsabilidade no mundo online e offline?

Por Helena Mendonça (Nethics Educação Digital)

Conheça nossos cursos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *