Saiba como ensinar jovens a empreender

O mundo precisa de mais inovações empreendedoras, mas com que idade devemos começar a nutrir a próxima geração de realizadores e sonhadores?

Pesquisas já mostram os  benefícios no ensino de empreendedorismo para crianças na escola. Em um estudo com 330 escolas primárias na Irlanda, 87% dos professores relataram um aumento na confiança entre as crianças que participam do Programa de Empreendedorismo Júnior, além de melhorias em suas habilidades de comunicação e trabalho em equipe. Mas independentemente deles se tornarem o próximo Elon Musk ou Mark Zuckerberg, as crianças podem se beneficiar claramente aprendendo o básico de administrar um negócio desde cedo. E talvez o mais importante seja ter pais que possam fornecer apoio e incentivo para fomentar as qualidades e habilidades de que todos os empreendedores de sucesso precisam.

A chave é se concentrar em algo que eles estão dispostos a fazer.

O empreendedorismo se relaciona com a criação de empresas e negócios inovadores que tornaram nossa vida mais fácil. Isso é possível através de uma grande ideia. Se o seu filho é daqueles que tudo vê por aí transforma em brincadeira, fique de olho porque pode estar surgindo um novo pequeno empreendedor no mercado. Isso acontece porque crianças são naturalmente criativas e desbravadoras, porque elas não têm medo de explorar o novo.

Se estivermos incentivando o desenvolvimento de habilidades como a criatividade, comunicação, confiança, colaboração, liderança, pensamento crítico e resolução de problemas, nossos filhos não estarão apenas desenvolvendo benefícios sociais e culturais, mas poderão adquirir competências para gerar importantes inovações para o mundo. E, talvez o mais importante, devemos ensinar nossas crianças a serem empreendedores fazendo da tecnologia educacional um componente significativo de seu currículo.

Existem alguns aspectos que devem ser levados em consideração para incentivar as crianças a serem empreendedoras com a vontade de prosperar e não desistir, sempre se esforçando mais. A ideia de trazer uma solução com propósito sobre o senso comum deve ser ensinado desde os primeiros anos, sempre incentivando as crianças a colaborar umas com as outras e, assim, fomentando ideias para o bem comunitário.

Crianças que estão mudando o mundo através da tecnologia

Há muitas crianças e adolescentes que se inspiram nesse mundo de possibilidades que a tecnologia proporciona e buscam descobrir mais informações para aprender a criar e tornar o mundo melhor. Para muitos inventores, esse desejo de ajudar os outros e mudar o mundo vem em uma idade muito precoce. Com o uso da tecnologia, jovens são capazes de construir protótipos e inventar dispositivos que tenham real impacto na nossa sociedade.

Podemos citar Mark Leschinsky, de 9 anos, de New Jersey nos Estados Unidos, que enquanto acontecia o surto do Ebola de 2014 sentiu que queria ajudar. Ele inventou um uniforme auto desinfetante projetado para manter os trabalhadores seguros ao tratar os pacientes. O traje tem três camadas, uma camada interna impenetrável, uma camada central com bolsos cheios de solução desinfetante e uma camada externa perfurada, que permite que a solução mate os vírus da roupa. Em 2015, Mark foi introduzido na Galeria de Jovens Inventores dos Estados Unidos.

Também podemos comentar sobre Hannah Herbst, de 16 anos, por exemplo, que quer fornecer água potável e uma fonte de energia sustentável para as pessoas nos países pobres. Assim, inventou a Ocean Energy Probe, um dispositivo que converte as correntes oceânicas em energia utilizável por meio de um gerador. Hannah quer usar sua invenção para energizar bombas de dessalinização de água e converter água salgada em água potável. Sua invenção pode ser a grande solução para a falta de água potável em países litorâneos, e por isso ganhou o prêmio Young Scientist Challenge da 3M.

Ensinamentos diários de empreendedorismo

O portal Geração Empreende simplifica atitudes simples do dia-a-dia para ensinar e aplicar o empreendedorismo com uma criança. Confira:

  • Ensine-a a construir coisas utilizando a criatividade.
  • Incentive-a a doar roupas e brinquedos desde cedo.
  • Leia mais e compre mais livros para as crianças.
  • Valorize mais o esforço da criança do que sua inteligência.
  • Ensine as crianças a serem mais sociáveis.
  • Carregue o valor da humildade e transmita isso.
  • Peça para eles ensinarem alguma coisa a você.
  • Ao invés de comprar o que eles querem, estimule-os a trabalhar para conquistar aquilo.
  • Incentive-os a produzir alguma coisa e vender no condomínio, na rua ou na escola.
  • Não menospreze a criança por ela ser tímida.
  • Mostre que conseguir dinheiro com o próprio esforço e honestidade é incrível.
  • Ao invés de dar mesada, condicione-a como uma recompensa ou remuneração por tarefas dentro de casa.
  • Nunca recompense apenas o bom comportamento.
  • Nunca diga que uma criança não pode ser o que ela sonha.
  • Jamais diga que a criança não vai conseguir.
  • Ouça os planos da criança e a incentive.
  • Elogie o esforço e empenho da criança para os amigos e parentes.
  • Cobre disciplina nas rotinas.
  • Ajude-as a construir seu primeiro negócio.
  • Nunca deixe as crianças acreditarem que há trabalhos desonrosos.
  • Se eles querem um presente caro, crie um planejamento para que eles consigam trabalhar por aquilo e entender o caminho até lá.
  • Comemore quando eles conseguirem atingir a meta.
  • Valorize o esforço e não seja condescendente.
  • Demonstre que fracassar faz parte do aprendizado.
  • Deixe eles pensarem um pouco sozinhos para resolver um problema.
  • Estimule a interação saudável entre grupos
  • Mostre que sempre deve haver uma troca para se conseguir o que quer.

Aulas de tecnologia e inovação permitem aprendizado com diversão

A maioria das pessoas ainda pensa que programação e robótica são conhecimentos difíceis de serem assimilados, mas ao contrário disso até mesmo as crianças podem aprender os conceitos ainda pequenos e começar a criar os próprios jogos, aplicativos, drones e construir um mundo repleto de possibilidades.

As crianças e adolescentes devem aproveitar essa relação com as novas tecnologias para se transformarem em novos criadores. Além disso, esse aprendizado ajuda no desenvolvimento de novas habilidades como, por exemplo, na facilidade no aprendizado de uma nova língua, melhor raciocínio lógico e organização das ideias e facilidade no trabalho em equipe. Com certeza, esse conhecimento vai ajudá-las ingressar no mercado de trabalho e construir uma carreira promissora.

Sobre a Happy Code

A Happy Code é uma escola de tecnologia e inovação, criada a partir da necessidade do ensino de competências digitais para uma geração que já nasceu conectada. Nosso método de ensino é baseado no conceito global STEM – Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática – que trabalha disciplinas fundamentais na formação de alunos mais preparados para lidar com os novos desafios da era digital.

Oferecemos cursos interativos de programação, desenvolvimento de games e aplicativos, robótica com drones, Internet das Coisas e mais, introduzindo os alunos a um ambiente inovador como o exigido pelo mundo atual. Por meio do aprendizado baseado em projetos, nosso conteúdo estimula o raciocínio, a criatividade e o pensamento crítico.

 

Conheça nossos cursos: