Segurança na Internet: O que os pais podem fazer para proteger os filhos?

É possível unir segurança na internet e aprendizado em um só. As novas tecnologias são extremamente benéficas para as crianças. São fonte de entretenimento, de aprendizado, geram curiosidade e ajudam a aumentar a concentração.

Com essas horas conectados e com a educação digital, os pequenos conseguem otimizar suas habilidades sociais/cognitivas para crescer como cidadãos no mundo atual, melhorando na escola e nos relacionamentos pessoais.

Contudo, para garantir esses benefícios, é de extrema importância que os pais tomem total cuidado com seus filhos e garantam sua segurança na internet.

É fundamental aprender um pouco mais sobre o assunto, estar atualizado a fim de ajudar as crianças e guiá-las com relação às melhores formas de usar as inovações do nosso tempo.

Se quiser entender melhor o assunto, continue acompanhando o texto.

A segurança dos filhos na internet

Como falamos, a internet é muito importante para o desenvolvimento dos seres humanos na atualidade.

Ela é fonte de lazer, bem como educação, sendo a principal linguagem da modernidade e para as profissões do futuro. A partir dela, muitas oportunidades são geradas e estratégias de comunicação são criadas. Por isso, seu uso é indispensável.

Não à toa, essa tecnologia é extremamente popular e democrática, inclusive entre a população jovem e adolescente. Segundo a pesquisa TIC Kids Online Brasil, 86% dos que têm 9 a 17 anos estão conectados na grande rede.

Desses, 93% acessam pelo celular, segundo a mesma fonte. Isso quer dizer que é uma mídia com um grande apelo entre os pequenos, por isso, merece acompanhamento devido dos pais.

Justamente por ser aberta a todos, a rede é um grande espaço para mal-intencionados que se aproveitam de brechas de segurança.

Ameaças virtuais

Nesse sentido, estamos falando de proteção de dados no senso mais geral, dos vírus, links suspeitos e propagandas. Também falamos de ataques à privacidade.

41% das crianças já conviveram com ameaças no ambiente online no período analisado pela Kaspersky, e essas ameaças incluem: exposição a conteúdo impróprio, ciberbullying, contato com estranhos, entre outras questões.

Ou seja, a partir do uso da internet, é muito fácil que os pequenos deparem com conteúdos mais avançados para o que eles podem ver.

Da mesma forma, eles podem facilmente se engajar em atividades de bullying envolvendo outros colegas, simplesmente por seguir o que os outros amigos estão fazendo.

Educação digital

Assim, é fundamental atentar para o termo educação digital. Quando falamos nesse conceito, não queremos classificar pessoas que crescem sabendo acessar a rede mundial ou dominam a questão técnica associada às tecnologias.

Queremos representar que os pequenos devem saber usar bem essas inovações, para aprendizado, lazer, curiosidade e desenvolvimento de skills.

Nesse prisma, educação digital significa usar a internet para o crescimento e para alavancar o futuro dos seus filhos. Esse fator inclui desenvolvimento da cidadania digital, consciência do conteúdo que é acessado, bem como do comportamento ideal.

Boas práticas

Nesta seção, vamos conhecer dicas práticas para garantir a segurança dos pequenos na rede mundial de computadores.

Manter um diálogo aberto com os filhos sobre privacidade

A primeira dica é estabelecer diálogos abertos e claros com os filhos acerca do assunto. Ensine para eles a importância da privacidade, da proteção online e da necessidade de cuidar com certos comportamentos que podem ser prejudiciais.

É fundamental abordar o fato de que a rede deve ser um espaço saudável para eles e para os colegas também.

Dê claras instruções às crianças acerca de redes sociais e do que elas fazem na web, bem como do contato com estranhos. As dicas devem ser similares as que os pais já dão quando se trata do mundo não digital.

É importante não assustar os pequenos, mas fazê-los entender que a tecnologia é maravilhosa e precisa de controle.

Ou seja, a solução é conversar, instigar e reforçar. Conversar sobre o valor da privacidade e da segurança, instigar a reflexão acerca da reputação no mundo virtual e reforçar que as ações da internet têm consequências.

Orientá-los sobre o compartilhamento de informações online

Especificamente com relação ao compartilhamento de informações, é preciso ser ainda mais enfático. Aborde a questão da web ser uma rede aberta, em que várias pessoas têm acesso.

Então, ensine que algumas informações pessoais devem ser guardadas com todo cuidado e somente passadas para quem é de confiança, especialmente a família.

Oriente seu filho sobre não confiar totalmente nas pessoas online, pois por trás dos perfis, pode estar qualquer um.

Controlar e limitar o acesso

A conversa é fundamental para que os filhos entendam o porquê desse trabalho específico com foco na segurança.

Contudo, também é importante tomar ações práticas para mitigar os riscos. Uma delas é justamente o controle e limitação do acesso a tecnologias.

Garanta que os dispositivos só sejam usados sob sua autorização. Oriente também para que não sejam utilizados à mesa, por exemplo.

Outra dica é limitar o uso a apenas duas horas por dia, pelo menos até os 12 anos. Assim, os pais asseguram que as crianças se dediquem também a outras atividades, além das que fazem no universo online.

Monitorar suas atividades

Quando seu filho estiver usando o computador ou celular, esteja sempre monitorando o que ele está fazendo. É interessante não deixar que eles usem em quartos fechados, justamente por isso.

Ao acompanhar de perto os pequenos, você consegue garantir um uso mais saudável, livre dos riscos e perigos que já mencionamos. Desse modo, fica mais fácil controlar e garantir que eles estejam usando a internet para o crescimento, como é o ideal.

Configurar apps para garantir privacidade

Uma dica associada ao que já falamos é utilizar algumas ferramentas tecnológicas para auxiliar na privacidade e segurança. Antivírus, firewalls e sistemas que filtram acesso são opções interessantes para garantir um uso seguro.

Matriculá-los em cursos de tecnologia

Cursos de tecnologia, como os da Happy Code, são cruciais para ensinar não só tecnologias modernas e a linguagem delas, mas também ajudam no desenvolvimento de educação e cidadania digital.

Esses cursos focam bastante o uso saudável e adequado da internet e das redes, de modo a formar cidadãos conscientes e preparados para o futuro.

Os cursos da Happy Code trabalham com temas importantíssimos relacionados à proteção virtual, como:

  • navegação segura;
  • direitos autorais e uso de imagem;
  • respeito e empatia nos meios digitais;
  • vírus e spam;
  • buscas eficientes;
  • ciberbullying;
  • e conversas com desconhecidos.

Dessa forma, é um complemento para o ensino dos pais, reforçando a importância de educar as crianças nessa área.

A segurança na internet é imprescindível para garantir que essa incrível inovação seja usada para o crescimento dos filhos e desenvolvimento saudável deles.

Com esse cuidado, os pais garantem que as crianças cresçam mais sensíveis, empáticas, com habilidades cognitivas, compreensão da linguagem digital, bem como conhecimento sobre os riscos. Desse modo, é possível não somente se preparar para o mundo futuro, como também evitar problemas na rede.

Agora que você já sabe mais acerca das boas práticas para garantir a segurança na internet, conheça os cursos da Happy Code e saiba como eles podem ajudar seus filhos.

Conheça nossos cursos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *