Sem teto recusa esmola e opta por aulas de programação.

Todos os dias a caminho do trabalho, o programador Patrick McConlogue, de 23 anos, cruzava com o mesmo sem teto. Um dia, resolveu se aproximar do homem para fazer uma proposta, no mínimo, inusitada: poderia dar 100 dólares naquele momento para que ele gastasse como quisesse ou poderia voltar no dia seguinte com livros sobre JavaScript e um notebook para ensiná-lo a programar.

Leo Grand, 37 anos, escolheu a segunda opção. Começava aí uma jornada que atingiu, nesta semana, um dos seus objetivos.

Depois de meses de aulas pelas ruas de Nova York, Grand lançou o seu próprio app, o chamado Trees for Cars, que já pode ser baixado na App Store e Google Play por 0,99 dólar e 2,30 reais, respectivamente.

O objetivo do aplicativo, de acordo com um vídeo estrelado pelo próprio Grand, é o de fazer com que menos carros rodem pelas ruas.

A ideia é a de ser um app de carona que conecta motoristas a passageiros e que irá “preservar o meio ambiente, unir a comunidade e te ajudar a economizar dinheiro”, conforme explicado pelo seu criador.

Um dos destaques do app é o fato de ele calcular a quantidade de gás carbônico que poderia ter sido emitida caso o usuário tivesse optado por sair de casa de carro. Todo o dinheiro arrecadado ficará com Grand que, ao que tudo indica, tem em seus planos o desenvolvimento de uma segunda versão do app.

The Journeyman Challenge

As aulas aconteceram durante meses e o desenvolvimento do app foi todo registrado em uma página no Facebook. McColongue ia até o local onde Grand vivia e passava cerca de uma hora ensinando os princípios básicos da programação. Depois, ele passava o resto do dia revisando a matéria e treinando.

Quando a bateria do seu Chromebook chegava ao fim, Grand recorria aos amigos da região como porteiros e outros moradores, e que emprestavam tomadas para que o gadget fosse recarregado. A chegada do clima mais gelado, surpreendentemente, trouxe boas novidades para os dois.

O chefe de McColongue resolveu embarcar na iniciativa e cedeu um espaço no escritório para que Grand trabalhasse, especialmente por conta do frio que já tomava conta das ruas. Mas, além disso, liberou o jovem tutor para se dedicar em tempo integral a empreitada do Trees for Cars.

É cedo para dizer o quão bem sucedido será o app enquanto negócio, mas já é possível constatar as mudanças positivas que o projeto trouxe para a vida de Grand, que segue vivendo nas ruas. Em entrevista ao site Mashable, o homem revelou que espera conseguir um emprego em breve em alguma empresa de tecnologia. “Isso irá mudar a minha vida de forma magnífica.”

 _______

A Happy Code é uma escola inovadora que ensina programação de computadores para crianças de 6 à 14 anos. Método de ensino americano, desenvolvido em conjunto com MIT (Massachusetts Institute of Technology).

Rodrigo Santos
Fundador
Happy Code | Fun Code School

 

Conheça nossos cursos: