crianças trabalhando juntas usando seus laptops e tablets

Tecnologia desenvolve colaboração e liderança em crianças e adolescentes

O desenvolvimento de liderança e trabalho em equipe continua sendo um desafio significativo para as empresas, mas a transição para a nova organização digital criou possibilidades que podem trazer grande sucesso para negócios no mundo todo.

Os líderes de alto desempenho muitas vezes se baseiam nas gerações passadas para tomadas de decisões assertivas nas empresas, mas à medida que a disrupção digital varre todos os setores, não há modelos semelhantes que possam garantir estes resultados. A maioria das organizações não avançou com rapidez suficiente para desenvolver líderes digitais, promover jovens líderes e construir novos modelos de liderança. Assim, jovens que buscam desde cedo habilidades tecnológicas saem na frente no mercado de trabalho.

A evolução tecnológica permitiu que os líderes empresariais criassem empresas mais participativas. Agora, eles podem usar a tecnologia para aumentar a produtividade e melhorar sua liderança por meio da tecnologia. E, em vez de agir de maneira autoritária, os líderes digitais podem se intercalar entre chefe e funcionário, concentrando-se em como aumentar participação em todos os setores e fomentando o  pensamento criativo em suas equipes.

Naturalmente, a tecnologia é extremamente importante, mas o capital humano continua sendo indispensável. Empresas altamente eficazes como Google e Microsoft analisam a liderança como um esforço de equipe e recrutam líderes de forma pioneira, para que possam trabalhar efetivamente juntos. Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, acredita que “em um mundo que está mudando, a única estratégia que é garantida a falhar não é correr riscos ”, reforçando a importância de  novas maneiras para estimular a colaboração e a liderança.

Hoje, como nunca antes, as organizações não precisam apenas de líderes mais fortes, elas precisam de um tipo de líder completamente fora do comum.  A liderança hoje é menos sobre a “arte” de liderar e mais sobre os desafios que as corporações estão enfrentando. O sucesso de um líder de negócios agora se baseia em quão bem eles podem aplicar a tecnologia para a realização dos objetivos da empresa. Por isso, precisamos construir uma nova geração de líderes mais antenados, ágeis e prontos para uso digital.

Como a colaboração é desenvolvida através da tecnologia

As instituições de ensino precisam oferecer recursos para os jovens através de novos modelos de ensino. É necessário que crianças e adolescentes aprendam a ser mais dinâmicas, centradas em equipes e capacitadas em habilidades tecnológicas. A liderança e a colaboração são habilidades que podem ser desenvolvidas com eficiência por crianças e adolescentes, para que aprendam a trabalhar junto e consigam dinamizar melhor as situações dentro e fora do ambiente de trabalho no futuro.

O aprendizado tecnológico tem o potencial de melhorar a produtividade educacional acelerando a taxa de aprendizado, aproveitando o tempo de aprendizado fora do horário escolar, reduzindo o custo de materiais instrucionais e utilizando melhor o tempo do professor. Precisamos avançar para um sistema de customização, baseado em um forte núcleo de habilidades e conhecimentos essenciais, que permita aos jovens desenvolver seus próprios talentos e aspirações particulares. E também devemos encorajar e apoiar professores e escolas na resposta de diferentes métodos de ensino.

Os jovens vão aprender a enxergar a aprendizagem como algo importante, significativo e valioso e que se deve aprender pelo conhecimento e não por qualquer outro motivo. Apenas assim, estudantes vão entender o poder do conhecimento em todo seu aprendizado ao longo da vida.

Sobre a Happy Code

A Happy Code é uma escola de tecnologia e inovação, criada a partir da necessidade do ensino de competências digitais para uma geração que já nasceu conectada. Nosso método de ensino é baseado no conceito global STEM – Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática – que trabalha disciplinas fundamentais na formação de alunos mais preparados para lidar com os novos desafios da era digital.

Oferecemos cursos interativos de programação, desenvolvimento de games e aplicativos, robótica com drones, Internet das Coisas e mais, introduzindo os alunos a um ambiente inovador como o exigido pelo mundo atual. Por meio do aprendizado baseado em projetos, nosso conteúdo estimula o raciocínio, a criatividade e o pensamento crítico.

 

Conheça nossos cursos: