Tudo o que você precisa saber sobre a Indústria 4.0

O mundo está vivenciando outra Revolução Industrial e dessa vez, mais do que nunca, nosso dia a dia tem sido impactado.

No dia a dia talvez seja raro ouvir o termo “Indústria 4.0”. Portanto, pode parecer algo abstrato, distante de nós, restrito às indústrias, fábricas e ambientes produtivos. Na verdade, se trata de um processo cada vez mais generalizado, no qual estamos imersos e muitas vezes não percebemos. Por isso, preparamos esse artigo com tudo o que você precisa saber sobre a Indústria 4.0.

De forma resumida, estamos falando da Quarta Revolução Industrial. Logo, a Indústria 4.0 é um processo de profunda transformação tecnológica, que inicia nas indústrias, mas impacta toda a sociedade. Para compreender melhor sua origem e seus impactos, vamos relembrar as revoluções anteriores, bem como suas inovações.

A Primeira Revolução Industrial ocorreu na Inglaterra, no fim do século XVIII. Com ela, surgiu as primeiras máquinas a vapor, o trabalho assalariado e a divisão do trabalho. A Segunda Revolução também iniciou na Inglaterra, no fim do século XIX, mas se espalhou pelo mundo. Suas grandes novidades foram o surgimento das linhas de montagem e produção em massa. A Terceira Revolução ocorreu a partir da década de 50, de forma mais generalizada, e introduziu a eletricidade e tecnologia da informação (TI) na produção. Agora, vamos entender mais sobre a Indústria 4.0.

A origem e avanços da Indústria 4.0

A Quarta Revolução Industrial tem sua origem na Alemanha, em 2011, quando políticos alemães traçaram estratégias para desenvolver a indústria no país. E foi na feira de Hannover, uma das maiores feiras de tecnologia industrial do mundo, que o termo Indústria 4.0 foi usado pela primeira vez.

A novidade da Indústria 4.0 é a automação industrial. Se antes da Primeira Revolução Industrial, há pouco mais de 200 anos atrás, o trabalho era quase totalmente manual, atualmente é possível comandar processos de produção a partir de um smartphone. Desde a obtenção de matérias-primas até a venda ao consumidor final, é possível monitorar indústrias em tempo real na palma da mão.

Porém, como foi dito, revoluções industriais não se limitam ao ambiente industrial, mas produzem impacto em toda a sociedade. Com os avanços da Indústria 4.0, o dia a dia tem se tornado cada vez mais digital. Há anos conseguimos nos comunicar em tempo real com pessoas do mundo todo, com alguns cliques. Os serviços de compras e vendas online também estão cada vez mais rápidos e acessíveis. Hoje, também é possível monitorar e controlar residências remotamente a partir de smartphones. Esses são apenas alguns exemplos.

Os avanços gerados pela Indústria 4.0 foram possíveis com a integração de diversas tecnologias: Inteligência Artificial (IA), robótica, computação em nuvem, Internet of Things (IoT), conhecida como Internet das Coisas, Big Data, manufatura aditiva, SynBio, também conhecida como Biologia Sintética, cyber-physical system (CPS), ou Sistemas Ciber Físicos, entre outras.

As principais tecnologias da Indústria 4.0

A Inteligência Artificial (IA) é uma tecnologia que simula a mente humana. Através de cálculos complexos faz análises, raciocina, resolve problemas e toma decisões. A IA aprimora o uso da robótica, possibilitando a criação e uso de robôs autônomos. Assim, é possível automatizar processos, máquinas, veículos e outros equipamentos industriais.

A computação em nuvem também é um grande avanço da Indústria 4.0. Essa tecnologia possibilita o acesso e utilização de softwares através da internet, ou seja, dispensa a instalação no dispositivo local. Assim, é possível centralizar programas e aplicativos em servidores, acessados remotamente. E desse modo, atividades complexas podem ser realizadas utilizando apenas navegadores de internet ou aplicativos mais simples.

Uma das tecnologias cada vez mais comuns da Indústria 4.0 é a Internet of Things (IoT) ou Internet das Coisas. A IoT possibilita conectar diversos objetos, máquinas, ferramentas, veículos com a internet. Assim, é possível trocar dados entre as coisas em tempo real, possibilitando a execução de atividades organizadas.

O Big Data é um dos grandes tesouros da Indústria 4.0, inclusive foi chamado de “Novo Petróleo” pelo matemático e empresário Clive Humby. Essa tecnologia é a prospecção e análise de dados. Sua grande valorização se deve a possiblidade de usar essas informações para tomar decisões comerciais assertivas. Desse modo, as empresas conseguem definir com maior precisão o que produzir, qual quantidade, qual público atingir, como distribuir e outras coisas.

Outra tecnologia da Indústria 4.0 cada vez mais comum é a manufatura aditiva, também chamada de Impressão 3D. Esse método de produção consiste numa linha de produção automática, que insere material de forma contínua para confeccionar algum objeto. Diferente de modos tradicionais, essa técnica segue o caminho inverso da produção tradicional, elaborando as peças de baixo para cima. Outra grande vantagem é a otimização do desperdício de matéria-prima, que é muito baixo nesse processo.

Essas e outras tecnologias estão cada vez mais inseridas em nosso dia a dia, especialmente no mercado de trabalho, e serão as ferramentas de trabalho do futuro. Para utilizar e administrar essas novidades serão necessárias novas habilidades, que a escola tradicional não supre.

A Happy e a Indústria 4.0

A Happy é o maior hub educacional do Brasil. Aqui, os alunos aprendem programação e robótica, habilidades fundamentais para a Indústria 4.0, e outras competências na área de tecnologia e inovação como maker, desenvolvimento de games, aplicativos (apps) e youtuber.

Visando formar adultos funcionais e profissionais completos para a Indústria 4.0, a Happy também desenvolve nos alunos a educação financeira e habilidades socioemocionais como liderança, proatividade, senso crítico, criatividade, raciocínio lógico, adaptabilidade, inteligência emocional, colaboração, entre outras.

Vem ser Happy! Encontre o hub mais próximo de sua casa e agende uma aula experimental gratuita para seu(a) filho(a).

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades! Instagram, Facebook e Linkedin.

 

Conheça nossos cursos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *