Veja 8 motivos para estimular seu filho a aprender na prática

Veja 8 motivos para estimular seu filho a aprender na prática

Uma das estratégias de aprendizado mais efetivas é a que estimula o aluno a aprender na prática. Dessa maneira, os estudantes conseguem entender melhor os assuntos que estudam e desenvolver todas as habilidades cognitivas e interpessoais que são fundamentais para a vida em todos os aspectos.

Mas como fazer para estimular esse aprendizado prático? Como os pais podem participar ativamente desse processo de aprendizagem e o que é preciso observar no modo de aprender das crianças? Para entender melhor o assunto e ser mais ativo na educação do seu filho, fizemos esse artigo sobre estratégias de aprendizado na prática!

O que é aprender na prática?

Aprender na prática é uma abordagem moderna na educação caracterizada por um foco em trazer os conteúdos estudados para fora dos livros e aplicá-los em projetos reais. Trata-se uma experiência que prioriza a ação dos estudantes ao invés da atitude deles no modelo tradicional, que é mais passiva.

Essa estratégia é uma importante adaptação do ensino aos tempos modernos, que requerem profissionais dinâmicos, interdisciplinares e que saibam se adequar a diferentes cenários e extrair o melhor das situações inesperadas.

Com o avanço tecnológico, o conhecimento prático passou a ser um requisito fundamental para as vagas, pois diferencia os colaboradores engajados e proativos dos que não contribuem com as empresas. Essas habilidades são fundamentais e devem ser desenvolvidas nas pessoas desde cedo.

A vida também está mais complexa e demanda, no geral, as mesmas características. O ser humano deve estar preparado para o aspecto profissional, mas também para as relações sociais, com habilidades que permitam um bom convívio com outras pessoas.

Nesse estilo de aprendizado, o aluno vai ter que pensar como um profissional, tendo, assim, que se preparar para o mundo real e o futuro. A abordagem permite que o estudante complemente os estudos ao colocar os conteúdos à prova e adquirir uma visão mais ampla e profunda acerca dos temas.

Por que é importante aliar teoria à prática?

Conheça alguns benefícios do aprendizado na prática!

1. Ver o mundo de novas maneiras

O aprendizado ativo contribui para que o aluno veja o mundo de uma maneira diferente, mais aberta. Assim, ele aprenderá como os assuntos que estuda se relacionam com o mundo real e como os fatores da vida são afetados pelas leis que ele aprende na escola.

Esse estilo de ensino também ajuda o estudante a entender melhor os erros e a valorizar as tentativas, mesmo que resultem em falhas. Ele aprende que errar faz parte do processo e é fundamental para a construção do conhecimento e experiência.

Para uma criança, ainda no início da vida, essa nova percepção é interessante, pois já gera habilidades cruciais e uma visão diferenciada que serão úteis no futuro.

2. Estimular a criatividade

Outra vantagem perceptível é o desenvolvimento da criatividade. O aprendizado focado na ação é baseado na busca por soluções para questões do mundo real, com objetos e recursos do mundo real. Da mesma forma, está associado a cenários que requerem raciocínio e pensamento elaborado.

Por isso, o estudante aprende a pensar em formas de chegar a um resultado mesmo com escassez de ferramentas ou com tecnologia limitada, por exemplo, assim como consegue desenvolver diferentes maneiras de resolver uma situação.

3. Desenvolver autonomia e protagonismo

Ao se esforçar para criar soluções, o aluno também cultiva a autonomia e o protagonismo. Afinal, ele terá que se envolver ativamente com o problema, considerar todas as variáveis e buscar formas de contornar a questão. Esse modelo de aprendizado ajuda a tirar os temas da mente do estudante e a colocá-los em movimento, em ação.

4. Incentivar colaboração

Da mesma forma, aprender na prática é uma estratégia que depende muito da colaboração, ou seja, é baseada na contribuição dos alunos entre si. Os estudantes terão que buscar formas de chegar a determinados resultados em grupo e começarão a respeitar as ideias alheias e a interagir gentilmente com os colegas.

Assim, eles aprendem que as soluções surgem mais facilmente quando várias mentes trabalham juntas e que é possível evoluir efetivamente com a ajuda de outras pessoas.

5. Resolver problemas complexos

Outra característica que revela a importância do ensino prático é a possibilidade de lidar com problemas complexos. Isso é interessante, pois quanto mais difíceis forem esses cenários, mais raciocínio e criatividade serão empregados para chegar a resolução. Assim, seu filho aprenderá uma série de competências fundamentais no processo.

Situações mais complexas serão importantes para um aprendizado mais profundo dos temas estudados, já que eles serão muito utilizados, de maneira até intuitiva, pelos estudantes.

6. Incentivar o desenvolvimento do raciocínio lógico

Além disso, o aprendizado ativo também é importante para estimular o raciocínio lógico, focado em buscar as relações entre causas e consequências e em um fluxo definido de passos para alcançar o resultado.

O estudante precisará organizar seus conhecimentos e aplicar os conteúdos estudados nas ciências exatas, como matemática e física. Essa habilidade também está associada com a objetividade do aluno em resolver o que está sendo pedido. É outra competência muito importante nos tempos modernos em que vivemos.

7. Desenvolver a boa comunicação

Assim como a colaboração, o pequeno vai aprender a se comunicar melhor com outras pessoas, interagir com seus colegas, transmitir suas ideias e discutir assuntos. Essa comunicação está relacionada com o problema analisado, contudo abrange também as relações sociais dos alunos entre si, no geral.

O convívio gera dependência e ajuda a criança a enxergar as outras pessoas com mais empatia, respeito e a desenvolver competências sociais fundamentais. Isso é importante para lidar com a timidez de algumas crianças, por exemplo.

Com um projeto específico, elas podem se sentir livres e empolgadas para dialogar com os outros pequenos acerca de diferentes temas. O principal fator é a compreensão do pequeno de que a interação é, sim, uma coisa positiva.

8. Estimular o engajamento

O aprendizado prático também está relacionado com engajamento dos alunos em suas tarefas. Afinal, eles vão lidar com projetos do mundo real, com situações comuns e narrativas empolgantes, que os manterão conectados e interessados.

Um dos principais problemas do ensino tradicional é justamente a falta desse engajamento, pois os estudantes não entendem os assuntos e não compreendem a aplicação deles.

No modelo ativo que estamos discutindo, os pequenos terão a oportunidade de viver na prática e de adquirir essa importante experiência, por isso, a falta de interesse é combatida.

A possibilidade de utilizar recursos e equipamentos diferentes, associados com inovação, também é um fator relevante nesse sentido. Os alunos vão entrar em contato com uma metodologia diferente e com ferramentas diferentes, e isso gera um senso de curiosidade que contribui com o aprendizado.

O ensino ativo e prático é importante para o desenvolvimento dos estudantes desde a infância. É fundamental para aprofundar os conhecimentos deles e estimular competências que não são priorizadas em um modelo tradicional de ensino, como empatia, criatividade e autonomia. Assim, é possível enfrentar os principais desafios do século XXI.

Agora que você já sabe por que aprender na prática é uma ótima estratégia, descubra os benefícios da escola de tecnologia para crianças!

 

Conheça nossos cursos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *