videogames para crianças

Videogames para crianças: como usar de forma produtiva?

Há quem veja como negativo oferecer videogames para crianças, porém, quando bem utilizados, esses recursos são excelentes aliados para o desenvolvimento e aprendizado infantil. Isso porque diversas habilidades são estimuladas por meio dos jogos certos.

Atualmente existem várias empresas que criam esse tipo de programa, e os estilos são os mais variados. É por isso que os pais precisam estar atentos e assessorando seus filhos, de modo que eles tenham contato com aquilo que trará somente vantagens.

Neste post falaremos um pouco a respeito de como os videogames podem ajudar no desenvolvimento dos pequenos e quais são os benefícios que eles proporcionam quando são utilizados da forma correta. Portanto, continue lendo para descobrir outras formas de ajudar o seu filho a explorar todo o seu potencial.

Os videogames e sua evolução

Quando foram lançados, o foco principal dos videogames era proporcionar entretenimento. Eram programas com gráficos muito simples, assim como os objetivos e desafios lançados, mas isso mudou bastante com o passar do tempo.

Conforme a tecnologia avançou, com a informática e o mundo digital, os jogos se tornaram cada vez mais modernos e bem elaborados. Somente a atenção e coordenação motora não é mais suficiente, agora também é preciso traçar estratégias e ter um raciocínio lógico, bem como muita destreza para conseguir vencer.

Embora o foco ainda seja entreter pessoas de todas as idades, há videogames que são lançados com o intuito de estimular habilidades e promover o aprendizado. De uma forma lúdica e interativa eles possibilitam que as crianças desenvolvam o seu potencial de uma forma natural.

Com gráficos muito coloridos, paisagens próximas ao real, comandos diversificados e complexos e até mesmo a possibilidade de escolher o final, hoje eles são um recurso muito rico e que pode ser explorado de uma forma mais abrangente do que somente para passar o tempo.

O impacto desses jogos no desenvolvimento infantil

O desenvolvimento infantil não acontece somente em seu físico, uma vez que também é fundamental que habilidades cognitivas sejam estimuladas. Isso tudo para que a criança consiga coordenar seus próprios pensamentos, expô-los de uma forma lógica e ainda interagir de modo mais saudável e completo com o mundo.

Para que isso aconteça, a criança precisa ter contato com recursos que ajudem a estimular o seu cérebro a criar ligações cada vez mais complexas. São elas que possibilitam o pensamento e o raciocínio a encontrem caminhos diversos para solucionar problemas.

É por isso que os videogames para crianças são benéficos e contribuem para o desenvolvimento e aquisição de conhecimento. A grande riqueza de detalhes que trazem atualmente, além de todo o seu roteiro e programação, é o que possibilita alcançar esses resultados.

Por essa razão é que os videogames deixaram de ser vistos como perda de tempo e, hoje, são utilizados até mesmo em escolas, de modo a promover o aprendizado. Contudo, é importante ressaltar que não se trata de qualquer jogo, uma vez que nem todos atingem esse objetivo ou são apropriados para os pequenos.

Embora todos eles possam contribuir de uma forma positiva, é interessante escolher aqueles que tenham sido elaborados com foco no estímulo de alguma habilidade, de forma com que a criança possa aproveitar ao máximo o potencial dos videogames em seu próprio benefício.

Não podemos esquecer que alguns deles são destinados para o público adulto em função do seu conteúdo. Por isso, para aproveitar os jogos de uma forma produtiva, é fundamental que eles sejam escolhidos sempre com base naquilo que se pretende estimular na criança, o que é de fato vantajoso e apropriado para sua idade.

Os benefícios dos videogames para crianças

A grande vantagem de utilizar videogames para crianças é que as novas gerações nasceram inclusas no mundo digital. Por isso, as formas mais tradicionais de aquisição de conhecimento nem sempre são atrativas ou estimulantes para elas.

Sendo assim, os jogos auxiliam pais e educadores a estimular as habilidades dos pequenos, promover o desenvolvimento do seu raciocínio e adquirir conhecimento. Afinal, há vários games no mercado que são muito educativos e com foco na formação acadêmica e cultural.

É por isso que esses recursos são excelentes aliados na educação da criança, possibilitando alcançar benefícios como aqueles que listamos a seguir.

Estreitamento de laços entre pais e filhos

Os videogames para crianças são uma excelente forma de os pais se aproximarem de seus filhos. Nesse momento é possível desenvolver a interação de modo que os responsáveis eduquem os seus pequenos ao mesmo tempo em que estão se divertindo com eles.

Aprendizado de um novo idioma

Existem jogos que são específicos para o aprendizado de idiomas, mas isso também é possível por meio de outros que não têm esse foco. Afinal, para que a criança consiga interagir com o jogo ela precisa entender o que está sendo dito, então, mantendo a configuração na língua que se pretende ensinar, ela assimila as informações de uma forma natural.

Aumento da coordenação visual

Os videogames para crianças também possibilitam que elas desenvolvam a sua coordenação visual. Isso acontece porque diversas informações são transmitidas simultaneamente e o pequeno precisa captá-las por meio do olhar, interpretá-las e cumprir uma determinada ação.

Melhora na coordenação motora

As habilidades também são testadas nos jogos e elas envolvem, principalmente, a coordenação motora. A criança precisa compreender aquilo que está sendo pedido e cumprir uma determinada ação no momento certo, possibilitando coordenar o seu pensamento e os estímulos motores, para que o corpo responda no tempo ideal.

Estímulo do raciocínio lógico

Como dito, os jogos digitais exigem uma determinada estratégia para que problemas sejam solucionados. Além de desafiarem a coordenação motora, fazem o mesmo com a mente, e é dessa forma que a criança consegue criar as conexões que nós citamos, encontrando caminhos diferentes para solucionar os desafios que surgem.

É por isso que os pais não precisam ter medo ou receio dos videogames para crianças. Na verdade, é muito interessante saber como administrar esse recurso para utilizá-lo em seu favor na educação dos pequenos. Eles são uma ótima alternativa para que o pequeno consiga explorar o seu potencial e conhecer melhor as suas próprias habilidades.

Gostou desse artigo? Então, leia também sobre as vantagens e os benefícios que os videogames podem trazer para o desenvolvimento do seu filho.

 

Conheça nossos cursos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *