Confira 10 dicas para tornar as férias do seu filho mais divertidas

As férias escolares são ótimas oportunidades para fazer atividades diferentes. Temos várias dicas e a número 9 vai desafiar você.

 

pelo menos mais algumas semanas de férias escolares pela frente. E sem atividades interessantes para ocupar o tempo, a criançada tende a se entediar. Além disso, alguns jogam videogame o dia todo, o que não é bom. Por isso, preparamos 10 dicas para deixar as férias do seu filho mais divertida e saudável.

1. Prepare-se para as olimpíadas

Crianças têm muita energia para gastar. Futebol, vôlei e esportes que utilizam bolas são divertidos, contribuem muito para o desenvolvimento e gastam a energia acumulada.

Leve seu filho em uma quadra esportiva, ou improvise no quintal de casa – duas garrafas pet cheias de água, pedra ou areia podem formar um gol para jogar futebol, ou um lençol pendurado no varal pode virar uma rede de vôlei. O importante é não ficar parado.

2. Faça um festival de dança

Dançar desenvolve o físico, a criatividade e autoconfiança. Desafie a criança, ou as crianças aí da sua casa a improvisar coreografias diferentes, para gêneros musicais diferentes e, claro, dance junto.

Investir em figurinos também é uma opção divertida. Improvise trajes utilizando roupas, lençóis e toalhas. Depois, comece o festival de dança.

3. Faça o jogo da imitação

A mímica, além de divertir, desenvolve a criatividade e a interação. Escreva diversas palavras em papéis, ou busque alguma lista na internet. Então, convide a criança a representar cada palavra, enquanto você ou outra pessoa tenta adivinhar o que é. 

4. Crie uma oficina de artes

A arte desenvolve a criatividade e autoestima. Basta uma folha de papel e lápis coloridos para a imaginação fluir. Sugira que seu filho faça desenhos diferentes, reproduzindo o que vê no dia a dia ou personagens de desenhos animados e jogos. Também incentive a criação de algo novo.

Pintar com tintas também é ótimo. Sacrifique alguma roupa mais velha, que possa manchar, para que a criança crie obras de arte utilizando tinta guache, além das marcas nas roupas, essa brincadeira deixará marcas positivas no desenvolvimento dela.

5. Faça uma “sessão pipoca”

Assistir filmes é muito bom. Há muitos serviços de streaming disponíveis no mercado, ou canais no Youtube, ambos voltados para crianças. Aproveite as férias para utilizar algum destes serviços e explore o universo dos filmes e séries com seu filho. 

Lembre-se de respeitar sempre a faixa etária da criança escolhendo filmes apropriados. E, claro, prepare uma boa pipoca e outros aperitivos! 

6. Brinque com jogos de tabuleiro

Há muitas opções divertidas de jogos de tabuleiro, com temas variados. E de modo geral, estes jogos desenvolvem o raciocínio lógico.

Para crianças menores, jogos de aventura é o ideal. Para os maiores, você pode optar por jogos de finanças ou investigativos. E independente do jogo, incentive a competitividade saudável. Vencer é muito bom, mas participar é o mais importante.

7. Comece um clube do livro

A leitura é poderosa para o desenvolvimento em qualquer faixa etária, pois contribui para a alfabetização, raciocínio e compreensão de mundo.

Desperte o interesse do seu filho nos livros com textos menores, respeitando sempre os interesses dele. Com o tempo, introduza livros mais complexos. E para incentivar, comece lendo para ele, ou cada um pode ler um parágrafo.

Bônus: por que não encenar os livros e criar peças de teatro?!

8. Explore novos lugares

Leve seu filho para passear em parques, conhecer museus ou simplesmente dar voltas no bairro. Sair de casa pode proporcionar grandes aventuras e muito aprendizado. E claro, seu filho vai lembrar com carinho destes momentos.

9. Entre no universo dos jogos virtuais

Esta dica pode ser um desafio para você!

Se o seu filho gosta de videogames, por que não jogar com ele? Escolha jogos em que ambos participem e possam dar boas risadas juntos. Porém, prepare-se sempre para perder, porque a criançada domina o universo de jogos virtuais.

Há ainda outra alternativa, você pode colocar seu filho para desenvolver seus próprios jogos. Confira a próxima dica!

10. Fazer aulas na Happy

As férias do seu filho podem ser ainda mais divertidas e produtivas na Happy!

Por aqui, o aprendizado é dividido em três trilhas. Na Happy Code ele aprende programação, maker, robótica e outras habilidades para o mundo digital. Inclusive, poderá desenvolver o próprio game! Na Happy Money seu filho aprende como utilizar o dinheiro para atingir objetivos e realizar sonhos. E na Happy Speech, aprende comunicação e oratória, assim, terá maior autoconfiança para expressas suas ideias.

Na Happy, utilizamos um método de ensino original, o Lean Education Technolgy (LET), desenvolvido por nossa equipe. Neste método, o aluno aprende de forma divertida, enquanto busca soluções para problemas reais. Além disso, desenvolve as habilidades do século 21, como liderança, proatividade, trabalho em equipe, entre outras.

Está esperando o que? Traga seu filho para a Happy!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *